Matérias

Sefaz faz parceria com Roraima para evitar sonegação

Estado registra prejuízo de R$ 400 milhões na arrecadação em 2015

A crise econômica somada a sonegação fiscal, é apontada como o principal fator para a queda da arrecadação do governo do Estado.

Segundo Afonso Lobo, secretário de Estado da Fazenda (Sefaz-AM), a arrecadação prevista para este ano era de R$ 1,1 bilhão a mais no orçamento.  O secretário explica ainda que todos os anos, o crescimento da arrecadação girava em torno de 10%, percentual que não se manteve neste ano. “Além de não ter crescido nada, ainda houve queda de receita em torno de 400 milhões de reais” – disse Afonso Lobo.

Lobo diz ainda que o Produto Interno Bruto (PIB) do Amazonas caiu 4,5% no terceiro trimestre de 2015, em relação ao mesmo período em 2014. Com recuo de 14,5% na produção, a indústria puxou a queda do PIB do Estado. A inflação em 12 meses foi de quase 9,93%.

Porém o secretário da Fazenda afirmou que a perspectiva é a de que, com as ações do governo, sejam incrementados  aproximadamente 10 milhões ao mês no orçamento do Estado. Para isso serão tomadas algumas medidas de recuperação fiscal, entre elas está a assinatura de um convênio de cooperação mútua com o governo de Roraima para a troca de informações dos Fiscos do Amazonas e do Estado vizinho para combater fraudes no desembaraço fiscal de mercadorias que circulam nos dois Estados.

Outras medidas incluem a criação de forças-tarefas entre as diversas secretarias para combater crimes de fraude ou evasão fiscal e, desta forma, aumentar o fluxo de dinheiro para os cofres

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links