Matérias

Queimadas na Amazônia são para a criação de pastos, denuncia presidente do IPAAM

Grupos especializados estão desmatando áreas de mata na Amazônia para criação de pastos. A denúncia foi feita nesta segunda-feiura (9/11), pelo presidente do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM), Juliano Valente,

Em entrevista à Rede Tiradentes, o presidente revelou um dado preocupante. Segundo ele, no ano passado, foram 4.928 focos de calor contra apenas 743 este ano, no Sul do Estado.

Apesar de tudo, confirme Juliano Valente, o Amazonas está em 6º lugar entre os estados da Região com menos queimadas.

O presidente do IPAAM afirmou que o problema é potencializado por uma verdadeira guerra de mídias que multiplicam notícias, deixando a população a mercê das informações.

Juliano valente disse que, para evitar problemas, a Operação Garantia da Lei e da Ordem – a GLO Ambiental, que foi estendida pelo governo federal, deverá unificar as informações, que serão divulgadas oficialmente apenas pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

O presidente do IPAAM disse, ainda, que o órgão cuida da “afinação” das informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), de forma a unificar os dados repassados à imprensa para evitar as chamadas “fake news”.

Juliano Valente ressaltou que as queimadas acontecem todo ano, e que, por conta do aumento e das “fake news”, o acompanhamento está sendo feito de forma mais direta.

Ele confirmou que o IPAAM também está acompanhando a destinação do dinheiro recuperado dos desvios da Petrobras, que será distribuído para os estados da Amazônia, e que há uma sinalização de que o Amazonas também seja beneficiado.

O dirigente garantiu que há todo interesse do governo na verba, que deverá ser liberada nos próximos dias.

Segundo Valente, nos últimos 10 anos, foram liberadas apenas 10 autorizações de queima de áreas o que evidencia que as outras são ilegais e que a Agência Brasileira de Informações (ABIM, a Poícia Federal e a Polícia Ambiental do Estado acompanham todos os casos ligados às queimadas na região.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links