Esportes

Vagas em jogo: quem é quem na mais surpreendente lista de Tite na Seleção rumo à Copa América

Por Alexandre Lozetti — Porto, Portugal

A seleção brasileira começou a treinar na última segunda-feira, no Porto, com a lista mais surpreendente de Tite em mais de dois anos no cargo. Com apenas 11 remanescentes da última Copa do Mundo, o técnico vai aproveitar a última oportunidade antes da Copa América para reduzir a margem de erro e levar o melhor grupo possível ao torneio no Brasil.

Mas por que essa lista é surpreendente?

Porque imaginava-se que Tite levasse para os amistosos contra Panamá e República Tcheca, nos próximos dias 23 e 26 de março, um grupo bastante semelhante àquele que pretende comandar na Copa América. Não é bem assim.

Sem pressa para moldar sua lista definitiva, ao contrário do que fizera há um ano, às vésperas da Copa do Mundo, Tite vai trabalhar nos próximos nove dias com jogadores de variados status e posições bem distintas na disputa para tentar o título continental a partir de junho.

Quem é quem na lista de Tite?

  • Foram à Copa do Mundo e irão à Copa América

Os goleiros Alisson Ederson, o lateral-direito Danilo, os zagueiros MarquinhosThiago Silva e Miranda, o volante Casemiro, o meia Coutinho e os atacantes Firmino e Gabriel Jesus se mantiveram desde a Rússia até esses amistosos de março.

A não ser que haja imprevistos no percurso, eles permanecerão também para a disputa da Copa América. Miranda não tem atuado com tanta frequência na Internazionale e Gabriel Jesus, reserva no Manchester City, ganhou forte concorrência no ataque da Seleção, mas ambos são protagonistas desde o início da trajetória desta comissão, em agosto de 2016.

Miranda usa máscara especial durante treino do Brasil em Portugal — Foto: Pedro Martins / MoWA PressMiranda usa máscara especial durante treino do Brasil em Portugal — Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Miranda usa máscara especial durante treino do Brasil em Portugal — Foto: Pedro Martins / MoWA Press

Esse grupo também se divide entre aqueles que talvez percam espaço depois da Copa América em razão da idade, casos de Miranda e Thiago Silva – ambos terão 37 no Mundial do Catar, em 2022 –, e o restante, todos nos planos de Tite para fazerem o ciclo completo.

  • Jovens que já são protagonistas em 2019

Arthur, 22 anos, e Paquetá, 21, devem formar o meio-campo titular da Seleção nos amistosos. Fortalecer o setor, que teve percalços na Copa do Mundo, é uma das principais missões deste período, e ambos são considerados essenciais para cumpri-la.

A dupla não é um projeto a longo prazo. Já na Copa América eles devem ganhar atribuições e responsabilidades dadas a protagonistas.

Paquetá domina bola observado por David Neres em treino da Seleção, no Porto — Foto: Pedro Martins/MoWA PressPaquetá domina bola observado por David Neres em treino da Seleção, no Porto — Foto: Pedro Martins/MoWA Press

Paquetá domina bola observado por David Neres em treino da Seleção, no Porto — Foto: Pedro Martins/MoWA Press

  • Jovem para 2022

Militão, 21 anos, é o zagueiro em quem a comissão técnica mais aposta neste momento para, em 2022, fazer companhia a Marquinhos na Copa do Catar. Sua transferência milionária para o Real Madrid aumenta a expectativa. A falta de grandes zagueiros jovens fez com que Tite antecipasse o processo e passasse a fixar Militão no grupo atual, ainda que como última opção, atrás do trio que foi à Rússia: Marquinhos, Miranda e Thiago Silva.

  • Jovens com moral, mas numa disputa intensa

O treinador é fã de carteirinha de Richarlison, 21 anos, e Everton, 23. Mas ambos são atacantes de lado de campo, externos, e, para irem à Copa América, terão de vencer enorme concorrência. Neymar, obviamente, voltará ao grupo quando se recuperar de lesão.

Além dele, Willian e Douglas Costa são veteranos da posição. Sem falar em Vinicius Junior, que deverá estar recuperado da lesão ligamentar que sofreu no tornozelo direito.

A favor de Richarlison, conta o fato de também atuar como centroavante. Porém, nessa posição ele disputaria com os consolidados Firmino e Gabriel Jesus.

Outro em situação semelhante é Fabinho. Convocado pela primeira vez como volante, sua posição no Liverpool, o rapaz de 25 anos terá que vencer a disputa com Fernandinho, veterano que arrebenta no Manchester City e tem total respaldo de Tite para voltar ao grupo.

  • Estreantes com Tite, devem voltar depois da Copa América

David Neres, 22 anos, Felipe Anderson, 25, e Alex Telles, 26, jamais haviam sido convocados pelo técnico. Apesar de serem nomes bem cotados para o ciclo até o Catar, é provável que na Copa América Tite ainda recorra a bolas de segurança, como Renato Augusto e Filipe Luís. Será preciso experiência para conquistar o título em casa, sob pressão.

Alex Telles e David Neres deram entrevista coletiva após o primeiro treino — Foto: Alexandre LozettiAlex Telles e David Neres deram entrevista coletiva após o primeiro treino — Foto: Alexandre Lozetti

Alex Telles e David Neres deram entrevista coletiva após o primeiro treino — Foto: Alexandre Lozetti

  • Nem tão meninos…

Alex Sandro Allan têm 28 anos, mas estão firmes e fortes no grupo que será conduzido com foco em 2022.

  • O corte do veterano

Daniel Alves, de 35, só não foi à Copa do Mundo por uma lesão no joelho direito. Outra, agora no esquerdo, pode tirá-lo da Copa América. Ele é líder, experiente, tem boa influência sobre os companheiros, mas não tem atuado como lateral no PSG. Essa era a pulguinha que Tite precisava tirar da orelha nesses amistosos de março. Seu corte deu nova chance a Fagner, 29 anos, boa surpresa na Rússia ao substituir os lesionados Dani Alves e Danilo.

O maior ponto de interrogação da lista de Tite. Depois da Copa do Mundo, Neto já foi convocado, jovens também, e agora foi a vez de Weverton, 31 anos, campeão olímpico em 2016 e atual campeão brasileiro pelo Palmeiras. Como ele não deverá jogar, terá de agradar Taffarel nos treinos para disputar mais uma competição em casa, dessa vez, a Copa América.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links