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Venda de tablets cai 38% em 2015, diz IDC

SÃO PAULO  –  O mercado de tablets no Brasil teve sua primeira queda em 2015 desde que o mercado começou a se desenvolver no país, em 2010. Segundo a empresa de pesquisa IDC, o recuo foi de 38% em relação a 2014, com 5,8 milhões de unidades vendidas. Desse total, 5,73 milhões (98,8%) foram modelos convencionais e 111 mil (1,2%) notebooks com telas destacáveis. O preço médio dos aparelhos ficou em R$ 448, alta de 2% em relação a 2014. Com o recuo, o Brasil deixou de ser o 4º maior mercado de tablets no mundo — com uma fatia de 4,1% em 2014, para se tornar o 9º, com 2,8%. “O tablet deixou de ser novidade e, além disso, diante da instabilidade político-econômica do país durante todo ano passado, com desemprego em alta e confiança do consumidor em baixa, passou a ser objeto de compra secundário”, disse Pedro Hagge, analista da IDC, em comunicado. Segundo ele, empresas estrangeiras começaram a deixar o país por conta das sucessivas altas do dólar e, com isso, houve menor oferta de produtos nas lojas. Outro fato que levou o mercado de tablets a registrar queda foi a competição com os smartphones de tela maior e preços compatíveis. Para 2016, a IDC prevê redução de 29% do mercado e vendas de aproximadamente 4,1 milhões de tablets. Apesar do cenário desfavorável, Hagge acredita que o mercado de tablets não está no fim. “Vivemos um processo de consolidação no setor e as empresas que oferecem o equipamento, embora estejam em menor número, ainda devem ter resultados positivos”, afirma.

 

Fonte: Valor

 

 

 

 

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