Matérias

Reunião discutirá aposentadoria de pescadores e pagamento do seguro defeso

pesca-amazonas

As dificuldades envolvendo os pedidos de aposentadoria de pescadores será um dos temas a serem discutidos nesta terça-feira (24), em Manaus, em uma reunião entre o presidente da Confederação Nacional dos Pescadores (CNPA), Walzenir Falcão, e o superintendente do INSS para as regiões Norte e Centro-Oeste, André Fidélis.

Estima-se que, no Amazonas, existam mais de 30 mil pescadores em condições de se aposentar. No entanto, a burocracia e o excesso de documentos exigidos pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) dificultam a aposentadoria dos pescadores.

Outro tema a ser discutido na reunião será o cadastramento dos trabalhadores da pesca para receber o seguro defeso. Desde 2015, o prazo para cadastramento diminuiu de 60 para 30 dias, o que pegou muitos pescadores de surpresa.

O resultado é que mais de 17 mil pescadores do Amazonas tiveram as licenças de pesca suspensas, bloqueando o pagamento do seguro defeso aos trabalhadores.

Walzenir Falcão destaca que o encontro com o superintendente do INSS discutirá, pela primeira vez, os problemas relacionados aos pescadores das regiões Norte e Centro-Oeste. “As soluções encontradas na reunião em Manaus  serão usadas em benefício dos pescadores de todo o País”, afirmou Walzenir.

A reunião acontece 9h dessa terça, na sede do Instituto de Seguridade Social do Amazonas, na Avenida Sete de Setembro, ao lado da antiga sede da Assembleia Legislativa do Estado, no Centro da capital.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links