Esportes

Técnico de Amanda critica atuação de Cyborg: “Não se luta com a Amanda jogando a mão”

Por Combate.com — Rio de Janeiro

Comandante da American Top Team e treinador principal de Amanda Nunes, o brasileiro Conan Silveira criticou a estratégia usada por Cris Cyborg para enfrentar a sua pupila no co-evento principal do UFC 232. Em entrevista ao programa “Confraria da Porrada”, Conan disse que, com tudo que a atual campeã dupla do UFC já mostrou em suas lutas, não é prudente enfrentá-la sem uma estratégia muito bem pensada. Para Conan, pode ter havido excesso de confiança por parte de Cyborg na vitória.

Conan Silveira acredita que Cris Cyborg confiou demais no seu poder de nocaute contra Amanda Nunes — Foto: Raphael MarinhoConan Silveira acredita que Cris Cyborg confiou demais no seu poder de nocaute contra Amanda Nunes — Foto: Raphael Marinho

Conan Silveira acredita que Cris Cyborg confiou demais no seu poder de nocaute contra Amanda Nunes — Foto: Raphael Marinho

– Eu esperava um pouco mais, com todo respeito, e sem querer humilhar a Cyborg ou algo parecido. Mas eu esperava que ela tivesse um pouco mais de precaução. Acho que ela ter jogado a m*** no ventilador foi em parte por achar que ia passar por cima da Amanda, de achar que ela não tinha condição de parar na sua frente. Não posso não mencionar isso, porque é visível para mim, como treinador, ver o oponente achando que a luta seria como andar no paraíso. Talvez tenha faltado da parte dos treinadores, estou presumindo, um pouco de estratégia, de visão de luta. Não se luta contra a Amanda, depois de todas as lutas feitas por ela, dessa maneira, jogando a mão e seja o que Deus quiser. Hoje em dia o MMA é ciência, é estudo. A gente senta, estuda e corta o filé da luta bem fino para montar uma estratégia. Nós sabíamos que isso ia acontecer um dia. Eu estava seguro, sem ser arrogante, mas sabendo que era possível. E foi melhor do que imaginávamos, principalmente por ter sido quando ninguém acreditava.

Analisando a luta, Conan revelou que a agressividade de Cyborg sobre Amanda Nunes era esperada – e até desejada – por parte de sua equipe. Para o treinador, a vontade de acabar com a luta rapidamente exporia erros por parte da curitibana.

– Uma parte da estratégia muito funcional que nós vimos na Cyborg era a agressividade dela. Nós sabíamos que ela ia querer matar a Amanda, e nós queríamos aquilo. Ao contrário de querermos evitar, nós queríamos que aquilo acontecesse mesmo, porque sabíamos que haveria erros: erros de trocação, de ser botada para baixo… A Amanda estava preparada para qualquer tipo de situação, mas acabou que não precisou, porque você vai trocar com a amanda que tem velocidade, mão pesada e é precisa, você está se arriscando. E vai cair. Foi o que aconteceu.

Amanda Nunes nocauteou Cris Cyborg em apenas 51s no UFC 232 — Foto: Getty ImagesAmanda Nunes nocauteou Cris Cyborg em apenas 51s no UFC 232 — Foto: Getty Images

Amanda Nunes nocauteou Cris Cyborg em apenas 51s no UFC 232 — Foto: Getty Images

A troca de provocações por parte de ambas as lutadoras também foi abordada pelo treinador, que acredita que nada jamais apagará o legado de Cyborg na história do esporte.

– No nosso lado não teve clima nenhum. Eu venho lidando com essa situação de Amanda e Cris, e tenho todo o respeito por ela. Ela é a Cris Cyborg, está na história do MMA feminino e ninguém vai tirar isso dela. A única confusão que aconteceu foi do lado dela, de ter falado algumas besteiras, coisas que ela não tinha noção. Mas não magoou nem feriu ninguém. A prova está na ação, e não na resposta na palavra. Mas eu falei com ela na hora da luta. disse: “Te admiro, tenho todo respeito por você. Você continua sendo a Cris Cyborg, só que era a noite da Amanda.”

Perguntado sobre a possibilidade de Amanda Nunes defender os dois cinturões, Conan Silveira disse acreditar que a campeã tem condições de fazer história se mantendo campeã de duas categorias, mas acredita que, no momento, ela deve se preocupar apenas em aproveitar a sua conquista e tirar férias para comemorar.

– Eu não sei dizer. Ainda está muito cedo. Ela precisa das férias dela, não quero que ela se preocupe com absolutamente nada. Não é hora de falar sobre isso. Mas ela tem condições plenas de fazer um marco na história e defender os dois cinturões. Não sei se é isso que decidirermos fazer. Vamos conversar ainda, é uma resposta para o time dar. Temos que aguardar, mas quero curtir esse momento e não pensar em nada do que faremos lá na frente.

Para Conan Silveira, Renato Moicano está pronto para vencer José Aldo em Fortaleza — Foto: Camilo Pinheiro MachadoPara Conan Silveira, Renato Moicano está pronto para vencer José Aldo em Fortaleza — Foto: Camilo Pinheiro Machado

Para Conan Silveira, Renato Moicano está pronto para vencer José Aldo em Fortaleza — Foto: Camilo Pinheiro Machado

Outro assunto abordado por Conan Silveira foi a luta entre José Aldo e Renato Moicano, que também treina na American Top Team. Para o treinador, o ex-campeão dos pesos-penas do UFC surpreendeu negativamente ao dizer que não sabia quem era Renato Moicano, e garantiu que seu atleta estaria pronto para lutar imediatamente.

– Não tem como correr. Eu avisei no começo que essa era a luta certa e merecida. Me surpreendeu muito saber que o Aldo não sabia quem é Renato Moicano. Não caiu muito bem, mas tudo bem. Mais uma vez vamos provar o contrário. É lá na hora que a gente resolve. O Renato quer lutar amanhã. Não corremos o risco de “virar o fio”. Temos na ATT um grupo de cientistas muito sério, que trabalha muito.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links