Matérias

Unidades hospitalares do Amazonas são hospitais de guerra, afirma médico indígena Israel Tuiuka, candidato ao governo do estado

Um indígena da etnia Tuiuka, que se formou médico por meio das quotas, com muito estudo e luta, não tem carro e não sabe dirigir por opção e porque prefere investir na esposa, que também luta para se formar em medicina. Este é o perfil do candidato a governador do Amazonas pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Israel Tuiuka trabalha como intensivista no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Aziz, um dos maiores e mais movimentados da cidade, na zona norte de Manaus.

Israel  Tuyuka, que possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Amazonas (2005),  em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (1999), mestrado em Ciências pela Universidade de São Paulo e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (na área de concentração Antropologia), foi o último entrevistado da primeira rodada da Rede Tiradentes com os candidatos ao governo nas eleições de outubro.

Para Tuiuka, que tem experiência em docência de Ensino Superior, na Universidade Federal do Amazonas e Faculdade Salesiana Dom Bosco de Manaus, experiências na área de Ciências Sociais (com ênfase em Etnologia Indígena) e Medicina (com ênfase em Educação em Saúde Indígena), as unidades de saúde do Amazonas são verdadeiros hospitais de guerra.

Ns entrevista a Ronaldo Tiradentes, ele falou sobre a vida, a luta para se formar, o trabalho na pandemia e fez uma análise da situação da saúde no estado.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links