Matérias

Surto de Caxumba é investigado na Universidade Federal do Amazonas

A doença é transmitida pela saliva infectada no contato entre as pessoas e até em uma conversa. Segundo os acadêmicos, a notícia de um possível surto de caxumba ainda está sendo recebida com brincadeira pela maioria. Mas já há casos confirmados e que acabaram em afastamento da aula, afirma o professor de sociologia Tiago Jacaúna.

Só em uma das salas do primeiro período do bacharelado em Ciências Sociais, já são 5 casos suspeitos da doença. Nesta terça-feira (16), representantes da Secretaria Municipal da Saúde estiveram visitando a universidade para coletar dados e repassar orientações.

A caxumba é uma doença viral, que atinge as chamadas glândulas salivares, que ficam entre o pescoço e a orelha, e que causam bastante incômodo. É mais comum em crianças e a possibilidade de um surto numa mesma sala, causou alvoroço na comunidade acadêmica.

Uma vez infectada com caxumba, a pessoa pode contaminar outros no período entre 6 dias antes do início dos sintomas até cerca de 9 dias após início dos sintomas.

Em nota, a Semsa informou que, por ser de grande relevância para a saúde pública, o suposto surto será averiguado. Nesta quarta-feira (17), a equipe ficou de retornar à sala onde teria havido a contaminação, para conversar com os acadêmicos sobre os cuidados devidos. ais muito brandos da doença. O primeiro e mais importante sintoma é o inchaço das glândulas salivares.

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links