Matérias

Vida de Marco Archer vai virar filme

O cineasta José Padilha, o mesmo que produziu os filmes Tropa de Elite 1 e 2, vai fazer um filme contando a história do carioca-amazonense Marco Archer, que aguarda o cumprimento de sentença de morte, na Indonésia.

Marco Archer que tem familiares em Manaus, foi preso em 2002, quando desembarcava no aeroporto de Bali, com 13 quilos de cocaína.

“Vou sair dessa”

Seu último desejo: voar mais uma vez em São Conrado

Marco Archer já esperava ter a pena de morte confirmada no Supremo Tribunal indonésio, como ocorreu. Sua única esperança agora é um apelo do Itamaraty ao presidente indonésio por clemência. Isto lhe pouparia a vida, mas o deixaria para sempre na cadeia. A execução ainda pode demorar cinco anos.

Quem é Marco? Um carioca, com o apelido chinfrim de Curumim. Ele cresceu classe média na Ipanema dos ricos. Queria ser um deles. Em 80, aos 17 anos, foi à Colômbia disputar um campeonato de asa delta. Voltou campeão, mas mordido pela mosca azul do narcotráfico: sacou como ganhar dinheiro fácil.

“Alguém no hotel me deu uma caixa de fósforos com cocaína. Depois da primeira viagem, nunca fiz outra coisa na vida, tenho mais de mil gols”, exagera.

Ele conta que serviu de mula no Hawai, Nova York, Europa toda. “Fazia viagens rentáveis, ficava meses sem trabalhar.”

Na cadeia, Marco passa horas olhando fotos amassadas que guarda numa imunda pasta preta. São recuerdos de suas viagens, de belas mulheres, de carrões e barcos: “Não posso me queixar da vida que levei”.

Orgulha-se: “Nunca declarei imposto de renda, nem tive talão de cheque, não servi ao Exército. Só votei uma vez na vida. Foi no Collor, amigo da família”.

Com o dinheiro do tráfico, Curumim manteve apartamentos em três continentes, abertos pra patota da asa delta, do surf, da vida boa: “Nunca perguntaram de onde vinha meu dinheiro”.

Marco conta que saiu do Brasil para morar em Bali há 15 anos, “cansado de ver meu irmão (Sérgio) bater na minha mãe para obter dela dinheiro pras drogas”. O irmão morreu de overdose em 2000, mas a estas todas ele tinha tido seu infortúnio: em 1997 caiu da asa, sofreu várias fraturas.

Dali pra frente sua atividade de mula de drogas diminuiu, as contas de hospitais cresceram. Ficou quase dois anos sem andar, até conseguir se recuperar. Hoje anda com dificuldades, com as pernas cheias de pinos de metal.

Pra decolar outra vez na vida boa ele preparou aquele que seria seu último golpe, faturar 3 milhões e 500 mil dólares inundando Bali com cocaína.

Foi ao Peru, pegou 15 quilos com um fornecedor, por uma bagatela, cerca de 8 mil dólares o quilo (dinheiro que ele obteve com um chefão americano, com quem dividiria os lucros da operação).

Marco meteu a droga nos tubos de sua asa delta. Saiu de Iquitos, no Peru, para Manaus, pelos rios da Amazônia. “Eu me misturei com turistas americanos e nunca fui revistado”, gaba-se. De lá embarcou para Jacarta: “Tava tudo pronto pra ser a viagem da minha vida”.

No desembarque, mete o equipamento no raio x. A asa de Marco tinha cinco tubos, três de alumínio e dois de carbono. Este é mais rijo e impermeável aos raios: “Meu mundo caiu por causa de um guardinha desgraçado”.

Como foi: “O cara perguntou porque a foto do tubo saía preta. Eu respondi que era da natureza do carbono. Aí ele puxou um canivete, bateu no alumínio, fez tim tim, bateu no carbono, fez tom tom”.

O som revelou que o tubo estava carregado. Foi o fim de uma bem-sucedida carreira de 25 anos no narcotráfico.

Marco ainda conseguiu dar um desdobre nos guardas. Enquanto buscavam as ferramentas, ele se esgueirou para fora do aeroporto, pegou um prosaico táxi e sumiu – ajudado pelo fato de falar fluentemente a língua bahasa.

Estava com tudo pronto para escapar no iate de um amigo milionário, mas aí azar pouco é bobagem. Um passaporte frio que ele tinha foi queimado por um cúmplice que também fugia da polícia.

Depois de 15 dias pulando de ilha em ilha no arquipélago indonésio – estava tentando chegar ao Timor do Leste –, passou sua última noite em liberdade num barraco de pescador, em Lombok.

Acordou cercado por um esquadrão policial, armas apontadas. Suplicou em bahasa, tiveram misericórdia dele.

Na cadeia esperando a execução, procura levar seus dias na malandragem carioca, na maior paz com os carcereiros, sempre fazendo piadas, cozinhando-lhes pratos especiais.

Acabou pro Curumim? “Vou fazer tudo para continuar vivo e sair dessa”.

 

53 Comentários para “Vida de Marco Archer vai virar filme”

  1. Francy disse:

    QUE ESSE SUJEITO SEJA LOGO, O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL EXECUTADO, E NUNCA MAIS VOLTE AO BRASIL. SERÁ UM TRAFICANTE A MENOS NO MUNDO E NÃO FARÁ A MENOR FALTA. QUE SIRVA DE EXEMPLO PROS QUE INSISTEM NESSE TIPO DE NEGÓCIO. SERIA MUITO BOM QUE, POR AQUI AS COISAS FUNCIONASSEM DESTA FORMA. MORTE PRA QUEM MEXE COM DROGAS!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Anonymous disse:

    Francy, se fosse seu irmao pensaria desta forma?
    essas pessoas sao mulas, morte aos tubaroes que exploram essas pessoas.

    Esses borra botas que aparecem nos blogs da vida como “preso traficante”, nunca foi nem nunca será.

    Traficante mesmo mora no jardim das américas ou ephigenio salles, quem mora na compensa sao boqueirinhos.

    Esse cara é só uma ponta de um iceberg, e se ele morrer hoje amanhã tem mil igual a ele querendo seu posto.

    Enquanto houver procura vai ter oferta lei natural do mercado.

  3. Uma leitora triste disse:

    Há uns quatro meses atrás, conheci a tia desse rapaz, onde a mesma estava vendendo um terreno super bem localizado a preço de banana. Na Ocasião, ela relatou que o motivo do valor seria p ficar os ultimos meses com Marcos na Indonesia, e relatou que ele havia perdido a mãe em 2002 e essa antes de partir, pediu a irmã q não abandonasse o filho. Após ouvir aquela triste historia, a pior que já escutei na minha vida, fiquei acabada, destruida por dentro, pois me coloquei no lugar dela. Onde essa tia q nunca teve filhos, ama esse rapaz como um filho bebezinho desprotegido.Como tenho esse problema de drogas na familia, depois comecei a ver por outro anguloe agora vendo que ele vivia como um Playboy no RJ as custas de varias desgraças em familia; vejo que infelizmente ele tá tendo o fim que semeou, porém arrancando o coração dos familiares que sofre com o a desgraça dele. Não jogo pedra nele, pq ele já matou a mae com desgosto e seus familiares, acho que nós temos apenas que rezar para quem sabe um dia isso acabar.

  4. joe tromundo disse:

    O rapaz traficou drogas, porem nao merece morrer por isso. Se vc acha que ele deve morrer por isso, cuidado, pois praga de urubu, cai no mesmo cu.

  5. Alexandre disse:

    Engraçado que o irmão batia na mãe pra conseguir droga e morreu de overdose e o cara continuou vendendo a mesma porcaria.
    Marcos, quem matou seu irmão e fez com que batesse na sua mãe foi você.
    Sua mãe deve ter morrido de desgosto por seres traficante.

  6. Marduk disse:

    Quando viajou para a Indonésia já sabia dos riscos. Estou mais preocupado com as vítimas do tráfico do que esse indivíduo. Faço minhas as palavras do Datena quando comentou esse caso: Foda-se!

  7. Ramos disse:

    Ou “Anonymous”, no meu caso se fosse meu irmão ou filho eu pensaria e penso que nem a Francy, pena de morte para ele, de 1980 a 2003 foram 23 anos, quantas vidas esse condenado matou? Quantas famílias ele destruiu durante 23 anos? Quantos eles destruiu com sua droga maldita?
    Vivia na mordomia como um vagabundo as custas de desgraças dos outros.

    O traficante te condena a morte de2 formas:
    1-a droga que ele te oferece;
    2-vai dever pra ele se não te mata na hora sem direito a apelações, ele não vai esperar 10 anos pra te matar, ele te elimina na hora.

  8. Jub disse:

    Acho o mesmo qaue Franci, e Ramos… deveria ser assim no Brasil também, mas muitos iriam falar “era só um mula”..traficantizinho/político/traficantezão SÃO todos bandidos, tudo a mesma porcaria…eles tem que pagar com a vida para servir de exemplo…
    Pena que aqui, ao invés disso, vão idolatrar o VAGABUNDO e fazer um filme.

  9. J.C disse:

    Quem defende um traficante é porque não tem noção do mal que causam a um país inteiro, e não defendo usuários também, mesmo porque um não existiria sem o outro, só causam desgraça aos cidadãos de bem, que são reféns da violencia de ambos, os animais entram no mundo das drogas por vontade própria e nós pagamos o pato bem gordo pela inconsêquencia alheia, e esse sujeito passou 25 anos da vida dele matando pessoas e ainda assim, apesar de estar preso fica se vangloriando das merdas que fez, ele mesmo disse que não se arrepende e curtiu muito a vida que levou, pois agora que pare de chororo e aguente firme o resultado da sua vida de playboi do narcotráfico.

  10. Dani Lindenbaum disse:

    Não merece a pena de morte!

  11. Dani Lindenbaum disse:

    Quem cita Datena ou é um ignorante ou um fascista, ou os dois.

  12. Dani Lindenbaum disse:

    Na capital americana, a Maconha já é legalizada, se debate drogas em todas as esferas. E já se sabe que a guerra as drogas não funciona. Aqui no Brasil , ainda há idiotas que acham que quem usa drogas é bandido.

  13. Dani Lindenbaum disse:

    Grande parte do governo da Indonésia é de islâmicos fanáticos , os mesmos que apoiam a morte de cartunistas.

  14. Marcelo disse:

    Conheci Curumim, era uma boa pessoa, mas escolheu o caminho errado.
    Alcool também é droga e termina com milhares de famílias no mundo todo, a diferença é que é legal.
    Nenhuma defesa a droga ou a qualquer traficante, mas o usuário é quem mantém esta indústria operando, não sei se descriminalizar seria solução ou problema, a Holanda fez mas teve drogados do mundo todo indo para lá, não foi uma boa para a imagem do país, mas a violência que cerca o mundo das drogas diminuiu.

  15. Free Curumim disse:

    Marco era traficante e compra droga quem quer! Assim como é com a bebida e tabaco! Ipocresia! Tem terrorista na Indonesia que matou vários e ainda esta vivo na cadeia, por que? O problema do Marco é q ele nao tinha dinheiro p pagar aquele país corrupto…

  16. Roberval disse:

    Ele poderia ter optado por não ter 3 apartamentos (1 em cada continente), barcos etc….
    Perdeu agora paga…

  17. Fabrício disse:

    Drogas são apenas substâncias usadas para alterar a percepção, nada mais. O cigarro é a droga que mais mata no mundo, o álcool é a segunda, e ninguém é obrigado a usar.
    Esse papo de matar e destruir famílias é papo furado de gente ignorante e desinformada que vive na idade do bronze.
    Vão se informar, deixem de repetir as besteiras que escutam por aí, vcs são apenas massa de manobra.
    Em qualquer país civilizado o Marcos Archer já teria cumprido sua pena há muito tempo e hoje estaria em casa.
    A Indonésia é um país atrasado com uma população em sua maioria analfabeta, com governos corruptos e com o islamismo sendo sua religião dominante. Como já se sabe nenhuma nação islâmica se encontra entre os países em desenvolvimento sendo todos subdesenvolvidos, o que já nos diz algo ( bastando ser inteligente para perceber).
    Desejo a todos os ignóbeis que pregam a morte neste caso que estejam vivos nos próximos 20 anos para acompanharem a liberação das drogas no mundo civilizado ocidental, apenas para comprovarem a farsa que acreditavam ser verdade .

  18. Leandro Correia disse:

    Sobre comentários do tipo “Ah, e se fosse da sua família, você iria querer vê-lo morto?” só tenho a dizer que não. Mas da mesma forma eu também seria obrigado a admitir que o único responsável pelo erro e condenação foi ele mesmo.

    E quanto ao “coitado sem dinheiro para pagar sua liberdade”, Marco Archer teria um lucro de US$ 3,5 milhões de dólares com a venda das drogas, tinha apartamentos em três continentes e se gabava de ter vivido no luxo. É muito cômodo querer grana fácil no tráfico sem pensar que destrói vidas direta e indiretamente e depois pedir para que tenham misericórdia. Ele não dava valor à vida dos outros. Mas quer que deem à vida dele.

  19. LINDA disse:

    OS ESTRUPADORES QUE TEM QUE MORRER NINGUEM MATA.

  20. anonimous disse:

    Traficante é quem é dono da droga. O curumim realizou apenas o transporte. Tal qual o motorista do Bin Laden, deveria ser inocentado, pois quem transporta nem sempre vende.

  21. Quero mais que morra disse:

    TEM MAIS É QUE MORRER MESMO,VAI PRO INFERNO SEU FILHO DA PUTA,QUE SIRVA DE EXMPLO PRA ESSES TRAFICANTES DE MERDA,MARCOS ARCHER O CAPETA TE ESPERA DE BRAÇOS ABERTOS,VAI CURUMIM,SE FUDEUUUUUUUUUU.!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  22. Quero mais que morra disse:

    Dani Lindenbaum,MENOS UM PRA TE VENDER O PÓ DO CAPETA,ELE VAI DIVIDIR LUGAR COM O CAPETA.SE EU FOSSE VOCE IRIA PRA LÁ E TENTAVA VENDER NO LUGAR DELE,MORRE DESGRAÇADO,VAI PRO INFERNO,O CAPETA TE ESPERA DESGRAÇADO.!!!!!!KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  23. joao disse:

    deveriamos fazer isso aqui…..Lindo Indonésia…exemplo de como combater o trafico

  24. Daniela disse:

    A gente sabe que as drogas estão acabando com o mundo! O Marcos Acher acabou com ele e com a família dele. Ao entrar na Indonésia ele assumiu os riscos, lá n é o BRASIL, a lei é SEVERA! Mas em contra partida, olhando p o aspecto que Marcos encontrA-SE HOJE, quando vejo reportagens falando em fuzilamento, pode n causar comoção em outras pessoas , mas em mim, fico chocada! Que Deus o perdoe, por todo mal q causou.

  25. Marduk disse:

    Já vai tarde!

  26. Otto disse:

    Era só o que faltava filmarem a biografia deste elemento.

  27. legalize já! disse:

    Lagalize já!

    Ou proíba tambem o tabaco, o alcool, a cocacola, a rede globo e outras drogas que matam ou não, dependendo de como e quando se usa.

  28. Abnegado disse:

    A pena de morte eh medieval assim como quem a defende.

  29. Lucas disse:

    Marco mostra esta arrependido pelo o q fez”fisionomia mostra tudo”,Deus perdoe por tudo q fez e conforte sua tia guerreira!

  30. Laiza disse:

    Quem defende traficante, provavelmente nunca viu alguém que você ama se destruir por causa de droga! Obviamente usar droga é uma escolha, mas ela chega ao usuário através de alguém, e esse alguém colabora sim com a destruição de uma familía. A droga faz o usuário roubar, matar e cometer outros muitos crimes. E esse papo de “LEGALIZA” é história de maconheirozinho de meia tigela que ao invés de procurar causa mais importante pra defender fica defendendo a criminalidade. Paga de pseudo-drogado porque ainda não chegou no fundo do poço, porque ainda não viu a mãe sofrendo por conta do filho viciado, porque nunca viu a mãe lutando de todas as formas pra tirar o filho amado desse submundo. Parem de falar asneira e vão ver essa realidade de perto, vão dar uma olhada nas periferias e ver centenas de familías destruídas por causa da droga, depois vocês discutem se ainda é uma causa válida!

  31. Rodrigo disse:

    a venda de drogas deveria ser legalizada no mundo inteiro, sempre existiram e sempre vai existir no nosso mundo, prisão perpetua ja tava de bom tamanho pro Marco Archer

  32. Daniel disse:

    hello galera, olha fui usuario de maconha por 10 anos e ocasionalmente drogas como lsd, cogumelos, etc, cocaina poucas vezes eu era ciente do seu alto poder viciante e odiava as depre po’s onda, ou seja nao queria piorar mais a situacao!
    Portanto sei que a droga causa muito mal sim, porem sei tambem que ninguem foi la em casa me oferecer, me obrigar a usar, quem compra droga, compra por opcao e se um traficante sumir, outro vai estar te eseperando em outra esquina ou outro bairro!
    Eh complicado julgar, pq a lei lah eh essa, talvez fazendo isso dificulte o acesso a drogas nas ruas, o que impossbilita o alastramento da mesma, e coocaina eh uma droga extremamente do degradante, e com certeza eles querem executa lo pra que sirva de exemplo!
    Portanto na minha opiniao eh complicado julgar que ele merece uma pena de morte, pq sao aspectos politicos e leis estranhas, e pra quem acha q a indonesia eh o paraiso pq esta executando um traficante, pesquise mais sobre esse pais muculmano!

    Agora, vamos rir um pouco, todo mundo morre um dia, existe aquele lema bandido “viver pouco como um rei ou muito como um ze“ o curumim fez a escolha dele e demorou a ser pego, ou seja talvez ateh valew a pena, vai saber 😉

  33. Julio disse:

    Acho que o livre arbítrio dá o direito das pessoas usarem o que quiserem.Ninguém nunca me obrigou usar drogas na vida,e nunca tive vontade,mas se usasse seria responsabilidade minha e não de traficante nenhum.Apenas é a lei da oferta e da procura.

    Agora,o cara vai traficar num país que condena a morte por tal fato,e ele sabendo disso.Tá pedindo pra morrer né?
    O que ele ode fazer agora é se arrepender ,pedir perdão(sincero) a Deus,pra ter a salvação..Tempo pra isso ele teve.

  34. rafael disse:

    Ninguém se interessa em fazer filme contando a historia de um trabalhador nao?

  35. claudio santana nunes disse:

    Liberem a maconha já esse rapaz tinha que viver para sermos mais felizes.

  36. Anônimo disse:

    Engraçado.. A Dilma que meter o bico nas lei de outro pais, com pena do traficante que vai ser executado!
    aqui no Brasil que ela pode fazer alguma coisa para não ter esses numeros absurdos de mortes,
    ela não faz merda nehuma! e ainda é contra a redução da maior idade
    tá certinho essa pena de morte! se o Brasil tivesse vergonha na cara, já teria aderido essa idéia

  37. Alessandro disse:

    E assim, na República das Bananas percebe-se que existem países onde bandido não é tratado como herói nacional (NÃO É COMPANHEIROS?). Viva a Indonésia. Pena de morte aos corruptos do Brazil.

  38. Claudia disse:

    Hum… Primeiro site que visito e vejo o outro lado desse enredo quase “glamouroso” a respeito do traficante hoje morto. Será que se as demais agências de notícias abordassem essa história em seus pormenores, haveria tanta comoção assim?

  39. Kokokil disse:

    LINDA disse:
    16 de janeiro de 2015 às 10:36
    OS ESTRUPADORES QUE TEM QUE MORRER NINGUEM MATA………………………………………………….Cara ‘LINDA’, você acaba de estuprar a Língua Portuguesa, mas mesmo assim não desejo seu mal.

  40. Wesley disse:

    Quem defende traficante devia ter o cu arrombado por um estuprador. Queria ver se defenderiam-no também.

  41. narrash disse:

    Vão fazer mais um filminho chato como Meu Nome Não é Jonny, transformando traficante em Heroi, so no Brasil mesmo!

  42. ERNANDES Mourao disse:

    Interessante. Ninguem lamenta pelas maldades que já tinha cometido aqui no Brasil. Quantas familias e mães choraram por seus familiares. Esse que estão querendo elevar a categoria de heroi iria disseminar sua maldade na Indonesio, pois 13 kilos de Cocaina é uma desgraça incomensurável. Muita gente poderia morrer por conta dele. Agora aparece UM PALHAÇO QUERENDO FAZER FILME COM A VIDA DE UM TRAFICANTE TENTANDO TRANSFORMAR EM HEROI DO MESMO MODO QUE FAZEM COM LAMPIÃO CHE GUEVARA, FIDEL CASTRO, ETC. NÃO ESQUEÇAM DE BIN LADEM E SADAN RUSSEIN. ESSES TAMBÉM COMETERAM CRIMES HORRENDOS.

    Isso é coisa de gente desocupado que não tem o que fazer. Deveria fazer filme denunciando as maldades que fazem com a pobreza do brasil, a insuficiencia da saude, segurança e educação ai sim, não fazer “Apologia a Traficante”.

    Porque não te calas.

  43. Kirk disse:

    Sem pena e sem dó, menos um traficante vagabundo no mundo, viveu no glamour e morreu na merda.

  44. Anônimo disse:

    Todos os traficantes deveriam sofrer a Pena de morte. assim não destruiram as familias viciando seus filhos, e quem tbem deveria ser fuzilada é a PRESIDENTA, que se nossas lei foessem mais severas não haveria tantos criminosos no BRASIL – inclusive no planalto . além da vergonha dela pedir clemencia oa presidente que cumpre a lei no seu pais.

  45. Morra disse:

    Ta com dó???? Vá pra Indonésia ocupar o lugar de traficante dele!!!! Quer defender??? Queria ver se fosse ele o responsável pela dependência drogas dos seus filhos, ai sim queria ver o Q vc achava sobre a pena de morte.

  46. Jaciara Lima disse:

    Deve passar o filme dele sim.
    Mas deve mostrar a realidade cruel que ele passou lá na Indonésia para servir de exemplo a maldição do dinheiro fácil.

  47. joão carlos disse:

    Quem deveria ir para o paredão, é quem esta contra o fuzilamento deste filho da puta.
    Todos os dia cidadãos de bem são fuzilados nas ruas do nosso pais e ninguém pede clemencia por eles.
    a diferença é que na indonésia as leis são severas e SÃO CUMPRIDAS.
    Não é como esta vergonha que vivemos neste pais hipócrita.

  48. Paola disse:

    Quanta gente retrógrada e que nunca se esforçou para interpretar nada além do que a Globo contou. Será que ninguém enxerga que ÁLCOOL e CIGARRO matam infinitamente mais do que qualquer uma das drogas criminalizadas? Essas vocês aceitam? Pode ter propaganda na TV? Pode ter na sua casa todos os dias?

    Seus burros, a droga não é criminalizada porque ela mata as pessoas, ninguém tá lidando pra overdoses (a taxa é mínima comparada às mortes do efeito borboleta do tráfico), e sim porque isso beneficia governos (lutando violência com mais violência e chamando de paz, saindo de heróis), indústrias e corporações que ganham dinheiro com isso (sabe quanto custa uma arma, por mais fuleira que seja? acha que querem acabar com esse mercado? acha que esse é o único mercado envolvido?).

    E se fosse tudo liberado e vendido em lojas, como a cerveja e o tabaco (que novamente, matam muito mais)? Acha por exemplo que seu filho seria ASSASSINADO porque ficou devendo à loja, como seria na favela?

    REPENSE! Melhor morrer de overdose por irresponsabilidade própria e sem envolver mais ninguém. Dinheiro NOSSO que é investido em arma, policiamento, combate à violência ser investido em EDUCAÇÃO, SAÚDE e qualidade de vida? Inclusive o consumo de drogas seria menor, mais recreativo do que escapista, pois a realidade é ruim e dolorosa demais pra ser vivida. Acordem pra vida!

  49. Jotaranha disse:

    Eu não vou perder meu tempo e nem dinheiro assistindo essa porcaria.

  50. Cláudio disse:

    O sujeito não era um santo, traficava para ter uma vida de bon vivant, mas não justifica a pena. Não sou a favor da pena capital, mas supondo que fosse, o tráfico de drogas não é um crime violento, só países atrasadissimos com uma mentalidade medieval, e o povo e o Estado altamente influenciados pelo Islã como a Indonésia para achar tal medida razoável. Queira ou não, o tal ´´curumim´´, não estuprou ninguém, não matou criancinhas nem nada do tipo, logo tal sentença esta totalmente despida do princípio da razoabilidade que os estudantes dos cursos de Direito tanto escutam.

  51. suelly disse:

    A pena de morte é retrograda. Que deverá ele se o castigaram com a pena capital? Nada. Que atire pedra quem não tem “pecados”, pessoas, países, politicas….Hipocresia pura.
    Que ele descanse em paz! A vida é um dom e ninguém tem direito de tirá-la em nome de “verdades” que são questionáveis.

  52. joao disse:

    Voce LINDA LINDA deve estar apaixonada de corpo e alma por ele , deveria e sustentar e limpar toda sugeira e DESGRAÇAS que ele causa ma sociedade saudavel , trabalhar bem para limpar toda as BENIGDADES que o seu heroi faz , e nao os trabalhadores que e obrigado a sustentar voce e os seus Herois Benigmos.

  53. Marcão da Área disse:

    Bando de hipócritas e imbecis!
    Defendem pena de morte para esse caso? Pena de morte deveria ser aplicada a políticos corruptos que roubam dinheiro do povo para engordar contas bancárias no exterior prejudicando e matando milhares de pessoas.
    O traficante não aponta uma arma na cabeça de quem usa droga e os obriga a consumir.
    Ele apenas serve os viciados nas tais substâncias.
    Descanse em paz Marcos Archer!
    Quem fez isso com vc vai pagar muito caro!!

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links