Matérias

Setembro amarelo: ações de orientação e prevenção ao suicídio são realizadas no Interior do Estado. Iniciativa faz parte da programação da Defensoria Pública.

Moradores da cidade de Tefé, a 522 quilômetros em linha reta de Manaus, receberam, nessa sexta-feira (20), orientações sobre como identificar o comportamento suicida e os cuidados que se deve adotar para ajudar pessoas com idealização suicida (que pensam ou planejam o suicídio).

A atividade foi realizada pelo Polo Médio Solimões da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A mobilização “Abraço em Defesa da Vida”, buscou chamar atenção das pessoas para o assunto, que preocupa cada vez mais as autoridades e as próprias famílias.

A iniciativa teve distribuição de abraços, material informativo e apresentação da palestra “Suicídio e suas principais causas”, ministrada pela psicóloga Adriane Magalhães do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) da cidade de Tefé.

O evento contou com o depoimento emocionante de um dos pacientes do CAPS que relatou sua trajetória na instituição em busca de saúde mental e superação por meio apoio que recebeu. A ação teve ampla adesão e interesse da população, que conseguiu tirar dúvidas e obter informações detalhadas sobre o atendimento no Centro de Atenção Psicossocial.

Continuidade – A ação faz parte da Campanha Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, que contou com diversas ações da Defensoria Pública na capital e no interior do Estado. Em Manaus, a Defensoria realizou palestras sobre projetos de prevenção ao suicídio alertando que se trata de um problema complexo de saúde pública que deve ser avaliado de forma ampla e que não se limitada à classe econômica, sexo ou idade.

Também houve uma grande mobilização no Largo São Sebastião, no Centro, com distribuição de abraços por defensores, defensoras e servidores da DPE-AM, além de material informativo às pessoas que passaram pelo local. A iniciativa foi uma forma de chamar atenção para o Setembro Amarelo.

Ajuda – O Centro de Valorização da Vida (CVV) realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone, e-mail, chat e voip 24 horas todos os dias.

A ligação para o CVV em parceria com o SUS, por meio do número 188, é gratuita a partir de qualquer linha telefônica fixa ou celular. Também é possível acessar o site www.cvv.org.br para chat, Skype, e-mail e mais informações sobre ligação gratuita.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links