Matérias

Wilson Lima faz balanço do primeiro ano de governo e promete avanços para 2020

O governador Wilson Lima fez, nesta quinta-feira (26/12), um balanço positivo do primeiro ano de administração. Em entrevista a Ronaldo Tiradentes, no Manhã de Notícias, o governador fez um balanço do primeiro ano de administração e revelou que o Wilson Lima do final de 2019 não é o mesmo de primeiro de janeiro, quando assumiu o comando Estado.

“A cada dia que se passa no governo, a gente vai amadurecendo, mas o Wilson de hoje é muito diferente e o de amanhã vai ser um Wilson ainda mais melhorado!”

Destacando as dificuldades do início da gestão, o governador falou sobre os entraves do setor de saúde, um dos mais problemáticos de qualquer governo, e afirmou que, apesar dos problemas registrados, inclusive com muitas denúncias da população, houve muitos avanços e prometeu melhoras para 2010.

“A saúde tem sido muito sensível desde sempre e piorou nos últimos anos. Quando assumimos o governo, foi com um déficit muito grande. Recentemente, tivemos o caso do Hospital Francisca Mendes e vamos implantar um novo modelo na unidade. Conseguimos melhorar o funcionamento colocando novos equipamentos e, em janeiro, vamos assinar um convênios para as cirurgias do coração.

O governador aproveitou para criticar a atenção primária, afirmando que muitos dos problemas de saúde das crianças acabam virando problemas dos adultos, devido às deficiências nos atendimentos.

Falando sobre suas escolhas para o secretariado, Wilson Lima avaliou a equipe como” muito boa, ,mas alertou que, sempre que necessário, haverá dispensas, “para manter o nível da expectativa da população, em relação à administração dele.

Para 2020, o governador prevê um ano decisivo, e que, “com maior experiência, poderá trabalhar com menos dificuldades e poderá avançar com mais tranquilidade e segurança”.

Na área de economia, Wilson Lima tem ótima perspectiva em relação ao petróleo e à exploração racional da própria floresta, onde pretende fazer concessões, para avançar na bioeconomia, que, segundo Lima, serão fundamentais em 2020, por exemplo, para a geração de empregos no Estado.

Segundo o governador, o Estado deverá fazer até 8 editais de concessões florestais no ano que vem. Ele destacou a intenção de avançar ainda mais com as obras da capital e interior do Estado.

O governador garantiu que os empréstimos, inclusive um deles internacional, aprovados pela Assembléia Legislativa do Estado (Aleam) serão utilizados em setores fundamentais como saúde, educação e segurança pública. “Em 2020 começamos a recuperação da AM 010, AM 070 e vamos avançar inda mais no setor de saúde para entregar um atendimento em condições de dignidade à população do Amazonas.”, garantiu.

Lima evitou falar sobre política e disse que só se preocupará com o assunto em 2022. O governador concluiu afirmando que, dos 42 compromissos assumidos durante a campanha com a população, mais de 50% foram cumpridos.

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links