Matérias

Presidente do TCE alerta gestores: prazo para prestação de contas termina dia 31 de março

A presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE), conselheira Yara Lins, fez, nessa segunda-feira (12), um alerta aos 354 gestores do Estado para que prestem contas dentro do prazo previsto em lei e evitem as penalidades decorrentes dos atrasos. O prazo termina no dia 31 de março. Yara Lins, que é a primeira mulher a presidir o TCE-AM, foi entrevistada do programa Manhã de Notícias, juntamente com o vice-presidente, conselheiro Mário Melo. O conselheiro destacou a importância da Escola de Contas para que os gestores possam aprender a atividade de prestar contas e estimulou os gestores a prestar contas de forma correta e em tempo hábil.

Yara Lins lembrou que, com o advento da internet, tudo ficou mais fácil para gestores e para a própria Corte de Contas, permitindo inclusive aos gestores antecipar as prestações de contas.

A conselheira disse, ainda, que o telefone 3301- 8153 foi criado exatamente para permitir melhor visualização da documentação enviada ao TCE e confirma que o documento chega ao seu destino com a qualidade exigida.

A presidente da Corte de Contas disse também que o TCE está fazendo uma auditoria no sistema AF (Administrador Financeiro) – um software que é um instrumento de controle das finanças públicas a que o Amazonas e todas as secretarias da Fazenda de todo o país aderiam. O sistema esteve ‘na berlinda’, após a Operação “Maus Caminhos”, quando surgiram dúvidas a respeito da origem dos recursos envolvidos na denúncia – se federais ou estaduais – informação importante para o bom resultado das investigações. Conforme Yara Lins, toda a auditoria está sendo feita pelo TCE – AM e deverá ser concluída até a semana que vem.

A conselheira disse ainda que uma das prioridades da gestão dela à frente do tribunal é o julgamento dos processos antigos, alguns com mais de 10 anos. O volume chega a 15 mil.

Ela afirmou, também, que o problema ocorrido no sistema de informação, durante e gestão do ex-presidente Ari Moutinho já foi quase que resolvido, com a recuperação de 97 % extraviados.

Yara Lins revelou que a lista de gestores inelegíveis – os chamados ‘fichas sujas – será divulgada sempre no dia 25 de cada mês. Segundo ela, a lista “não é pequena.”

Aos gestores, não custa lembrar: o prazo para a entrega das prestações de contas termina no dia 31 de março.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links