Matérias

Ranking do Espião Estatístico mostra quem são os goleiros mais decisivos do Brasileirão

Por Valmir Storti — Rio de Janeiro

Em disputa acirrada por posição no Santos, Éverson e Vanderlei estão se destacando como os goleiros mais decisivos do Campeonato Brasileiro, dominando o quesito à frente de Weverton, do Palmeiras. O ranking do Espião Estatístico leva em consideração defesas difíceis e gols sofridos apenas quando o time está empatando ou vencendo por um gol de diferença, defesas importantes ou gols que mudam a pontuação na tabela de classificação da competição.

O Santos sofreu sete gols no Brasileirão, seis deles quando Vanderlei estava no gol, em seis jogos, e um com Éverson, em quatro partidas, mas apenas um deles é considerado para o cálculo do goleiro mais decisivo. Isso porque com Vanderlei no gol contra o Grêmio e o Fluminense, e com Éverson embaixo das traves contra o Atlético-MG, o Santos já vencia por 2 a 0 quando foi vazado. Os gols sofridos não tiveram influência no resultado da partida. E na goleada sofrida contra o Palmeiras por 4 a 0, só o primeiro gol teve influência direta na pontuação da equipe, os demais só serviram para sacramentar a superioridade do Palmeiras na partida.

Por outro lado, Éverson fez duas defesas difíceis em momentos decisivos, e Vanderlei, seis. O ranking do Espião Estatístico determina o percentual que essas defesas difíceis têm sobre os gols sofridos. Éverson tem aproveitamento de 100%, e Vanderlei de 85,7%. O terceiro goleiro mais decisivo é Weverton, do Palmeiras, que em nove jogos sofreu dois gols decisivos e conseguiu fazer oito defesas difíceis, um aproveitamento de 80% nos lances decisivos.

Weverton, goleiro titular do Palmeiras — Foto: Vinícius Costa/BP FilmesWeverton, goleiro titular do Palmeiras — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

Weverton, goleiro titular do Palmeiras — Foto: Vinícius Costa/BP Filmes

O trio de goleiros que disputam a liderança da classificação do Brasileiro se destaca basicamente por sofrerem poucos gols. Já o goleiro Jordi, do CSA, por fazer um número impressionante de defesas difíceis: foram 22 decisivas até aqui duas até aqui (foram 30 no total em dez partidas), mas como sofreu sete gols, seu aproveitamento em lances decisivos está em 75,9%.

O goleiro Jordi tem sido muito exigido no gol do CSA — Foto: Ascom CSAO goleiro Jordi tem sido muito exigido no gol do CSA — Foto: Ascom CSA

O goleiro Jordi tem sido muito exigido no gol do CSA — Foto: Ascom CSA

Veja o ranking com os goleiros que estiveram em campo em pelo menos 40% das rodadas do Brasileirão após a rodada #10.

Goleiros mais decisivos do Brasileirão após a rodada #10

Goleiro Clube Índice de defesas decisivas* Defesas difíceis decisivas Gols decisivos sofridos Jogos
Éverson Santos 100% 2 0 4
Vanderlei Santos 85,7% 6 1 6
Weverton Palmeiras 80,0% 8 2 9
Jordi CSA 75,9% 22 7 10
Cássio Corinthians 72,7% 8 3 7
Victor Atlético-MG 66,7% 16 8 9
Tiago Volpi São Paulo 66,7% 10 5 10
Diogo Silva Ceará 65,4% 17 9 10
Douglas Friedrich Bahia 64,7% 11 6 9
Gatito Fernández Botafogo 63,6% 7 4 8
Felipe Alves Fortaleza 63,6% 14 8 9
Marcelo Lomba Internacional 62,5% 10 6 10
Diego Alves Flamengo 61,5% 8 5 6
Paulo Victor Grêmio 61,5% 8 5 9
Vladimir Avaí 56,5% 13 10 10
Agenor Fluminense 55,6% 5 4 5
Tadeu Goiás 55,6% 10 8 9
Santos Athletico-PR 52,9% 9 8 9
Fábio Cruzeiro 52,4% 11 10 9
Tiepo Chapecoense 51,9% 14 13 10
César Flamengo 50,0% 4 4 4
Sidão Vasco 50,0% 5 5 5
Rodolfo Fluminense 25,0% 2 6 6

Critérios

Tudo começou com uma pergunta: que goleiro você preferiria ter no seu time? Um que tivesse sofrido cinco gols e feito dez defesas difíceis ou um que tivesse sofrido dez gols e feito cinco defesas difíceis? A resposta que pareceu fazer mais sentido foi “depende do momento do jogo em que eles levaram os gols e fizeram as defesas. Se as defesas foram feitas quando o time empatava ou vencia por um gol, e os gols foram sofridos quando o time já ganhava por dois de vantagem, qualquer um dos dois é bem-vindo”.

A partir daí, escolhemos comparar os goleiros a partir de eventos decisivos: gols sofridos e defesas difíceis enquanto seus times empatavam ou venciam por um gol de diferença. Ou seja, gols sofridos e defesas difíceis que interferiam diretamente na pontuação da tabela de classificação no momento em que ocorreram.

De posse dos dados coletados em 99 jogos do Brasileirão 2019 e considerando o placar de momento da partida de cada evento, dividimos o número de defesas difíceis decisivas pela soma de gols decisivos com defesas difíceis decisivas. O resultado dessa divisão é o Índice de Goleiros Decisivos de cada um dos concorrentes, um percentual de eficiências nas jogadas mais difíceis quando realmente isso era muito importante para a equipe.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, Leandro Silva, Roberto Maleson e Valmir Storti.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links