Saia da rotina: 10 dicas para ter uma vida saudável

Deixar antigos hábitos para trás, como dormir pouco, alimentar-se mal e sempre pular o dia da academia não é fácil. A boa notícia é que, com pequenas mudanças no dia a dia, dá para ter uma vida saudável e levar a rotina com tranquilidade. Confira nossas dicas para começar hoje mesmo:

1. Estabeleça a mudança como projeto de vida

Para dar certo, a mudança requer força de vontade. É hora de pensar em reeducar sua rotina, com aquisição de hábitos saudáveis. Antes de dormir, por exemplo, tente programar a agenda do dia seguinte, intercalando com o trabalho algumas tarefas que lhe façam bem – como adaptar uma rotina alimentar adequada na hora do almoço, incluir atividades que favoreçam o corpo e a mente. Que tal fazer cinco minutos de automassagem ou alongamento leve no intervalo do trabalho? Tente priorizar seu tempo de qualidade: estabeleça, mesmo que pouco, algum momento para as atividades até se adaptar a uma nova rotina. Com direito a ajustes, se necessário. Lembre-se: você estipula seu tempo.

2. Tenha consciência corporal

Respeitar seus limites, saber o que é melhor para seu corpo, é essencial para uma vida saudável. A consciência corporal ajuda muito na postura – seja em casa, seja no trabalho – e evita doenças e dores.

3. Planeje sua alimentação

Separar um dia para organizar a alimentação semanal é uma ótima prática para evitar aqueles deslizes quando o cansaço falar mais alto. Para deixar a vida mais simples, invista em alimentos pré-cozidos e congelados – de preferência preparados por você -, como brócolis, couve-flor, sopas e carnes refogadas. Quando chegar em casa, você terá uma boa parte do cardápio organizado e ainda dá para garantir a marmita saudável!

4. Que tal um diário alimentar?

Tem um caderno sobrando? Transforme-o em diário alimentar. Funciona assim: anote todas as refeições do dia (os deslizes, também!). Ao longo da semana, saberá a quantidade de comida que ingeriu, quando aconteceram as saídas e até mesmo quanto você gastou.

5. Check-up em dia

Vale a pena buscar um clínico geral pelo menos uma vez por ano para fazer uma avaliação e manter a saúde em dia. Os exames de sangue mostram ao seu médico e nutricionista se existe alguma deficiência de vitamina ou de ferro, por exemplo, além de qualquer alteração, realizando ajustes conforme a necessidade. Uma visita ao dermatologista também ajuda a cuidar da pele, criando um cuidado de dentro para fora.

6. Exercício: uma prioridade

Movimentar-se é essencial para se manter saudável. Tente começar com uma caminhada diária de 15 minutos: aproveite esse tempo para livrar a mente dos problemas enquanto passeia. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de atividades físicas por 150 minutos semanais, com intensidade de leve a moderada. Ou seja: 20 minutos por dia.

7. Controle o stress

Busque atividades que lhe ajudem a controlar a ansiedade, como meditação e ioga, pois o stress pode trazer grandes prejuízos para a saúde, como insônia, irritabilidade e até ganho de peso.

8. Valorize um sono de qualidade

A falta de sono adequado causa diversos males, como cansaço crônico, enfraquecimento do sistema imunológico, perda de memória e stress. Crie hábitos para acostumar seu corpo a uma rotina de sono saudável: desligue as luzes e deixe os aparelhos eletrônicos longe da cama (como tablet, leitor de e-book, celular e computador), assim como relógios luminosos, pois eles são estimulantes. Mantenha o hábito de ir mais cedo para a cama, tome um chá relaxante (como camomila) e vá desconectando seu corpo dos estímulos do dia.

9. Cuide de você

O autocuidado é um benefício para seu corpo e sua mente, que vai muito além dos “mimos”. Amar e cuidar de si mesma fará você se sentir muito bem, pode ajudar a clarear as ideias e até mesmo reduzir sua ansiedade. Aproveite a hora do banho para relaxar, faça esfoliação na pele, hidrate o corpo – sem se esquecer das áreas que precisam de atenção como pés, joelhos, cotovelos, mãos, pescoço e lábios -, inclua a meditação na sua rotina e durma bem.

10. Foco no lado bom da vida

Nada melhor do que o bom humor para lidar com a rotina: uma pessoa bem-humorada sofre menos e produz mais endorfina, um hormônio que relaxa. Mais do que isso: a endorfina aumenta a tendência ao bom humor – quanto mais bem-humorada você estiver, maior será seu bem-estar. A endorfina também controla a pressão sanguínea e melhora o sono.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *