Matérias

Susam precisa restabelecer contrato com fabricante público de remédios, afirma Ricardo Nicolau

O restabelecimento do contrato com a Fundação para o Remédio Popular (Furp), maior fabricante público de medicamentos do país, sediada em São Paulo, está sendo pedido na Assembléia Legislativa do Estado (Aleam), pelo deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD).

Pedindo providências urgentes à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) sobre o assunto, o parlamentar afirmou que a medida permitirá ao governo estadual uma economia estimada em 70% nas aquisições de remédios e insumos para abastecer de forma mais rápida os hospitais da rede estadual.

O encaminhamento foi feito durante Audiência Pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ainda em 28 de fevereiro.

Questionado sobre o contrato, o vice-governador e secretário da Susam, Carlos Almeida, informou que o Estado ainda precisa renegociar cerca de R$ 290 mil em dívidas deixadas por gestões anteriores para conseguir a recuperação de crédito com a Furp.

Ricardo Nicolau destacou que as vantagens de contratar laboratórios públicos estão nos preços inferiores na comparação com os particulares, a celeridade nos processos de compra e entrega e a qualidade certificada pelo Ministério da Saúde. “Por serem fábricas públicas não há necessidade de licitação. E já houve casos de envio dos medicamentos pelos aviões da FAB (Força Aérea Brasileira) para situações de emergência”, apontou.

Conforme o parlamentar, a Furp fornece uma extensa lista de produtos farmacêuticos, dentre eles antibióticos, antirretrovirais, anti-hipertensivos, medicamentos para transplantados, tratamento de diabetes e saúde mental. “São itens essenciais, porém muitos deles estão em falta hoje nos hospitais da capital e do Interior. É preciso buscar alternativas como esta porque a doença não espera”, reforçou.

Mantida pelo governo de São Paulo, a Furp fornece medicamentos e materiais hospitalares para mais de três mil cidades brasileiras, tendo como clientes governo estaduais, prefeituras, instituições federais, entidades filantrópicas e sindicatos. Também atuam no segmento o Lafepe (Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco) e o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz), do governo federal.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links