Matérias

Secretaria de Educação apresenta estratégias de ensino híbrido para o Ministério Público

A promotora conheceu as dependências do Centro de Mídias, de onde são transmitidos os conteúdos do “Aula em Casa” e “Contraturno Digital”

– (fotos: Divulgação/Seduc-AM) – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto recebeu, na manhã desta segunda-feira (09/08), a visita da promotora Delisa Ferreira, da 59ª Promotoria de Justiça Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Humanos à Educação (59ª PRODHED). Durante a visitação, a promotora conheceu as dependências do Centro de Mídias de Educação do Amazonas (Cemeam), de onde são transmitidos os conteúdos do “Aula em Casa” e “Contraturno Digital”.

Na companhia da secretária de Educação, Kuka Chaves, e dos secretários adjuntos, Arlete Mendonça, Rosalina Lôbo e Raimundo Barradas, a diretora do Cemeam, Wilmara Monteiro, guiou o passeio pelo centro, apresentando as áreas de trabalho, como os estúdios onde as aulas são gravadas, a sala de produção de conteúdos e a sala de professores, onde as aulas são planejadas pelos docentes.

“Hoje, nós recebemos de uma forma muito honrosa a presença da doutora Delisa, que tem nos auxiliado e trabalhado muito conjuntamente conosco durante todo esse processo que vivenciamos de pandemia. Uma pessoa com uma visão humana muito grande que já está há muito tempo respondendo para as questões educacionais, que hoje vem conhecer o Centro de Mídias e acompanhar todo o trabalho que já vinha sendo feito de forma virtual”, pontuou a secretária Kuka Chaves.

A promotora aproveitou a visita para sanar dúvidas sobre os trabalhos realizados pelo Cemeam nas áreas mais remotas do Amazonas e ver de perto como são executadas todas as atividades do “Aula em Casa”, que levou conteúdo aos estudantes durante a suspensão de aulas presenciais e neste momento de aulas híbridas.

“Já sabia que existia o Centro de Mídias, mas vejo que hoje ele precisa se organizar de uma forma um pouco diferente, porque não está atendendo somente a capital, mas os outros municípios. Hoje, com o ‘Contraturno Digital’, para a questão do reforço escolar, que é muito importante, então, tiveram que se organizar para repassar esses conteúdos. Por isso foi bem importante conhecer o Centro de Mídias para ver que isso está sendo garantido”, sinalizou a promotora ao fim da visita.

 

Cemeam –  Implantado em 2007, o Cemeam é uma política de estado pioneira no país e a cada ano é ampliado pelo Governo do Estado do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Apresenta uma concepção pedagógica e comunicacional que, diferentemente da educação à distância, possui presencialidade dos estudantes às aulas, recursos de interatividade em tempo real e mídias estrategicamente planejadas para o desenvolvimento das aulas síncronas e assíncronas. Faz uso de um sistema via satélite de videoconferência com interação de áudio e vídeo.

Além disso, o Centro de Mídias de Educação do Amazonas transmite palestras e cursos de alcance social em parceria com outros órgãos governamentais e também com outros departamentos da secretaria.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links