Matérias

Unidade Itinerante para testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C começa a funcionar nesta sexta (26)

Portal da CBN MANAUS

Uma Unidade Itinerante, voltada para aconselhamento e testagem rápida de HIV, Sífilis e Hepatites B e C, começa a funcionar nesta sexta-feira (26). O objetivo do Governo do Amazonas é levar a ação a áreas estratégicas de Manaus. Nesta sexta, a Unidade estará instalada na Praça da Matriz, no Centro, no horário de 9h às 16h, para atender a população.

O secretário estadual da Saúde, Wilson Alecrim, explica que o objetivo da iniciativa é ampliar o acesso ao diagnóstico dessas doenças e realizar a identificação precoce, elevando as possibilidades de cura do paciente.  O início das atividades, nessa semana, faz parte da Campanha de Prevenção das Hepatites Virais, que a Secretaria Estadual de Saúde (Susam) está promovendo nos 62 municípios do Amazonas.

As ações da Unidade Itinerante ficarão sob a responsabilidade da Coordenação Estadual de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculada à Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), instituição de referência para o diagnóstico e tratamento de HIV/Aids, no Amazonas. “A partir desse mês, a proposta é realizar ações quinzenais, levando atendimento a áreas estratégicas da cidade. Na unidade, as pessoas poderão fazer teste rápido para HIV, Sífilis e hepatites B e C, além do aconselhamento”, frisou a diretora-presidente da FMT-HVD, Graça Alecrim. As atividades serão realizadas, inicialmente, em Manaus.

Na quarta-feira (31), a Unidade Itinerante também levará atendimento aos frequentadores do Centro de Convivência da Família do Mutirão, na avenida Itaepé, nº 200, bairro Amazonino Mendes, zona Norte da capital. A Unidade ficará no local, de 22h até 2h da madrugada de 1º de agosto. Nesse horário, o Centro é frequentado principalmente por adolescentes e jovens, que praticam atividades esportivas e de recreação.

A coordenadora estadual de DST/Aids, Silvana Lima, explica que o cronograma de trabalho incluirá locais de risco e vulnerabilidade para as DSTs, como pontos de prostituição. Segundo a coordenadora, a Unidade será utilizada, também, durante as campanhas de conscientização “Fique Sabendo”, promovidas pelo Governo do Estado, e que incentivam as pessoas a se submeterem aos testes rápidos para diagnóstico de HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

A Unidade contará com a atuação de uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiro, farmacêutico, psicólogo e médico infectologista.  Tem capacidade para receber, confortavelmente, oito pacientes, ao mesmo tempo, além de comportar a equipe de quatro profissionais. A unidade móvel foi adquirida pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam), com apoio do Departamento Nacional de DST/Aids e Hepatites Virais, vinculado ao Ministério da Saúde. Ao final de cada programação, o veículo retornará ao pátio da FMT-HVD.

O atendimento deverá durar, em média, até uma hora e meia. O serviço inclui a conversa de aconselhamento individual ou coletivo, em que o paciente receberá orientações preventivas e será incentivado a se submeter aos exames. O usuário deverá preencher a ficha de cadastro com dados pessoais e informações que permitem aos profissionais identificar se há comportamento de risco para DTS/Aids, sífilis e hepatites. Em seguida, a pessoa será encaminhada para os testes. Independente do resultado, haverá, ainda, o chamado aconselhamento pós-teste. “Quando não há comportamento de risco e o resultado é negativo, a orientação visa reforçar a prevenção. Quando há comportamento de risco, o paciente é orientado a refazer o teste em até, no máximo, seis meses, pois ainda há risco de infecção”, frisa Silvana Lima.  Nos casos de resultado positivo, o paciente será encaminhado a uma unidade de saúde de referência para confirmação e acompanhamento especializado.

Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais – A Campanha de Prevenção das Hepatites Virais, que teve início em todo o Estado na segunda-feira (22), marcará o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais (28 de julho). A ação tem o objetivo de intensificar as ações de prevenção e diagnóstico das doenças, que geralmente não apresentam sintomas graves, retardando a identificação dessas patologias. Durante toda a campanha, serão distribuídos cerca de 54 mil testes rápidos, dos quais 27 mil são para diagnóstico de hepatite B e o outros 27 mil, para identificação de hepatite C; mais de 500 mil preservativos masculinos; 150 mil folders; dentre outros materiais informativos como bandeirolas e adesivos.

Em Manaus, além de contar com a Unidade Itinerante, os usuários podem ter acesso à testagem rápida para as doenças na FMT-HVD, na avenida Pedro Teixeira, nº 25, bairro Dom Pedro; e na Fundação Alfredo da Matta (FUAM), rua Codajás, nº 24, bairro Cachoeirinha, zona Sul. Nesta quinta-feira (25), atendimento nas duas unidades será realizado no horário de 8h às 15h. Nesses locais, o teste também pode ser encontrado durante todo o ano, na rotina de atendimento aos pacientes.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links