Matérias

Ronaldo Tiradentes no túnel do tempo

Eu todo pimpão ao lado do meu saudoso amigo João Rocha, em frente ao ônibus da linha do Bairro da Graça (BH), numa manhã tranquila de domingo

Revendo minhas fotos antigas, deparei-me com esta preciosidade do meu currículo. O primeiro emprego de carteira assinada: cobrador de ônibus em Belo Horizonte.

Foi no final de 1972, logo que completei os 12 anos de idade e pude tirar minha carteira de trabalho. Ganhava o salário de menor, à época, inferior ao salário mínimo, o qual dava integralmente para minha mãe ajudar a criar os irmãos. Acordava as 3 horas da manhã, pegava o ônibus-corujão, chegava na empresa as 4 horas, limpava todo o ônibus (os bancos, vidros e o piso interno), que ficava mais limpo do que a sala do meu chefe. As 5 horas da madrugada, já estávamos circulando pelas ruas escuras de Belo Horizonte, transportando os primeiros trabalhadores. Era um trabalho simples para uma criança cheia de sonhos e medos. Mesmo assim, cumpri a missão com todo entusiasmo e empenho. Minha dedicação era objeto de disputa pelos motoristas da Viação Torres. Muitos queriam minha companhia por causa do zelo e limpeza que eu fazia nos ônibus. Foi uma experiência rica. (clique abaixo para continuar lendo)

Acrescente-se ao meu modesto curriculo, as atividades de camelô, ajudante de sapateiro, locutor de parquinho de diversão e açougueiro (qualquer dia publico uma foto minha num açougue esquartejando um boi).

A partir de 1977, mês de agosto, começou minha carreira no rádio, onde estou até hoje. “Essas recordações me matam…..” – já dizia Roberto Carlos, na música O divã, a qual transcrevo abaixo para que todos meus amigos e leitores possam também fazer comigo uma volta no túnel do tempo, lembrando das reminiscências.

O Divã

(Roberto e Erasmo)

Relembro a casa com varanda
Muitas flores na janela
Minha mãe lá dentro dela
Me dizia num sorriso
Mas na lágrima um aviso
Pra que eu tivesse cuidado
Na partida pro futuro
Eu ainda era puro
Mas num beijo disse adeus.

Minha casa era modesta mas
eu estava seguro
Não tinha medo de nada
Não tinha medo de escuro
Não temia trovoada
Meus irmãos à minha volta
E meu pai sempre de volta
Trazia o suor no rosto
Nenhum dinheiro no bolso
Mas trazia esperança.

Essas recordações me matam
Essas recordações me matam
Essas recordações me matam
Por isso eu venho aqui.

Relembro bem a festa, o apito
E na multidão um grito
O sangue no linho branco
A paz de quem carregava
Em seus braços quem chorava
E no céu ainda olhava
E encontrava esperança
De um dia tão distante
Pelo menos por instantes
encontrar a paz sonhada.

Essas recordações me matam
Essas recordações me matam
Essas recordações me matam
Por isso eu venho aqui.

Eu venho aqui me deito e falo
Pra você que só escuta
Não entende a minha luta
Afinal, de que me queixo
São problemas superados
Mas o meu passado vive
Em tudo que eu faço agora
Ele está no meu presente
Mas eu apenas desabafo
Confusões da minha mente.

Essas recordações me matam
Essas recordações me matam
Essas recordações me matam
Essas recordações me matam.

20 Comentários para “Ronaldo Tiradentes no túnel do tempo”

  1. Alfredo disse:

    Parabéns pela história de vida vitoriosa. O engraçado é que muitos fazem de tudo para esconder determinadas atividades exercidas. Tem gente que tem, inclusive, vergonha de andar de ônibus, quanto mais ser trocador.Concordando ou não com seus pontos de vista, sua trajetória deve servir de exemplo aos que estão começando na vida.Meus irmãos também começaram a jornada da mesma maneira que você. Hoje somos engenheiros, médicos, matemáticos, economistas, auditores fiscais e servidores da justiça.É uma pena que pessoas confundam as dificuldades que à vida impõe, com as facilidades da deliquência.
    Abraço e bom final de semana

  2. LISON COSTA disse:

    Saudações Fraternas!
    Amigo RONALDO TIRADENTES, terminei de ler a sua matéria e verdadeiramente o seu currículo serve de base a muitos que algumas vezes pensam em desistir ao primeiro embate da vida. Eu sou um profundo conhecedor de tão nobre sacrifício, uma vez que passei por atividades semelhantes. É importante ressaltar, que a sua longa carreira construída rumo aos degraus do sucesso, de forma inequívoca é uma referência a centenas de jovens que hoje, conhece, um pouco de seu potencial e acredite muitos vão envidar esforços para continuar na luta incansável em construir um mundo muito melhor.
    Parabenizo-o fervorosamente por sua determinação e faço votos que todas as suas ações continuem coroadas de êxito a frente de tão importante rede de comunicação que em muito só engrandece o nosso amado estado do amazonas.
    Abraços,
    LISON COSTA.

  3. Muito impressionante sua história. Minha família ouvia seu prgama na rádio AM-fm e até hoje acompanha seu belo trabalho na Tiradentes Fm.

  4. C. Amorim disse:

    Recordações boas ou ruins todos nós temos alguma.
    Recordo-me quando vim do interior de Parintins p/ estudar na cidade (Parintins) onde no interior que morava a solidão só não era maior por um vicio que tinha meu pai que era ouvir rádio dia e noite, tínhamos um rádio antigo que funcionava a pilha e ele era mais sagrado do que a Santa da prateleira de minha mãe. Hoje eu não sou diferente de meu pai, apaixonado também por rádio já chequei a trocar uma bicicleta com um aparelho de rádio. Já por volta de 1998 meu primeiro contato com a comunicação foi propaganda volante e voz comunitária de mercado, depois foi estagiar em uma Rádio Comunitária, em seguida passei para a Rádio Alvorada de Parintins como aprendiz de repórter, depois fui para a Rádio Club de Parintins como Repórter do radialista Jonas Santos e a vontade era tanta de trabalhar de fato em um veículo de comunicação que passei mais de um ano observando e até ajudei algumas vezes na construção de uma Emissora em Parintins onde chequei a fazer amizade com o vigia do empreendimento para que o mesmo não barrasse minha entrada. Hoje, bem, não estou atuando, mas pretendo voltar logo logo. Afinal repórter um dia sempre repórter.

  5. igb disse:

    RONALDO VOLTA COM O CLUBE SO REI ERA TUDO DE BOMMM

  6. Islania disse:

    Você mais jovem se parece com meu colega de aula Leandro Tiradentes 😀 existe uma forte semelhança entre vocês.

  7. Fã do Ronaldo (com reservas) disse:

    Muito legal a sua história como tantas outras, seja de cantores sertanejos que colhiam tomate, ou mesmo do nosso grande camelô, Silvio Santos. Hoje és uma pessoa vitoriosa, só que guarda muitas mágoas e rancor, certas vezes até agride quando, empunhando seu microfone como se fosse uma espada, invade locais e praticamente intimida seus entrevistados e em algumas vezes, podem até serem chamados de suas“vítimas“. Apesar disso tudo, ouço o seu programa e não aprovo algumas coisas. Ninguém é perfeito né. Mas, vc ja está melhorando perto do que era.
    Abraços “Sneargoal“

  8. Fã do Ronaldo (com reservas) disse:

    E mais! Acho legal quando opiniões divergentes são manifestadas e vc as permite. Não faz como no blog do Durango, que simplesmente as veta e pronto. So publica comentários “vip“e tá se achando. O “Monologo“ do Durango é exclusivo para seus “pagantes“ ou pra quem ele possa tirar algum proveito. Diferente do seu que permite manifestaçoes não ofensivas ou expressões em discordãncia. Essa é a boa finalidade de um blog. Se seguires a mesma linha, o crescimento será comprovado.Boa sorte

  9. santos disse:

    Sua vida é verdadeiramente de um vencedor, que não desiste fácil, luta e conquista, rompe as diculdades impostas pelo dia a dia. É um exemplo para muitos.Continue assim. um forte abraço

  10. Andrade disse:

    Querido Ronaldo,

    A maioria do povo brasileiro passou por muita coisa semelhantes a que você descreve. Muitos já fizeram até filmes como o presidente Lula e os irmãos José de Camargo e Luciano. A sua história e a desses cidadãos, do dia-a-dia, é que que faz este País a pátria mãe gentil. Por outro lado vemos, a inversâo destes valores morais, sendo explícitos nos jovens contemporâneos.
    Eu tenho muito orgulho de ser seu amigo e ter participado de um pouquinho da sua história. Um abraço!!

  11. igb disse:

    ronaldo nos te conhecemos desde quando voce apresentava a boneca viva aqui no conjunto ajuricaba,tenho o teu cd e levo para todo canto ninguem acredita e eu mostro aquelas musicas do garantido e caprichoso com a produção do eduardo lages é maravilhoso RONALDO QUERIDO VOLTA A APRESENTAR O CLUBE DO REI NA TIRADENTES FM eu serei aprimeira a divulgar abraços querido de sua fã igb

  12. Ronaldete disse:

    Ronaldo, que linda a sua história de vida! Parabéns pela sua perseverança, que Deus te ilumine sempre!! Só gostaria que você deixasse de falar do Cabo Pereira, pois já não aguento mais!! Sou sua ouvinte desde o tempo do “Clube do Rei” e continuo afinada com a CBN.

  13. NANCY disse:

    Parabens Ronaldo pela sua historia de vida, vc é o cara, qdo vc menciona que limpava o onibus que ficava brilhando, seria bom que os cobradores daqui seguissem seu exemplo, por que os daqui tem é vergonha, os onibus qdo agente entra chega fede.

  14. buchada disse:

    Ronaldo, nossas histórias de vida são semelhantes vc cobrador, açougueiro, e tantas outras “profissões”, como a de puxar saco para não puxar carroça.

    Eu o alfredo mais conhecido como “buchada”, nascido e criado na agricultura lá no nordeste sendo potiguar, entrei na aeronáutica fui condecorado “CABO”, e fui controlador de voo, quando cheguei em manaus só vi “CABOCO” otário ai falei pra LÉO, aqui a gente vai se dar bem, quis porque quis conhecer o “NEGÃO”, num comicio consegui lhe entregar um bilhetinho e lhe pedi um emprego pois já estava fadado de controlar avião, eu queria controlar os meus aviões, sabe coisa de “AMBIÇÃO”, né Ronaldo, hoje a minha História é conhecida de todos, deixei de puxar carroças, “aliás controlar aviões”, decedi puxar saco, “E O TAPETE DE MUITA GENTE” e me dei bem, (na vida é assim meu caro Ronaldo, uns nascem para serem prego, outros para martelo, e o prego é assim como o povo so leva na cabeça.

  15. ZECA NASCIMENTLO disse:

    ABRACO RONALDO

  16. Alfredo Nascimento disse:

    Valeu amigo Ronaldo Tiradentes, nos vidas são iguais

  17. igb disse:

    ronaldo querido voce como sempre mostrando quem foi e quem é os outros são apenas um detalhe eu nem acredito que esse tal de buchada tenha tido a coragem de botar a cara de fora vai embora bicho antes que afunde mais um porto falei

  18. RICARDO disse:

    Nosso estado é simplesmente uma terra de oportunidades, pois muitas pessoas que desembarcam aqui com o ideal de vencer na vida, com certeza vencem e o Ronaldo é uma dessas pessoas que lutaram e conseguiram vencer, lembro-me de um pedaço de sua trajetória de vida, quando em manacapuru vi o Ronaldo discursando em cima de um caminhão na campanha eleitoral se não me engano em 1988, na época eu tinha 11 anos de idade, e depois soube que ele tinha sido eleito, mas continue assim sempre lutando, pois o que você conquistou só Deus pode tirar, mas muito pelo contrário Deus lhe dará muito mais. Felicidades.

  19. Anonimo disse:

    Caro Amigo Ronaldo,
    Sua trajetória profissional é realmente fantástica e a sua vida bem que poderia ser biografada pelo “historiador” Durango Duarte,aliás, ambas as vidas de incrível semelhança em conteúdo suficiente para uma novela estilo dramalhão mexicano.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links