Esportes

Saiba o que Tiago Nunes tem lido e assistido durante as férias do Corinthians

Por Bruno Cassucci — São Paulo

Em quarentena há mais de um mês e de férias do Corinthians desde o dia 1º de abril, o técnico Tiago Nunes tem aproveitado o tempo livre para cuidar da família e colocar as leituras em dia, mas sem esquecer do Timão.

Logo nos primeiros dias de confinamento, em São Paulo, Tiago Nunes assistiu aos 14 jogos disputados pelo Corinthians na temporada e tomou nota de erros e acertos cometidos. Periodicamente, ele também tem conversado com membros da comissão técnica para avaliar cenários e discutir o que fazer quando as atividades do futebol forem retomadas.

Com mais tempo livre, Tiago tem se dedicado a cuidar da esposa, que está grávida do segundo filho deles. O nascimento está previsto para o próximo mês.

Já os momentos de lazer são acompanhados por filmes e livros, muitos com temática esportiva, mas não apenas sobre isso. A pedido do GloboEsporte.com, Tiago Nunes listou, por meio de sua assessoria de imprensa, alguns dos títulos lidos e assistidos recentemente. A última leitura foi a da biografia do técnico argentino Marcelo Bielsa, mas a relação tem obras diversas, como “Convite à Filosofia”, de Marilena Chauí. Confira abaixo:

Tiago Nunes aguarda volta das atividades no Corinthians — Foto: Marcello Zambrana / Estadão ConteúdoTiago Nunes aguarda volta das atividades no Corinthians — Foto: Marcello Zambrana / Estadão Conteúdo

Tiago Nunes aguarda volta das atividades no Corinthians — Foto: Marcello Zambrana / Estadão Conteúdo

Na estante de Tiago Nunes

  • A Pirâmide Invertida – A história da tática no futebol

Nesta obra, de 2016, o jornalista britânico Jonathan Wilson conta a históra da tática no futebol. Publicado no Brasil pela editora Grande Área, o livro traça uma linha do tempo desde as origens do jogo, passando pela era dos cinco atacantes e as grandes transformações da segunda metade do século XX, até a chegada aos tempos modernos, em que a “pirâmide” se inverteu, com esquemas com apenas um homem na linha de frente.

  • Adn del Fútebol Ofensivo – El Legado de Guardiola, Bielsa, Van Gaal, Cruyff y Michels

Este livro não foi publicado no Brasil, e Tiago Nunes o leu na versão em espanhol, cuja tradução literal é: DNA do Futebol Ofensivo – o legado de Guardiola, Bielsa, Van Gaal, Cruyff e Michels. Ele foi escrito pelo jornalista colombiano Jorge Andrés Bermúdez, que também é especialista em treinamento esportivo com ênfase no futebol. A obra conta métodos e estilos de cinco dos maiores treinadores do mundo.

  • Convite à Filosofia

O livro da filósofa Marilena Chauí, publicado pela primeira vez em 1994, é apontado como um marco no ensino da Filosofia no Brasil. Por meio de uma linguagem acessível, ele aborda questões como razão, verdade, conhecimento, ciência, lógica, ética, política, arte, religião e metafísica.

Convite à Filosofia, livro de Marilena Chauí — Foto: Editora ÁticaConvite à Filosofia, livro de Marilena Chauí — Foto: Editora Ática

Convite à Filosofia, livro de Marilena Chauí — Foto: Editora Ática

  • Klopp

Mais um livro de futebol e de um treinador que inspira Tiago Nunes. Publicado no ano passado pelo jornalista alemão Raphael Honigstein e trazido ao Brasil pela editora Grande Área, ele tem detalhes da vida e carreira de Jürgen Klopp, vencedor da Liga dos Campeões e do Mundial de Clubes no ano passado pelo Liverpool.

  • Moneyball. O Homem que Mudou o Jogo

Publicado em 2003, já se tornou um clássico da literatura esportiva e foi adaptado para o cinema. Escrito pelo norte-americano Michael Lewis, o livro conta como Billy Beane, gerente geral de um dos times de menor orçamento MLS (liga de beisebol dos EUA), teve sucesso usando um alto conhecimento em matemática para determinar o modo de jogar e selecionar os atletas contratados para a equipe.

  • Carlo Ancelotti: liderança tranquila

Biografia do treinador italiano, um dos mais vencedores da história. No Brasil, a orelha da publicação do livro conta com texto do técnico Tite, da seleção brasileira. Escrita pelo próprio Carlo Ancelotti, a obra traz relatos de como ele construiu sua carreira, seus métodos e mentores, além de recordações de erros e acertos cometidos em décadas no futebol.

Livro de Carlo Ancelotti — Foto: Editora Grande ÁreaLivro de Carlo Ancelotti — Foto: Editora Grande Área

Livro de Carlo Ancelotti — Foto: Editora Grande Área

  • Onze Anéis – A Alma do Sucesso

Este best-seller conta a história de Phil Jackson, técnico mais vezes campeão da NBA e que comandou times lendários e mitos do basquete como Michael Jordan e Kobe Bryant. Escrito pelo próprio Jackson em conjunto com o jornalista Hugh Delehanty, o livro foi publicado pela primeira vez em 2001 e desde então ganhou diversas reimpressões. Tiago Nunes também aponta como um de seus livros prediletos “Cestas Sagradas”, outro título dedicado a contar a história de Phil Jackson.

Na tela

  • Ford vs Ferrari

Lançado em agosto do ano passado, este longa-metragem é estrelado por Matt Damon e Christian Bale e, no começo deste ano, foi indicado ao Oscar de melhor filme e levou as estatuetas de melhor edição de som e de melhor montagem. Ele conta a história de como o designer automotivo Carroll Shelby e o piloto Ken Miles lideram uma equipe de engenheiros e designers da Ford a construir um carro de corrida capaz de vencer a lendária Ferrari.

  • Raça

Lançado em 2016, apresenta a cinebiografia de Jesse Owens, atleta negro norte-americano que ganhou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de Berlim, em 1936, superando corredores arianos em pleno regime nazista de Adolf Hitler.

  • A Grande Escolha

Só para variar, mais uma obra com temática esportiva. Este filme de 2012 conta a história do Cleveland Browns, uma equipe de futebol americano que está fazendo uma temporada muito ruim, com o gerente do time, Sonny Weaver Jr., correndo o risco de ser demitido. No draft (dia de contratação de novos talentos), o dirigente tem que provar que pode escolher os melhores para o seu time.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links