Esportes

Shaquille O’Neal diz que MMA o ajudou a ser tetracampeão da NBA e dá credito a Vitor Belfort

Por Combate.com — Rio de Janeiro

Um dos jogadores de basquete mais dominantes da história considera os treinos de MMA parte importante de seu sucesso. Hoje aposentado das quadras, o pivô Shaquille O’Neal revelou esta semana que, quando passou a treinar luta, elevou o nível de seu jogo e enfim chegou ao título da NBA, principal liga de basquete do mundo.

– MMA é a razão pela qual me tornei campeão. Eu sempre treinava basquete e não era o bastante. Porque, quando eu jogava basquete, era mais wrestling. Então, quando treinei MMA com Jon Burke, um amigo meu em Orlando, voltei na melhor forma da minha vida. Isso foi em 2000. Dominei. Sou um escravo do hábito. Fiz de novo, ganhei meu segundo título. De novo, ganhei o terceiro. Brinquei, relaxei, perdi. Fui trocado para Miami, fiz de novo, ganhei o quarto título – disse Shaq, em entrevista ao canal americano “ESPN”.

Vitor Belfort posa com Shaquille O'Neal: gigante esteve na primeira luta profissional do brasileiro — Foto: Arquivo PessoalVitor Belfort posa com Shaquille O'Neal: gigante esteve na primeira luta profissional do brasileiro — Foto: Arquivo Pessoal

Vitor Belfort posa com Shaquille O’Neal: gigante esteve na primeira luta profissional do brasileiro — Foto: Arquivo Pessoal

Quem o apresentou ao esporte, O’Neal revelou, foi o brasileiro Vitor Belfort. Os dois se conheceram em 1996, no Havaí, onde a equipe de Shaq, o Los Angeles Lakers, fazia parte da pré-temporada e onde Belfort faria, naquele ano, sua primeira luta profissional de MMA, contra Jon Hess.

– Eu fui apresentado ao MMA pelo Vitor Belfort. Tivemos um camp no Havaí e o Vitor veio por trás e me agarrou. Eu disse, “O que você está fazendo?” E ele disse, “Não, sou um grande fã seu, só quero te mostrar o que faço, vou lutar hoje à noite”. Ele enfrentou um grandalhão tipo lenhador e o nocauteou em 5 segundos. Desde então, virei fã.

Fabricio Werdum e Shaquille O'Neal posam após uma luta do brasileiro no UFC — Foto: Ivan RauppFabricio Werdum e Shaquille O'Neal posam após uma luta do brasileiro no UFC — Foto: Ivan Raupp

Fabricio Werdum e Shaquille O’Neal posam após uma luta do brasileiro no UFC — Foto: Ivan Raupp

E um fã dedicado. Através dos anos, o pivô foi visto em inúmeros eventos do UFC e posou com nomes como Anderson Silva, Jon Jones, Anthony Pettis, Fabricio Werdum e Daniel Cormier. Mas não ficou por aí. Shaq contou que já treinou com Greg Hardy, ex-jogador de futebol americano e atual peso-pesado do Ultimate, e que levou a sério boatos em 2010 de que poderia enfrentar Hong-man Choi, um gigante sul-coreano de 2,18m que lutou no K-1 e no Dream.

– Eu desafiei o Hong-man Choi há muito tempo, porque nunca enfrentei alguém do meu tamanho. Desde meus 10 anos de idade ouvi a frase, “Encare alguém do seu tamanho!” Então na época, eu estava disposto a lutar, e teria enfrentado ele. Eu queria que alguém entrasse, queria que Dana (White, presidente do UFC) entrasse nisso e organizasse, mas ninguém fez isso – lamentou O’Neal, hoje com 48 anos e aposentado do basquete há nove anos.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links