Matérias

Polícia Federal investiga falsos índios em Manaus

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a existência de 300 falsos índios no Amazonas. Os falsos índios estariam envolvidos em invasão de terras na periferia de Manaus, de prédios públicos e gozando ilegalmente de benefícios especiais, como vagas em universidades federais, participação no Programa Bolsa Família, recebendo pensão e aposentadoria especial////

A Polícia Federal já descobriu vários indícios de fraudes na expedição do RANI – Registro Administrativo de Nascimento Indígena, a identidade do índio, pela FUNAI no Amazonas.

O caso mais grave já descoberto até agora envolve o líder indígena Paulo Apurinã, que nasceu em Manaus em 1974, e veio a conseguir um RANI, em 2007, 33 anos depois de nascido.

Paulo Apurinã que é branco e tem olhos castanhos, com sua identidade de índio, já foi recebido no Palácio do Planalto pela presidente Dilma Roussef, vários ministros e no Congresso Nacional por deputados e senadores////

Em novembro do ano passado, Paulo Apurinã foi preso no aeroporto Eduardo Gomes, em Manaus, depois de agredir um funcionário do IBAMA, que questionou o uso de um vistoso cocar, pelo suposto falso índio.

Paulo Apurinã alega que conseguiu o RANI, depois que a FUNAI fez um estudo antropológico sobre a descendência dele por mais de 5 anos.

O detalhe é que todo o assentamento dele na FUNAI, em Manaus, está em branco e sem assinatura de testemunhas:

Paulo Apurinã conseguiu no mesmo dia, o RANI para a mãe e mais 4 irmãos.

Paulo Apurinã após audiência com Ministro Gilberto Carvalho, no Palácio do Planalto

 

Com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia

8 Comentários para “Polícia Federal investiga falsos índios em Manaus”

  1. MIRREAM disse:

    COMO É BOM VER UM MOVIMENTO INDIGENA SE DESTACANDO NA SOCIEDADE, PARABENS AO MIRREAM E SEUS MEMBROS PELAS LUTAS E VITORIAS, VIVA A TODAS AS NAÇÕES INDIGENAS DO BRASIL!!! ISSO SIM É TRABALHO EM PRÓ DA CAUSA INDIGENA BRASILEIRA.

  2. Antônio disse:

    É mais complicado do que parece. Muitos descententes tendem a não mostrar ou discurtir sua geneologia, e em Manaus o mais comum são os descendentes. Além disso, a etnia não pode estar atribuída somente a aparência. Se deve ter muito cuidado com este tema, pois as consequências negativas à causa indígena poderá ser maior do que se espera.

  3. marubo disse:

    ronaldo sou indio do movimento indigena a muito tempo sempre tenho visto indios desse tipo a toda hora em busca de promocao propia sem conhecer a ralidade indigena nas nossas comunidades, eu acho que essa briga e pessoal entre vc e o paulo pelas historias paulo nao e indio, o verdadeiro indio é aquele que fala a sua lingua e tem a sua basse solida, nao tenho visto este paulo durante o movimente , quero dizer que esse cara e um doente (editado), pode ver oque ele fala e definir nos indios do amazonas nao vamos muito ligar para isso ,,, como meu pai dizia pau podre cai sozinho,,,pelo jeito vc era amigo dele e agora ataca ele ele te ataca com baixa excalao,fica falando muita besteira e ja esta envergonhando nos indigenas verdadeiros que sempre lutamos sem brigar com niquem. parabens por estar atento a isso .

    RESPOSTA: Caro Marubo, não sou amigo, nunca fui, nem inimigo do senhor Paulo Apurinã. Sou apenas jornalista e cubro fatos. A investigação existe, o inquérito existe e isso é fato, de repercussão internacional. Apenas noticio e não levo para plano pessoal das ofensas e ameaças. No mais, seus comentários são muito pertinentes. Gostaria que você escrevesse um artigo sobre a causa indígena, que eu respeito muito. Gostaria de publicar sua opinião.

    abs

  4. TUCHAUA disse:

    valeu Ronaldo um Dia a Maloca desses estelionatarios(travestidos) indíos ia desmoronar no caso do citado cacique de(editado) e outros que fazem escola com eles,tenho certeza que a população indígena(Aldeiados) tão se sentindo envergonhados.

  5. Getulio disse:

    esqueceu de manda bjs ao topico 3

  6. Getulio disse:

    Sexta-Feira 13, cuidado a Bruxa esta solta

  7. MIRREAM disse:

    MEUS TRABALHOS PRÓ INDIO BRASILEIRO SÃO REAIS!

    APOIO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO Vereador Waldemir José QUE INCLUI ARTIGOS QUE TRATA DA QUESTÃO INDIGENA NA LEI ORGANICA DO MUNICIPIO DE MANAUS.

    CRIEI VARIAS DIRETRIZES DENTRO DO NOVO PLANO DIRETOR DA CIDADE DE MANAUS ONDE TRATA A QUESTÃO DO INDIO.
    NÓS DO Mirream Indigena FOMOS ELEITO CONSELHEIROS ESTADUAL DAS CIDADES NO CONCIDADES/AMAZONAS ONDE IREMOS DELIBERAR VERBAS ESPECIFICAS DESTINADAS A TODOS OS 62 MUNICIPIOS DO AMAZONAS.

    FUI ELEITO DELEGADO NACIONAL DO CONSOCIAL PROMOVIDO PELA CGU PARA CRIAR DIRETRIZES DE CONTROLE DOS GASTOS PÚBLICOS E COMBATE A CORRUPIÇÃO NO BRASIL.

    NÓS DO Mirream Indigena INCLUIMOS TODOS OS POVOS INDIGENAS DO BRASIL NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA FAR ENTIDADES DE 0 A 3 ONDE AGORA TODOS OS PARENTES PODE TER SUAS CASAS DIGNAS NAS CIDADES SEM PRECISAR PEDIR NADA DE NINGUEM E CADA ORGANIZAÇÃO INDIGENA PODE CONSTRUIR ATÉ 600 CASAS ANO.

    PARA FALAR DE MIM PRIMEIRO VÁ PASSAR FOME E FRIO COMO EU JA PASSEI NA VIDA LONGE DO MEU ESTADO FAZENDO TRABALHO PELOS EXCLUIDOS DEPOIS EU ACEITO DIALOGAR!

    TODOS AS MINHA CONQUISTAS SÃO DE FORMA VOLUNTARIA SEM GANHO ALGUM, HA NÃO SER OLHAR DE FELICIDADE DE QUEM CONFIA EM MIM.

  8. UMA BRASILEIRA disse:

    Acreditar que esses CARAS DE PAU são índios é o mesmo que acreditar em papai Noel. Ver esses governantes incompetentes,irresponsáveis e corruptos interessados em voto apoiando esse pilantras que se passam por índios em busca de benefícios (bolsa família, aposentadoria rural, auxílio maternidade sem contribuir com o INSS, cotas em universidades, verba pública federal, prestígio junto a políticos embusteiros, ONG’s internacionais, Comissões de Direitos Humanos, terras produtivas,etc.)é muito nojento! Isso virou brincadeira! É no Brasil inteiro essa palhaçada e fraude orquestrada pela FUNAI, Ministério Público Federal, Advocacia Geral da União, Supremo Tribunal Federal! QUE PAÍS É ESSE?!?

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links