Matérias

População da capital pode se vacinar a partir de hoje, na rede municipal de saúde, contra as hepatites virais

Portal da CBN MANAUS

Começou nesta quinta-feira (25), em Manaus, a campanha da Secretaria Municipal da Saúde (Semsa) contra o avanço das várias formas de hepatite, na capital. Nas unidades de saúde, a população também pode fazer um teste rápido para as hepatites virais, que, se não tiverem tratamento, podem inclusive matar.

O lançamento da campanha foi pela manhã, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Morro da Liberdade, na zona Sul de Manaus, com a presença do titular da Secretaria Municipal da Saúde, médico Evandro Melo.

O secretário disse que a campanha está sendo feita em todas as zonas da capital e fez um alerta à população: “As hepatites virais, principalmente as hepatites B e C são as que podem evoluir para câncer e cirrose e temos vacina contra a hepatite B. A população deve que saber que é possível se imunizar e se proteger contra essa hepatite, que pode levar à morte.”

Evandro Melo explicou que as hepatites podem ser transmitidas de várias formas. “A hepatite do tipo A é através de comida, de alimentos. As hepatites dos tipos B e C têm a mesma forma de transmissão da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) Através do sangue, da relação sexual não segura, por isso, é importante que a gente informe a população como é que ela pode se proteger contra esse mal que ainda afeta nós, amazonenses.”

O secretário ressaltou que a Prefeitura de Manaus está disponibilizando um teste rápido, para que as pessoas possam saber se tem a doença, ou não. “A detecção precoce é fundamental para o tratamento das hepatites, por isso, a partir dessa campanha, estamos implantando o teste rápido, nas unidades, para que as pessoas possam detectar se estão ou não infectadas. O que é mais preocupante é que, grande parte da população não sabe que tem a doença, por isso é que o teste rápido é importante. O teste está disponível para pessoas de todas as idades. Agora, a vacina é para pessoas até 20 anos.”

De acordo com o secretário Evandro Melo, apenas no primeiro semestre deste ano, foram registrados  270 casos de hepatites virais em Manaus. E vale insistir no alerta de que as hepatites virais podem matar, por isso, a importância das pessoas saberem precocemente se estão infectadas.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links