Matérias

Projeto para construção da Cidade Universitária será lançado nesta quinta

  • Do Portal da CBN Manaus

    Será nesta quinta-feira (12), às 9h30, no Teatro Direcional, do Manauara Shopping, na avenida Mário Ypiranga Monteiro, nº 1300, o lançamento do Projeto Cidade Universitária, do Governo do Amazonas. A cerimônia contará com a presença do governador Omar Aziz. No local, ficará em exposição uma maquete do empreendimento.

    Planejada para ser construída à margem direita do Rio Negro, na Região Metropolitana de Manaus, a Cidade Universitária foi projetada para abrigar, no primeiro momento, o campus da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e deverá contar com espaços residenciais, comércio, serviços públicos, eixos viários, áreas de lazer e de turismo, entre outros elementos próprios de um conglomerado urbano.

    Na primeira fase, em uma área de 13.000.000m2, na cidade de Iranduba, município da Região Metropolitana de Manaus, o Governo do Estado vai implantar a infraestrutura da nova cidade e o complexo universitário, com unidades acadêmicas que atualmente funcionam em Manaus e alojamento para 2 mil alunos. Esta etapa deverá estar concluída no primeiro semestre de 2014.

    O projeto prevê, ainda, um Hospital Universitário, Vila Olímpica, Vila Agrícola e um Centro Tecnológico, além de outros espaços destinados à iniciativa privada, definidos por meio de um Plano Diretor, para implantação de empreendimentos habitacionais, comerciais e de serviços.

     

6 Comentários para “Projeto para construção da Cidade Universitária será lançado nesta quinta”

  1. nocentrodofuracão disse:

    Amigo Ronaldo,
    Quero estar redondamente enganado, mas pessoalmente acredito que essa tal cidade universitária não passará de mais um ponto de venda e uso de drogas e de prostituição. É preciso que o Estado crie mecanismos que garantam que as pessoas que se instalarão neste “conjunto universitário” realmente estejam engajados no estudo e principalmente na pesquisa e não “viajando na maionese curtindo uma onda de universitário caboclo”. Vejo isso como uma busca do Estado em “acertar o alvo”, porém sabemos que alguns cursos na capital são precariamente conduzidos em um nível crítico de aprendizagem, então me pergunto “o Estado estaria fazendo um investimento relamente necessário e otimizando recursos na construção dessa “cidade”?”

  2. Sol de Manacapuru disse:

    Com pensamentos dessa natureza o Estado do Amazonas deixou de progredir durante toda a sua história. Sai pra lá, nocentrodofuracão, seu discurso é, no mínimo, retórico intansigente.Prefiro pagar pra ver.

  3. Chico disse:

    Ronaldo sugiro que você faça uma reportagem para saber, exatamente, quantos alunos da UEA são Amazonense. Conversando com as pessoas, a informação que há é que a imensa maioria são alunos de fora do estado, principalmente do centro oeste, sudeste e sul. Desde quando o vestibular mudou (deixou de ser local e passou a ser nacional e mais a política de cotas), os nativos são prejudicados e praticamente não conseguem vaga nas universidade públicas. O pior não é isso, os estrangeiros, após de formados, supostamente “pulam fora” e voltam para seus estados de origem, desprovendo o Amazonas de profissionais. Com a cidade universitária, se essas supostas condições continuarem, aparentemente estaremos pagando (com impostos) para dar melhores condições de ensino para estrangeiros. Com a formação que nossos filhos têm (basta ver a nota das nossas escolas), a disputa é desigual e com franca vantagem para os estrangeiros, melhor formados em escolas melhores dos outros estados.

  4. ellias nillo disse:

    chico mesmo que suas palavras fossem verdades,a chance que o aluno de fora tem de vir estudar aqui o amazonense tb pode ir estudar acolá,mas vc esta equivocado,a uea não participa do enem,ela tem vestibular próprio e cotas para vários segmentos da sociedade e nós temos que parar com esta “xenofobia”a alunos de fora,temos sim que cobrar dos politicos que elegemos,mais qualidade de ensino nas nossas escolas,porra vamos deixar este chororo de lado,este complexo de vira latas,ou sei lá de comedor d bodó e acreditar que somos capazes,que podemos ser tão bons quanto o sul,sudeste.Poxa até parece que todo mundo que vem pra cá de outro estado,só tem por objetivo sugar a terra e ir embora,não é verdade,vem se estabelecem e mostram competencia,basta ver pessoas como janete fernandes do palazzolo,carlos oshiro da targo,ronaldo da cbn,entre tantos outros que são “estrangeiros” mas fazem mais por esta cidade que muito nativo…vamos evoluir gente!!!!!!!!!!!!

  5. ellias nillo disse:

    po fico tão puto com estas ideias primitivas de “estrangeiros”que nem falei oque queria,que é fazer das palavras de sol de manacapuru,minhas palavras e parabenizar o gov omar,não votei e nem voto,mas continuar assim,vou virar fã,ótima iniciativa,vai ser um divisor de aguas na nossa historia e fora o progresso que vai levar pra terra da lajota,gol de placa do governador e de sua equipe,parabens de verdade,só vamos torcer pra valorizar tb o ensino médio e principalmente os professores,vai ficar lindo,util e ainda vai preservar o meio ambiente,que 13 mi de hectares é terra pra cacete.boa omar,continue assim e ganhará vida propria!!!!

  6. Chico disse:

    Bem ellias se vc. ficou “puto” isso é problema seu. Pouco me importo e essa é minha opinião e se vc. não concorda paciência. Agora, aceite a opinião dos outros e use argumentos respeitosos para discordar e não besteiras como “xenofobia” e blá, blá blá. Não se trata disso. Continuo achando que deveria haver mecanismos para aproveitar melhor recursos humanos da região sem desmerecer ninguém. Quanto ao Ronaldo, acho que ele é uma exceção e não regra.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links