Esportes

São Paulo quer reintegrar Gonzalo Carneiro; Raí vê tropeço pontual do jogador em doping

Por Eduardo Rodrigues, Leandro Canônico, Leonardo Lourenço e Marcelo Hazan — São Paulo

São Paulo pretende reintegrar Gonzalo Carneiro na nova “pré-temporada”, quando for autorizada a volta aos treinamentos pelos órgãos de saúde em meio à pandemia da Covid-19. O atacante está liberado da suspensão por doping após ter a pena reduzida.

As férias dos jogadores terminaram no começo deste mês, mas ainda não há uma data para o retorno dos treinamentos no CT da Barra Funda.

Em contato com representantes de Gonzalo Carneiro, o gerente executivo do São Paulo, Alexandre Pássaro, aguardava para esta semana a volta do uruguaio ao Brasil.

– A ideia inicial é que ele inicie essa nova pré-temporada, até para que o Diniz o conheça. Isso não quer dizer um direcionamento esportivo mais longo. O que a gente quer é que ele se integre, ver como voltou, para entender como está o desejo esportivo e tudo o que ele passou nesse último ano. Para que o Diniz o conheça mais. Aí daqui um tempo, com mais segurança, vamos tomar novas decisões – disse Pássaro em entrevista ao GloboEsporte.com (ouça o podcast GE São Paulo no player que está no início da reportagem).

– Mas a gente fica feliz com a decisão, pelo retorno do Gonzalo, que, independentemente do erro que cometeu, é um cara de quem a gente gosta muito e um jogador em quem a gente acredita – completou.

O gancho inicial de Gonzalo Carneiro era de dois anos, mas o Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem entendeu que o jogador se submeteu aos tratamentos e reduziu a punição pela metade.

– Tudo indica que tenha sido um tropeço pontual. É um cara sensacional – afirmou Raí, executivo de futebol do São Paulo.

Gonzalo Carneiro tem pena reduzida para 12 meses e está liberado para voltar ao São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.netGonzalo Carneiro tem pena reduzida para 12 meses e está liberado para voltar ao São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

Gonzalo Carneiro tem pena reduzida para 12 meses e está liberado para voltar ao São Paulo — Foto: Rubens Chiri/saopaulofc.net

O planejamento do departamento de futebol é de no primeiro momento testar os jogadores para coronavírus e depois retomar os treinos em uma nova “pré-temporada”, quando houver liberação das autoridades responsáveis. O uruguaio participaria desse processo.

– O Gonzalo Carneiro tem contrato até março do ano que vem. Temos uma cláusula que nos permite, até o final deste ano, notificá-lo e renovar o contrato. Diferentemente do Rojas (nota da redação: tem contrato até julho, e o clube pretende prorrogar até dezembro), temos esse prazo para ver como ele retorna. Ele deve retornar semana que vem (nesta semana) para o Brasil. Estou em contato com os representantes dele. A gente está estudando como fazer de maneira segura, porque ele vai pegar avião, passar na imigração como um estrangeiro que está chegando ao Brasil. A gente está vendo o melhor jeito, a melhor data, o melhor voo, para que ele possa chegar aqui e se instale novamente no São Paulo, para começar também com ele a fazer os testes de coronavírus – disse Pássaro.

Gonzalo Carneiro foi flagrado no antidoping em março de 2019, com a presença de benzoilecgonina, um metabólito da cocaína, no jogo contra o Palmeiras, no Pacaembu, na primeira fase do Paulistão. Ele jogou os 90 minutos, e o Tricolor perdeu por 1 a 0.

Desde então, o atacante uruguaio seguiu tratamento psicológico e ficou 45 dias internado em uma clínica de reabilitação no Brasil para tratar o problema. Durante o período, Carneiro também realizou atividades para manter a forma física.

contrato de Gonzalo Carneiro com o São Paulo estava suspenso, e ele ficou proibido de frequentar o CT da Barra Funda. Nesse período, o atleta não recebeu salários. O uruguaio foi contratado pelo São Paulo em abril do ano passado e assinou com o clube até 31 de março de 2021.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links