– (foto: Carlos Soares/SSP-AM) – 
Responsável pelo comércio e distribuição de entorpecentes nos bairros Mutirão e na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, na zona norte de Manaus, como apontam investigações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), o ex-presidiário Maycon Lima de Castro, de 24 anos, foi um dos presos durante operação deflagrada nesta semana, naquela zona da capital. Em três dias de trabalho policial, 14 armas de fogo foram apreendidas e membros de duas facções criminosas que cometem homicídios na região foram colocados à disposição da Justiça.
Preso na quinta-feira (04/09) no bairro Tancredo Neves, zona norte, Maycon Lima, vulgo “Cachacinha”, é identificado nas investigações como um dos infratores da linha de frente de uma facção criminosa que atua em Manaus. Ele comandava um bando criminoso capturado ao longo da semana e ordenava homicídios de traficantes rivais, pelo domínio do comércio de entorpecentes na zona norte da capital.

A suspeita é que ele seja um dos criminosos por trás de crimes de homicídio registrados, principalmente, no Mutirão e Nossa Senhora de Fátima, onde houve aumento de confrontos entre criminosos a partir de janeiro, com a saída dele do sistema prisional.

Com a captura de Maycon e seus comparsas, a polícia espera coletar elementos para elucidar diversos homicídios cometidos pelo bando criminoso em toda a capital. Ele já vinha sendo procurado pela Polícia Militar em bairros da zona norte há pelo menos dois meses. O ex-presidiário responde a um processo por homicídio, que tramita na Justiça do Amazonas, em virtude de inquéritos da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), da Polícia Civil.

Da última vez em que foi preso, em janeiro de 2017, Maycon estava foragido do sistema prisional desde 2014, e já tinha outros três mandados de prisão em aberto. Na ocasião em que foi capturado, no bairro da Compensa, zona oeste, portava uma pistola PT 100, com adaptação para silenciador, e estava com a perna ferida por ter participado, dias antes, de um confronto a tiros com criminosos rivais no bairro.