Matérias

Sinésio Campos cobra esclarecimentos sobre apagões em Manaus e monitoramento de fronteiras

O deputado Sinésio Campos (PT/AM) apresentou requerimento propondo encaminhamento de expedientes à Amazonas Energia, solicitando informações (esclarecimentos) sobre os constantes apagões (falta de energia) que vêm ocorrendo em Manaus. O parlamentar também solicitou ao Ministério da Defesa e Exército Brasileiro providências da execução de serviços de monitoramento de fronteiras do Amazonas e no município de São Gabriel da cachoeira, na região de fronteira com a Colômbia e Venezuela.

As proposições foram protocolizadas á Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado (ALE-AM), na sessão (virtual) realizada nesta quinta-feira (26).

Sobre a solicitação de esclarecimentos à Amazonas Energia, o deputado enfatiza a necessidade de atendimento às medidas governamentais, considerando o momento de gravidade que o país e o Estado enfrentam, além do apoio às ações desenvolvidas no combate e prevenção ao COVID-19, tendo em vista as medidas de prevenção de isolamento social, que ocasionam o maior consumo de energia elétrica e água.

Quanto ao monitoramento da fronteira, afirma Sinésio, objetiva o cumprimento da portaria nº 125, de 19 de março de 2020, que dispõe sobre a restrição excepcional e temporária de entrada no Brasil de estrangeiros oriundos dos países que relaciona, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), dentre os quais incluem a Colômbia e a Venezuela.

“Um dos principais compromissos do nosso mandato, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas tem sido o de contribuir de forma efetiva com o avanço da luta em prol da saúde do povo amazonense. Portanto, fazem-se necessárias medidas considerando o momento que vivemos ao passo que apoiamos as ações desenvolvidas no combate e prevenção do COVID-19, tendo em vista as medidas de prevenção de isolamento”.

Sinésio destaca a necessidade de conter  livre trânsito (entrada) de pessoas, inclusive estrangeiros, em Tabatinga e em São Gabriel da Cachoeira através das fronteiras com a Colômbia e Venezuela, apesar da ameaça do risco de aumento da gravidade de propagação e contágio pelo Covid-19.

O parlamentar relatou ter recebido denúncia, do Prefeito de São Gabriel da Cachoeira, de que já há confirmação de pessoas infectadas pelo vírus na cidade de Mitu, na Colômbia, fronteira com o município. O prefeito disse ter solicitado ao exército e para o general Danilo, responsável pelas linhas de fronteiras da região, fechar as fronteiras. Porém o militar teria respondido não haver ordens superiores ou mandado para esse fim. “Diante disso estamos apresentar indicações ao Ministério da Defesa e Exército Brasileiro, solicitando providências da execução de serviços de monitoramento no município de São Gabriel da cachoeira, na região de fronteira com a Colômbia e Venezuela.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links