Matérias

Vítimas do acidente de 28 de março de 2014 são lembradas com culto

Com um culto ecumênico realizado pela Prefeitura de Manaus, na noite dessa terça-feira (30/5), as vítimas do acidente de trânsito ocorrido em Manaus no dia 28 de março de 2014, no viaduto Ayrton Sena, avenida Djalma Batista, na zona Centro-Sul, foram lembradas por parentes, amigos e autoridades. O acidente é considerado um dos mais trágicos já vistos na cidade.

O culto foi realizado no mesmo local do acidente como parte das atividades de encerramento do Maio Amarelo e foi celebrado pelo Frei Paulo Xavier, pároco da igreja de São Sebastião, e pelo pastor Sady Caldas, da igreja Assembleia de Deus.

Durante a cerimônia houve o descerramento da placa definitiva com a inscrição dos nomes das 16 vítimas, realizado pelo prefeito Arthur Neto e pela primeira-dama Elisabeth Valeiko. A placa, em aço escovado, é uma antiga reivindicação dos familiares das vítimas atendida pelo prefeito. “Jamais os esqueceremos. Seus nomes serão gravados para que sempre nos lembrem que a vida não tem preço e que precisamos vigiar, cuidar, prevenir”, diz a inscrição.

Arthur lembrou que a prefeitura vem realizando todos os esforços para garantir segurança e paz no trânsito e no culto fez um pronunciamento emocionado, homenageando todas as vítimas na pessoa do José Onorato Pinheiro, sobrevivente do acidente terrível e tão evitável.

“Que essa tragédia fique na nossa memória para sempre, em nome da vida. Isso tem que ter significado na vida de todos nós.”

Arthur relembrou a noite de 28 de março quando ele retornou da viagem que faria à Suíça e passou a noite com as famílias, assim como os dias seguintes. E lembrou várias histórias que recolheu naqueles dias.

A cerimônia contou com a presença de familiares e amigos das vítimas, além de secretários municipais e outros convidados e, novamente, foi marcada por muita emoção.

A prefeitura realizou mais de 160 atividades neste mês, todas voltadas para o movimento “Maio Amarelo”, com ações de engenharia, fiscalização e educação para o trânsito, como explica o diretor presidente do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Franklin Pinto.

“Essa ação de hoje à noite é, infelizmente, decorrente de uma tragédia. Ao longo do mês de maio promovemos ações, atingindo os servidores, empresas privadas, universitários.”

O objetivo principal foi conscientizar condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres a respeito da atenção que todos devem ter no trânsito para conviver em segurança e evitar acidentes. As ações envolveram operações como “travessia segura”, “calçada livre” e “velocidade segura”.

Nesta quarta-feira, a programação se encerra na Alameda Cosme Ferreira, na zona Leste, com uma ação focada nos ciclistas.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links