Matérias

Serviços de testagem de HIV, sífilis e hepatites são retomados na Policlínica Gilberto Mestrinho

– (foto: Mayara Viana) –

Com a flexibilização das medidas de distanciamento social, a Policlínica Gilberto Mestrinho, na avenida Getúlio Vargas, Centro de Manaus, retomou entre seus serviços os testes de HIV, sífilis e hepatites virais (B e C). Os testes, essenciais para a prevenção e controle das doenças sexualmente transmissíveis, são feitos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que funciona na policlínica desde abril do ano passado.

A coordenadora de Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids (IST/Aids), da Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Vanessa Homobono, ressalta a importância da testagem que, segundo ela, deve ser feita com regularidade. “Principalmente se a pessoa tiver passado por alguma situação de risco, por exemplo, sexo sem preservativo, compartilhamento de seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates de unha e outros objetos perfurocortantes”.

Vanessa destaca que os testes estão disponíveis na rede pública de saúde, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBS). “É muito importante que o diagnóstico dessas doenças seja realizado precocemente, porque facilita o tratamento e garante a saúde do paciente”, reforça.

O atendimento no CTA da Policlínica Gilberto Mestrinho acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Os testes podem ser feito por pessoas acima de 18 anos e menores de idade acompanhados dos pais ou responsáveis, com demanda livre. “Não é necessário agendamento, e o resultado sai na hora”, observa a diretora da policlínica, Maximina Malagueta.

Segundo ela, os serviços de testagem retornaram no final de junho, quando a unidade voltou à normalidade dos atendimentos, mas a demanda está pequena após a pandemia. “Fazíamos em média 120 atendimentos por dia, antes da pandemia, e agora estamos fazendo uma média de 30”, observa.

Maximina acredita que a redução na procura pode estar relacionada ao medo da Covid-19 ou mesmo porque as pessoas ainda acham que o serviço não voltou. Ela garante que a Policlínica Gilberto Mestrinho segue as recomendações para a abertura, com medidas de distanciamento e higiene e a obrigatoriedade do uso de máscara aos usuários e servidores para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus.

Além dos testes, o CTA oferece serviço de aconselhamento, com psicólogo, assistente social e enfermagem e orientação para o acompanhamento na rede de saúde para os casos positivos.

Onde fazer – Na rede estadual de saúde, além da Policlínica Gilberto Mestrinho, a Susam oferta os testes na Policlínica Antônio Aleixo, na zona leste, e na Fundação Alfredo da Matta (Fuam), na Cachoeirinha, zona sul. O CTA do Centro de Atenção à Melhor Idade (Caimi) Ada Viana, na Compensa, zona oeste, que também possui um CTA, ainda não retomou suas atividades.

Na atenção básica, os testes são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da capital e interior.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links