Matérias

Sindicato afirma que agente penitenciário preso com material proibido foi vítima de “armação e ameaças”

 

cadeia-publica-desdor-raimundo-vidal-pessoa

O Sindicato dos Agentes Penitenciários aponta irregularidade na prisão de servidor. O vice-presidente da entidade, Antônio Jorge Santiago, afirmou que o sindicato vai solicitar do Ministério Público (MP), apuração rigorosa sobre a prisão do agente penitenciário.

download (3)

Hermes Alberto Ugarte Júnior teria sido flagrado às 8h, quando chegava à Cadeia Pública Desembargador Raimundo Vidal Pessoa, na Avenida Sete de Setembro, no Centro de Manaus, para o trabalho, quanto foi interceptado por policiais do Departamento de Inteligência Penitenciária (Dipen) da Seap, que apreenderam material proibidos, evitando que entrassem na unidade prisional. (veja matéria neste Portal)

download (4)

De acordo com a assessoria de imprensa da Seap, Hermes portava, no momento da abordagem, 500 gramas de material entorpecente, 15 celulares, 11 carregadores, 11 fones de ouvido, 2 baterias, 1 serra, 5 alicates, 2 chaves de fenda, 1 martelo, 2 tesouras, 2 bocais de lâmpada, 3 chaves de algema, 1 espelho e R$ 1.459,50 em espécie.

O servidor acabou sendo encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia (1º DIP) para procedimentos de flagrante e, segundo a Seap, será indiciado por tráfico de drogas e facilitação de entrada de materiais proibidos em estabelecimento prisional.

O sindicato acredita que Hermes foi vítima de uma ‘armação’ e de de ameaças feitas por detentos do sistema prisional amazonense, que o obrigaram a transportar todo o material ilícito encontrado com o agente penitenciário.

Apesar das evidências, o vice-presidente dos Agentes Penitenciários no Estado, Antônio Jorge Santiago, acredita na inocência de Hermes e acha que o servidor foi vitima de um suposto plano que visa devolver a “credibilidade” às forças de segurança que atuam no sistema prisional. A categoria é terceirizada pela empresa Umanizzare Gestão Prisional Privada.

A reportagem da Rede Tiradentes tentou, por diversas vezes, fazer contato, neste domingo (5), com o Secretário da Administração Penitenciária, Coronel PM Cleitmam Coelho, mas a assessoria de comunicação da SEAP nos informou que ele não poderia nos atender por estar visitando unidades prisionais da BR 174, onde o sinal de celular não funciona. A reportagem também tentou ouvir o delegado plantonista do 1ª Distrito Integrado de Polícia (DIP), Alessandro Albino, porém, por estar almoçando, o delegado disse que não poderia nos atender, naquele momento.

O agente penitenciário Hermes Alberto Ugarte Júnior, foi encaminhado ao 1º Distrito Integrado de Polícia, onde foi autuado tráfico de drogas e facilitação de entrada de materiais proibidos em estabelecimento prisional.

 

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links