Curiosidades

Você mudaria o seu nome de batismo por causa do Facebook?

Uma britânica de 30 anos mudou o nome para um apelido um tanto esquisito. O objetivo: ser desbloqueada da rede social

Foto de perfil de Jemmaroid Von Laalaa (Foto: Reprodução)

Sempre me surpreendo com a capacidade que as pessoas têm de se viciar no Facebook. É só tirar a conexão  por algum tempo para ver os efeitos colaterais da dependência virtual. No caso da britânica Jemma Rogers, a reação foi um tanto extrema, digamos assim. A história foi publicada no jornal The independent. 

Em 2008, ao criar seu perfil no site, Jemma decidiu registrar-se com o apelido Jemmaroid Von Laalaa. O objetivo era evitar que gente indesejada a encontrasse pelo nome. Ela queria adicionar apenas “amigos de verdade”.

>> Leia outras notícias assim no blog Experiências digitais

Acontece que o Facebook tem uma conhecida e polêmica política de checagem de nomes verdadeiros. Quando alguém tem um nome que sai dos padrões  – tipo “Um Dois Três de Oliveira Quatro” – a rede social pede para que o usuário mande documentos que comprovem o seu nome real.

A senhorita Von Laalaa mandou a foto de um cartão de crédito falso, que foi recusado. Sua conta foi bloqueada e ficou assim por cinco semanas. No desespero para retornar ao mundo virtual, Jemma decidiu mudar seu nome oficial para o apelido. Fez os documentos como Jemmaroid Von Laalaa e mandou para o Facebook.

O problema, segunda ela, é que a rede social não liberou a conta prontamente, mesmo com a documentação em dia. “Eu sei que fui completamente imbecil, mas o Facebook está sendo ridículo”, diz. “Eu fui impedida de acessar minha conta por cinco semana e perdi todas as minhas fotos, mensagens e preciosas memórias.”

>> Leita também: Vale a pena saber quem te deletou de uma rede social?

Atualização: depois que a notícia foi publicada em diversos sites, o perfil de Jemma Rogers, ou melhor, Jemmaroid Von Laalaa, voltou ao ar.

Nilmar Piroca…

A política de checagem de nomes do Facebook vive gerando notícias. No ano passado, o site TechTudo mostrou o drama de dois jovens brasileiros que tiveram suas contas suspensas por causa de nomes “fora do padrão”. Luís Henrique Fuck, de 23 anos, foi obrigado a omitir o sobrenome para poder usar a rede social. “Fuck” significa… é aquela expressão que começa com “F”… isso mesmo, “Fazer amor”. Já Nilmar Piroca (não pode rir), de 25 anos, chegou a perder todo o seu histórico de fotos e mensagens por causa de seu sobrenome.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links