Esportes

Whittaker vê Adesanya com “aura quebrada” após revés em 93kg

O ex-campeão peso-médio do UFC Robert Whittaker está cada vez mais próximo de uma chance de recuperar seu cinturão. No próximo sábado, o australiano enfrenta Kelvin Gastelum em Las Vegas; se vencer, será a terceira vitória consecutiva, e uma revanche contra o atual campeão Israel Adesanya se tornará praticamente inevitável.

E Adesanya nunca pareceu tão vulnerável quanto agora. O nigeriano, atual campeão dos médios (até 83,9kg), arriscou subir ao peso-meio-pesado (até 93kg) para buscar seu segundo cinturão e acabou derrotado por Jan Blachowicz. Foi seu primeiro revés no MMA e no UFC.

– Acho que a aura dele foi quebrada, então vai ser interessante ver como isso vai impactar a sua próxima luta, se é que vai impactar. (…) Eu vi coisas que o Blachowicz fez e que funcionaram muito bem contra o Adesanya, e eu guardei algumas dessas coisas comigo para tentar trabalhar nelas mais pra frente, mas vou me preocupar com essa luta quando ela estiver de novo na minha frente – contou Whittaker ao Combate na terça-feira.

Robert Whittaker (esq.) na encarada com Israel Adesanya (dir.) antes da luta entre eles em 2019 — Foto: Josh Hedges/Getty Images

Robert Whittaker (esq.) na encarada com Israel Adesanya (dir.) antes da luta entre eles em 2019 — Foto: Josh Hedges/Getty Images

A luta que está na frente do australiano esta semana é contra Kelvin Gastelum, mas podia ser outra: originalmente, ele estava escalado para enfrentar o brasileiro Paulo “Borrachinha” Costa, que demorou a se recuperar de uma gripe forte e acabou saindo do evento. Borrachinha era o segundo colocado do ranking e Gastelum é apenas o oitavo atualmente.

– Sabe, eu fiquei chateado, mas mais pela troca de adversários, não gosto muito de mudanças. Mas é o que é, se ele não pode lutar, ele não pode lutar. Quem sou eu pra falar alguma coisa? Eu já tive que cancelar lutas no passado, então é o que é. Se ele está doente, está doente, sabe? Não importa se ele estava me desafiando ou falando o que for, essas coisas não me deixam chateado de forma alguma.

Robert Whittaker (esq.) venceu Jared Cannonier (dir.) por decisão unânime em sua última luta — Foto: Getty Images

Robert Whittaker (esq.) venceu Jared Cannonier (dir.) por decisão unânime em sua última luta — Foto: Getty Images

Então Whittaker e Gastelum estão escalados para se enfrentarem mais uma vez. O duelo já esteve marcado valendo cinturão em 2019 e os dois chegaram inclusive a se pesar para a luta, mas o australiano, na época campeão da categoria, se viu impedido de lutar após sofrer com uma hérnia no abdômen no dia do evento. Whittaker acredita que a memória da preparação naquela ocasião o ajudou a se adaptar para o confronto, mesmo com o menor tempo de sobreaviso desta vez.

– Falando em estilo de luta, eles são dois lutadores muito diferentes. Tipo físico, altura, canhoto, destro…são lutas completamente diferentes. Eu tive meses pra ajustar e já tinha feito um camp pra enfrentar o Kelvin antes, então eu sinto que fiz os ajustes que eu precisava fazer. Acho que ele é um oponente muito perigoso, porque pode levar a luta pra qualquer lugar. Ele é bom de grappling, wrestling e tem poder de nocaute. Ele pode lutar por cinco rounds, nós já vimos isso antes, então espero uma luta muito dura – analisou.

Combate transmite o UFC Whittaker x Gastelum ao vivo e com exclusividade no próximo sábado a partir de 19h45 (horário de Brasília). O SporTV 3 e o Combate.com exibem as duas primeiras lutas em vídeo ao vivo; o site acompanha o evento em Tempo Real. Confira o card completo:

UFC Whittaker x Gastelum
17 de abril de 2021, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-médio: Robert Whittaker x Kelvin Gastelum
Peso-leve: Jeremy Stephens x Drakkar Klose
Peso-pesado: Andrei Arlovski x Chase Sherman
Peso-médio: Abdul Razak Alhassan x Jacob Malkoun
Peso-leve: Luis Peña x Alexander Muñoz
Peso-pena: Ricardo Carcacinha x Bill Algeo
CARD PRELIMINAR (20h, horário de Brasília):
Peso-mosca: Tracy Cortez x Justine Kish
Peso-pesado: Alexandr Romanov x Juan Espino
Peso-palha: Jessica Penne x Lupita Godinez
Peso-médio: Bartosz Fabinski x Gerald Meerschaert
Peso-leve: Austin Hubbard x Dakota Bush
Peso-galo: Zarah Fairn dos Santos x Josiane Nunes
Peso-galo: Tony Gravely x Anthony Birchak

(Com informações do Combate).

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links