Esportes

Separados por 12 anos, unidos pelo gol: Haaland e Lewandowski engrandecem Borussia x Bayern

Por AFP e GloboEsporte.com — Dortmund, Alemanha

É Borussia Dortmund x Bayern, mas hoje pode chamar também de Haaland x Lewandowski. A dupla de centroavantes vem justificando desde o início da temporada as atenções que promete roubar no clássico desta terça-feira, às 13h30 (de Brasília), no Westfalenstadion, pela 28ª rodada do Campeonato Alemão.

Separados por 12 anos de idade, mas unidos pela vocação do gol, Haaland e Lewandowski vêm lidando muito bem com as expectativas.

O GloboEsporte.com acompanha Borussia Dortmund x Bayern em Tempo Real, nesta terça-feira, às 13h30 (de Brasília)

Dois dos melhores centroavantes do mundo, Haaland e Lewandowski estarão frente a frente nesta terça-feira — Foto: GloboEsporte.com

Dois dos melhores centroavantes do mundo, Haaland e Lewandowski estarão frente a frente nesta terça-feira — Foto: GloboEsporte.com

O norueguês é a sensação da temporada 2019/20. Começou brilhando com a camisa do RB Salzburg na Áustria e na fase de grupos da Liga dos Campeões. O Borussia Dortmund se apressou e venceu a concorrência de diversos times para contratá-lo em janeiro. Desde então, são 13 gols em 13 jogos entre Alemão, Copa da Alemanha e Champions.

No total, são 41 gols em 35 jogos – ou um gol a cada 58 minutos, média um pouco melhor se considerarmos apenas o período no Dortmund (um gol a cada 71 minutos). Faltou ressaltar outro número importante: ele tem apenas 19 anos.

Lewandowski é a versão madura dos centroavantes. Apesar de ter surgido no Dortmund há uma década, o polonês vive hoje o seu auge técnico e físico aos 31 anos.

São 41 gols em 35 jogos (um gol a cada 72 minutos) e duas artilharias imponentes: a da Liga dos Campeões (11 gols) e a da Bundesliga (27). Como Haaland já foi eliminado na Champions (com 10 gols) e tem apenas 10 no Alemão por ter jogado menos, essa é uma batalha particular já vencida.

Os gols de Bayern de Munique 5 x 2 Eintracht Frankfurt pelo Campeonato Alemão

Os gols de Bayern de Munique 5 x 2 Eintracht Frankfurt pelo Campeonato Alemão

O confronto também pode ser considerado uma final antecipada do Alemão. Com 61 pontos, quatro a mais do que o rival, o Bayern pode aumentar a vantagem e ficar bem perto do octa da Bundesliga nas seis últimas rodadas. A equipe vem de oito vitórias seguidas e está invicta há 13 partidas na temporada e no Alemão. No confronto do turno, em novembro do ano passado, a equipe de Munique goleou em casa por 4 a 0, com dois de Lewandowski, e superou o Borussia na classificação, mas Haaland não estava na equipe de Dortmund ainda.

Os gols de Wolfsburg 0 x 2 Borussia Dortmund pelo Campeonato Alemão
Os gols de Wolfsburg 0 x 2 Borussia Dortmund pelo Campeonato Alemão

Atuações memoráveis

Até então, Lewandowski viveu o seu momento de maior glamour quando marcou quatro gols contra o Real Madrid no jogo de ida da semifinal da Champions em 2012/13, quando ainda vestia a camisa amarela e preta do Borussia Dortmund.

Lewandowski ofusca Cristiano Ronaldo e faz quatro gols na vitória do Borussia Dortmund sobre o Real Madrid na semifinal da Liga dos Campeões 2012/13

Lewandowski ofusca Cristiano Ronaldo e faz quatro gols na vitória do Borussia Dortmund sobre o Real Madrid na semifinal da Liga dos Campeões 2012/13

Pelo Alemão, seus cinco gols em nove minutos contra o Wolfsburg, já defendendo o Bayern, em setembro de 2015, também ainda repercutem. Até porque seria impossível esquecer a careta de Pep Guardiola com o voleio de seu centroavante no quinto gol.

Bundesliga English

@Bundesliga_EN

L is for Lewandowski ⚽

Nine minutes – you know the rest… 😵

Embedded video

218 people are talking about this

Haaland é o primeiro jogador com menos de 20 anos a marcar em seus cinco primeiros jogos da Champions. Em setembro, aos 19 anos e 58 dias, tornou-se o terceiro jogador mais jovem a marcar três gols na competição continental. Somente Raúl González (Real Madrid) e Wayne Rooney (Manchester United) foram mais precoces.

Seus sete gols nos três primeiros jogos na Bundesliga, em janeiro, iniciaram uma verdadeira “Haalandmania” na Alemanha.

O que faz deles tão especiais?

A altura de Haaland (1,94m) talvez seja a primeira característica a lhe chamar a atenção. Mas ele é igualmente rápido, forte e está longe de ser um grandalhão responsável pelo último toque.

Sua capacidade de se desmarcar e aproveitar as costas da defesa em velocidade já lhe rendeu alguns gols nesta Bundesliga (veja abaixo no canal oficial da Bundesliga).

Lewandowski possui o mesmo instinto matador e talvez até mais técnica e inteligência tática do que Haaland demonstrou até aqui. É capaz de encontrar espaços no meio dos marcadores, recuar para ajudar na aproximação dos companheiros e não encontra problemas em finalizar com a direita, esquerda, cabeça, de primeira ou de segunda.

Quatro gols no Real Madrid? Lewandowski é o pai da façanha quando ainda defendia o Borussia Dortmund — Foto: AFP

Quatro gols no Real Madrid? Lewandowski é o pai da façanha quando ainda defendia o Borussia Dortmund — Foto: AFP

E o futuro?

Há anos, o Borussia Dortmund é um lugar de descobrimento de joias do futebol, como mostram os casos de Hummels, Götze, Dembélé, Aubameyang, Pulisic e por aí vai, dependendo do quão criterioso você for.

Lewandowski também foi uma delas. O atacante foi contratado quando tinha 20 anos por € 4,75 milhões junto ao Lech Poznan. Com o Borussia, foi bicampeão alemão e vice-campeão europeu, antes de se transferir sem custos ao Bayern em 2014, onde faturou a artilharia da Bundesliga quatro vezes.

Com contrato até meados de 2023, não é fácil imaginá-lo em alguma outra grande liga.

Haaland chegou ao Dortmund com 19 anos, após uma primeira metade de temporada impressionante no Salzburg. O contrato com o Borussia é até 2024, mas será problemático segurar o norueguês se a média de gols for mantida.

Haaland tem média de um gol a cada 58 minutos na temporada por Salzburg e Dortmund — Foto: Leon Kuegeler/Reuters

Haaland tem média de um gol a cada 58 minutos na temporada por Salzburg e Dortmund — Foto: Leon Kuegeler/Reuters

Os dois têm em comum o fato de não terem nascido em países que são potências do futebol, o que, a priori, torna praticamente impossível as chances de conquistarem um grande título por suas seleções (a Copa do Mundo ou a Eurocopa, por exemplo).

Rigor e profissionalismo

Os dois são estrelas dentro de campo, mas muito discretos fora dele, longe da imagem de ostentação ou de vida desenfreada de outros grandes nomes do esporte.

– Haaland é um desses garotos que se entregam a fundo nos treinos – elogiou o zagueiro Hummels, afirmando que o rendimento do norueguês “não se deve à sorte”.

Lewandowski é considerado há anos um exemplo de profissionalismo.

– Ele é um dos jogadores mais profissionais com quem já trabalhei. Ele come, dorme e treina para o seu trabalho. Ele nunca se machuca porque se concentra muito na dieta certa e na preparação adequada – revelou o técnico Pep Guardiola, que comandou o Bayern entre 2014 e 2016.

A dieta de Lewandowski é controlada por sua “personal trainer”, a esposa Anna, uma ex-atleta polonesa de karatê.

Prováveis escalações:

  • Borussia Dortmund: Bürki, Piszczek, Hummels e Akanji; Hakimi, Can, Brandt e Guerreiro; Sancho, Haaland e Hazard. Técnico: Lucien Favre.
  • Bayern de Munique: Neuer, Pavard, Boateng, Alaba e Davies; Kimmich e Goretzka; Gnabry, Müller e Coman; Lewandowski. Técnico: Hansi Flick.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links