Matérias

Prefeitura intensifica resgate de áreas e logradouros públicos da capital

 

Quatro barracas que ainda estavam em funcionamento em uma feira clandestina instalada na Rua Paraná Anavilhana, no Conjunto Viver Melhor 1, zona Norte, foram retiradas  nesta sexta-feira (17/3), pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), por determinação da 2ª Vara da Fazenda Pública Municipal. A ação liberou cerca de 600 metros de logradouro público.

Segundo informações da equipe do GGIM, a solicitação foi ajustada em audiência ocorrida em novembro de 2016 e, posteriormente montado um colegiado que realizou visitas de reconhecimento nas instalações, com equipes das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e de Abastecimento, Feiras e Mercados (Sempab) e reuniões para montar a estratégia de demolição das barracas.

Participaram ainda da ação a Guarda Municipal, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Polícia Militar.

Boxes irregulares na Cidade Nova

Na última quarta-feira (15/3), cumprindo solicitação da 1ª Vara da Fazenda Pública Municipal, o GGIM demoliu 40 boxes de uma feira irregular localizada na Rua dos Maçaricos, entre as avenidas Canário e Curual, no Loteamento Fazendinha, Cidade Nova 2, zona Norte da cidade. As construções irregulares ocupavam via pública e impediam o uso do logradouro público.

O assessor de inteligência do GGIM, Gilson Mota Rodrigues, explicou que em ação integrada, no mês de dezembro de 2016, os feirantes já haviam sido avisados da necessidade da saída voluntária do local. “Como a ação não foi executada, viemos hoje para dar continuidade à sentença solicitada pela 1ª Vara da Fazenda Pública”.

A operação contou com a participação das secretarias municipais de Infraestrutura (Seminf) e Limpeza Urbana (Semulsp), Superintendência Municipal de Transporte Urbano (SMTU), Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Sbsempab), Defesa Civil Municipal, Guarda Municipal, Eletrobrás e Policia Militar.

Invasão em área pública no Jorge Teixeira 

Na quinta-feira (15/3), atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal da Educação (Semed), o Gabinete realizou uma operação de retirada de invasão em área pública, localizada nos fundos da Escola Municipal José Garcia Rodrigues, bairro Jorge Teixeira, zona Leste. A área recuperada é de aproximadamente 240 m2.

Segundo informações da equipe do GGIM, na área invadida foram construídas três edificações de madeira e uma de alvenaria, parcialmente edificada, em uma encosta identificada pela Defesa Civil Municipal como área de risco.

Durante a ação, a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) orientou as famílias a procurarem a sede do órgão para esclarecimentos sobre o auxílio aluguel e a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) disponibilizou um caminhão para fazer o transporte dos pertences das famílias para os locais por elas definidos.

As Subsecretaria Municipal de Abastecimento, Feiras e Mercados (Subsempab) e o Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) também foram acionados para retirar uma edificação que estava obstruindo o passeio público e sendo utilizada para atividade comercial irregular.

Participaram ainda da ação, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), a Guarda Municipal, a Polícia Militar e Eletrobrás.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links