Sai primeira parcela do 13º salário de aposentados e pensionistas do Município

A Prefeitura de Manaus injeta mais de R$ 24 milhões na economia local nesta quarta-feira, 22, com o pagamento dos proventos e da primeira parcela do 13º salário aos 6.049 segurados, entre aposentados e pensionistas. O compromisso consta no calendário de pagamentos da autarquia e o seu cumprimento é resultado da saúde financeira do Município.

Segundo a Manaus Previdência, para evitar os problemas financeiros que muitos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) estão enfrentando em outras capitais brasileiras, a instituição tem mantido uma série de ações que incluem a gestão controlada de recursos, acompanhamento diário da carteira de investimentos e o cumprimento, por parte do Tesouro Municipal, de exigências da previdência social, entre elas, a segregação de massas.

“Também finalizamos, no último dia 17, o censo previdenciário, procedimento que vai proporcionar à prefeitura um quadro atualizado dos dados cadastrais de servidores públicos efetivos ativos, aposentados e pensionistas. Com essa base atualizada é possível projetar as receitas e despesas para o pagamento dos benefícios, de acordo com a expectativa de vida dos segurados”, explica o diretor-presidente da Manaus Previdência, Marcelo Magaldi.

Conforme calendário divulgado pela Manaus Previdência no início do ano, o pagamento da segunda parcela do 13º salário aos segurados acontecerá em novembro.

Aplicação do 13º

Beneficiária de aposentadoria e pensão, a segurada Maria Catarina Isidoro Santarém, 64, já tem destino certo para o dinheiro extra que caiu na sua conta. Ela vai investir na reforma do seu imóvel. “Vou sair direto para comprar material de construção, pois se ficar com o dinheiro na mão vou gastar com outra coisa”, disse animada.

Aposentada como auxiliar de serviços gerais da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Catarina construiu a casa junto com o esposo no bairro Santo Antônio, zona Oeste. Depois, passaram a investir na construção de uma segunda casa, no mesmo bairro, para alugar e aumentar a renda familiar. O sonho foi interrompido com o falecimento do esposo, há seis anos. Aos poucos, Catarina começou a retomada da obra e voltou a investir na construção. “Falta pouco e agora quero encerrar a obra antes do fim do ano. Tenho fé que vou conseguir”, comentou.

Arraial na Previdência

Canto, ciranda, café da manhã e serviços de saúde marcaram a entrega dos contracheques aos aposentados e pensionistas da Manaus Previdência. Ao comando da professora Sibele Dias, o coral Integração – formado por alunos da previdência municipal e da Universidade Aberta da Terceira Idade-UnATI – apresentaram músicas tradicionais nordestinas, participaram de brincadeiras e fizeram uma rápida ciranda, todos vestidos a caráter.

 

A atividade também serviu como encerramento dos cursos deste semestre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *