Matérias

Socorro! Não tem médico no estado para tirar espinha de peixe da garganta

Todos os dias, no mínimo 5 pessoas procuram as emergências dos pronto-socorros de Manaus para tirar espinha de peixe da garganta. E pasmem! Não há um profissional contratado pelo estado para este atendimento comum numa cidade em que grande parte da população se alimenta de peixe.

Para atender os casos de emergência, o estado contratou os serviços da CLIMAGEM, uma clínica particular que fica na Rua Recife, ao lado do Pronto Socorro 28 de Agosto.

Na Climagem só há um otorrinolaringologista para atender aos pacientes  do SUS. Trata-se do médico Leônidas Alves. Mas ele não fica de plantão na clínica. Ele só atende a partir das 3 horas da tarde.

Quem engolir uma espinha de peixe de manhã, tem que ficar o dia todo esperando na fila. Hoje foi assim. Uma colega da Rádio CBN engoliu uma espinha de peixe no almoço. Fez uma via crucis em todos os hospitais públicos e não conseguiu atendimento. Chegando na Climagem, encontrou uma fila de pessoas desesperadas na mesma situação esperando a chegada do médico Leônidas Alves. Tinha paciente com um inseto no ouvido aguardando atendimento desde 7 horas da manhã.

Na Climagem o paciente do SUS é atendido em condições humilhantes, numa sala quente sem ar condicionado. O paciente particular tem direito a sala com ar-condionado.

A ingestão inadvertida de espinha de peixe pode levar à lesões de faringe, laringe, esôfago, estômago (menos comum), intestino delgado e intestino grosso. A lesão mais comum dessas víscera é a perfuração.

 

9 Comentários para “Socorro! Não tem médico no estado para tirar espinha de peixe da garganta”

  1. Paulo Oliveira disse:

    Tem algo errado… estamos falando da mesma cidade ” maravilhosa ” que vejo todos os dias nas propagandas na TV?

  2. mario cezar disse:

    sorte da moça que foi só uma espinha de peixe…se por um acaso quebrar um osso a espera na emergencia é de um mês,no 28 de agosto e de até 6 meses no adriano jorge…..

  3. Adiel Nogueira disse:

    Ronaldo um absurdo tá acontecendo com o tal de SISREG da SUSAM. Veja o que me aconteceu essa semana. Sou portador de Mal de Parkinson e meu médico prescreveu tto continuo de fisioterapia na Fundação Alfredo da Mata(Fuam) onde fui suoer bem atendido. Ocorre que alguns exercícios só são feitos no Pam Codajas ora onde fui encaminhado e tbem fui muitíssimo bem atendido no setor de fisioterapia. Meu calvário começou qdo precisei renovar mais dez sessões e fui ao ortopedista da Fuam que prescreveu mais 10 sessões, só que o Pam Codajas nao aceita a receita da Fuam aí parei o tratamento onde tina melhorado e tive que madrugar no Pam para que um médico de lá solicite a mesma coisa da Fuam. Depois de dois dias tendo conseguido a receita retornando ao setor do SISREG a moça D. Rute nao aceitou pois o médico nao colocou tto continuo aí tenho que marcar nova consulta, madrugar. Bom depois de tudo isso tenho que esperar ate o dia trinta para reiniciar meu tto. É ou nao é uma esculhambação? Se o sistema é único pq o médico nao tem autonomia para receitar de uma unidade para outra? Pq tanta burocracia? Estou pior. Parei meu tto. Por favor intervinha nesse descalabro. Outro fato é a desumanizacao no atenfimento no Pam. Faca uma reportagem por lá. Obrigado .

  4. romulo disse:

    Pra espinha sair, eh comer banana, uma,duas…..e pra nao engolir eh so ter atencao

  5. djair disse:

    Meu caro colega Ronaldo,

    A exato s 27 dias bati meus testiculos e fui obrigado a usar os serviços medico publico do SPA São Raimundo, um excelente atendimento, desde a entrada até a saida fui bem atendido, atendimento fora do serio, muito bom.
    O medico que me atendeu me deu um encaminhamento para o urologista.
    A principio tudo bem na chegada preenchimento da ficha tudo ok!.
    Fui consultado pelo Dr.Petrus um EXCELENTE profissional, após ser examinado, pediu alguns exames(Ultra-sonografia, sangue e urina), e tomar uma medicação para aliviar as dores.
    No ambulatorio para tomar a medicação, a enfermeira quase arrancou minhas nadegas com uma agulhada.
    Disse à ela: “assim vc me mata”, ela me respondeu – é assim mesmo, é prá doer mesmo.
    Então, aguardei das 10:30 às 15:30 o medico que iria realizar a ultra-som, chegando no local o medico informou que não iria realizar nenhum exame de ultra-som.
    Agora caros leitores com os testiculos igual dois abacate e quase chorando de dor, tiver que voltar no outro dia para realizar o exame.
    Quando cheguei no outro dia, fui informado pela secretaria do medico que iria realizar a ultra-som que, ele já tinha ido embora, e que o seu contrato com o SPA 28 de Agosto só seria realizar os exames dos pacientes agendado e ir embora.
    Agora pergunto: em caso de urgencia? O paciente agonizando teria tempo de esperar?
    Pois lhes digo:”Isso aconteu comigo”, e não quero esse atendimento pra ninguem.

  6. Bela disse:

    Ei, cadê o meu comentário????? Ofendi alguém???? Democracia gente!!! Está parecendo o yahoo.

  7. Caio disse:

    6.Caio disse:
    O seu comentário está aguardando moderação.

    11 de julho de 2012 às 16:43
    Rapaz, isso deve ter acontecido em outra cidade né? Não pode estar falando de Manaus. Eu vejo nas inserções da PREFEITURA MUNICIPAL DE MANAUS uma cidade de PRIMEIRO MUNDO, onde tudo é mto bonito, tudo funciona perfeitamente, os servidores públicos municipais sempre sorrindo, alegres, contentes com os seus salários, atendendo as pessoas com o maior carinho e atenção, as ruas bem asfaltadas, o trânsito maravilhoso, as escolas municipais funcionando durante o ano inteiro, enfim, realmente essa matéria deve ser de outra cidade.

    Publica o comentário.

  8. Eluana disse:

    Realmente uma vergonha para o nosso estado, estou há mais de 5 dias com minha mãe com muita dor no ouvido e até o momento não consegui em Manaus um medico especializado no sistema publico de saúde. Não sei mas o que faço, enquanto isso minha mãe sofre do meu lado com muito dor. Que capital é esse? Que Brasil é esse?
    Que devemos deixar um familiar amado sofrer sem poder fazer nada!

  9. cristiane disse:

    eu também já fui lá mais não consegui atendimento..e acho que a espinha ainda deve estar na minha garganta, pois ainda sinto muitas dores como se estivesse inflamado e também tô sentindo muitas dores no ouvido e sinto q vem da garganta;;

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links