Matérias

Primeira barreira para conter lixo em igarapés será instalada nesta quarta (27), no Mindu

Portal da CBN Manaus

A primeira ação concreta dos últimos anos para diminuir a quantidade de lixo descartada pela população nos igarapés da capital começa a ser tomada nesta quarta-feira (27), pela administração municipal.

Pela manhã, a Prefeitura de Manaus apresenta a primeira das duas redes de contenção de lixo que vão ser instaladas em pontos fixos, ao longo do leito do igarapé do Mindu. A instalação das redes atende a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF-Am).

De acordo com a Secretaria Municipal da Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), a rede ficará na ponte que interliga o Conjunto Petros e a Colônia Japonesa.

Com a instalação das barreiras, a Prefeitura pretende que os resíduos sejam contidos antes de chegarem ao trecho do igarapé que corta o Parque Municipal do Mindu.

No local, desde o último sábado, já está sendo feito um mutirão de limpeza para retirada de resíduos. Em 2012, de acordo com a Semulsp, foram retiradas do local mais de 170 toneladas de lixo.

Outra barreira vai ser montada na ponte do Conjunto Colina do Aleixo, localizado na zona Leste, nos próximos meses.

As redes estão sendo fabricadas em fios de aço e vão ser fixadas na superfície da margem do igarapé.

As barreiras vão contar com ‘bolsões’, onde o lixo ficará depositado e vai ser retirado periodicamente pela Semulsp.

Estarão presentes na ação, o secretário municipal da Limpeza Pública, Paulo Farias, a secretária municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt, e o procurador da República, Leonardo Macedo.

2 Comentários para “Primeira barreira para conter lixo em igarapés será instalada nesta quarta (27), no Mindu”

  1. Anônimo disse:

    PRECISA ACIMA DE TUDO , DE UM TRABALHO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL , FISCALIZAÇÃO E ATE ENCONTRAR MEIOS DE MULTAR QUEM JOGA LIXO NOS IGARAPÉS; TEM GENTE QUE É MAIS PORCA QUE O PRÓPRIO ANIMAL (PORCO). COM PREGUIÇA , JOGA O LIXO EM QUALQUER LOCAL.

  2. h.. fonseca disse:

    Já lí em algum lugar que, a limpeza deve ser feita realmente desde a nascente, daí sim, fazer uma pista de rolamento nas margens desse igarapé, pois não precisa indenizar ninguém, pois o igarapé tem uma distancia de 8 mts lineares livres de quaisquer obra particular, não podendo ser construído ou obstruído por quem quer que seja.
    O Ministério Público tem que cobrar do Governo e da Prefeitura para que tenham rigor na cobrança junto a população (são os proprios a emporcalharem a Cidade), e não deixar o Dr. Fulano de tal e Irmão de autoridades que não posso citar, a conseguirem de Juízes Mandado de Segurança para cancelar matrícula de Imóveis junto aos Cartórios de Registro de Imovéis, fazendo com que se tornem donos de Terras(com documentos falsos) se me derem garantia de segurança eu falo o NOME do Boi.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links