Esportes

Poirier quer esquecer primeira luta com Holloway: “Somos ambos melhores lutadores

Por Marcos Luca Valentim — Rio de Janeiro

Dustin Poirier terá sua primeira oportunidade de lutar pelo título no UFC — Foto: Reprodução / CombateDustin Poirier terá sua primeira oportunidade de lutar pelo título no UFC — Foto: Reprodução / Combate

Dustin Poirier terá sua primeira oportunidade de lutar pelo título no UFC — Foto: Reprodução / Combate

Aos 30 anos, Dustin Poirier terá neste sábado, em Atlanta, no UFC 236, sua primeira oportunidade de se tornar campeão da organização – ainda que interino, já que o campeão Khabib Nurmegomedov cumpre suspensão. A chance chega diante de um velho conhecido, e no peso-leve (até 70kg): Max Holloway. O americano da American Top Team já venceu o havaiano em 2012, ainda quando estavam no peso-pena (até 66kg), mas admite que as circunstâncias de hoje são bem diferentes. Ele reconhece a evolução de Holloway.

– Max melhorou em tudo desde a última vez em que nos enfrentamos. Sua trocação está melhor, sua defesa de quedas foi o que mais evoluiu. O controle da distância e do alcance e o timing também melhoraram muito. É difícil ressaltar apenas uma coisa na qual ele melhorou. Ele melhorou em tudo no MMA. Hoje ele é um lutador completamente diferente, um campeão mundial e está em uma sequência incrível de vitórias. Não tenho nada de ruim para dizer sobre ele e não dá para dizer que ele melhorou em apenas uma coisa. Seu jogo como um todo mudou – afirmou o lutador, em entrevista exclusiva ao Combate.

Poirier, que vem numa sequência de quatro vitórias, admite que por ventura pode acabar tendo lembranças da luta anterior durante o novo embate, mas lembra que não só o adversário evoluiu, mas ele também. São mais de 20 lutas apenas no UFC.

– Pode haver momentos na luta em que posso vir a ver flashes daquela disputa, mas vou tentar não fazer isso. Vou enfrentar Max no sábado. Ele põe muita pressão, e eu também. Vamos ver quem vai andar para trás, usar os ângulos. Somos ambos melhores lutadores, e vamos mostrar isso. É duro, sabe? Se ele vier para cima como fez nas suas últimas lutas, vou fazê-lo pagar por isso, e vamos ver para onde a luta vai daí em diante. Mas será algo totalmente novo para mim. Vou mostrar a minha força, e quero mostrar meu kickboxing, meu boxe, meu jiu-jítsu… É uma disputa de cinturão na qual vou enfrentar um dos melhores lutadores peso-por-peso do mundo. Quero mesmo ir lá e lutar como um atleta de MMA, como um lutador experiente que já fez 21 lutas no UFC.

Max Holloway e Dustin Poirier fazem a luta principal do UFC 236 — Foto: Getty ImagesMax Holloway e Dustin Poirier fazem a luta principal do UFC 236 — Foto: Getty Images

Max Holloway e Dustin Poirier fazem a luta principal do UFC 236 — Foto: Getty Images

Com dois lutadores acostumados a nocautear, Dustin Poirier acredita que a luta deste sábado não vai chegar ao fim do quinto round. Se isso acontecer, o americano prevê um embate para entrar na história.

– Essa luta pode acabar rápido ou ir até o fim do quinto round. Se ela durar 25 minutos, será uma das melhores lutas do peso-leve da história. Pelo nível em que estamos, tem que ser. Os dois estarão destruídos e o público vai adorar, mas acho que ela acaba antes disso.

Com um cartel de 24 vitórias e cinco derrotas – e um “no contest” -, Poirier garante que está preparado para ser campeão do UFC.

– Só tenho que ser eu mesmo, me divertir, viver o momento, estar concentrado e fazer o que venho fazendo pelos últimos 12 anos da minha vida: lutar. Tenho que usar minhas habilidades, as lições que aprendi nesses anos todos e levar isso tudo para o octógono no sábado e me divertir. Esse é o plano (…). Me sinto bem, feliz e motivado pela oportunidade, e acho que eu conquistei tudo isso. Venho trabalhando para isso há muito tempo, e estou empolgado por estar acontecendo agora, na hora certa. É o momento perfeito na minha vida para eu ser campeão mundial.

Serviço do UFC 236

Neste sábado, a partir de 18h45 (de Brasília), o Combate traz a transmissão ao vivo de todo o evento, enquanto o Combate.com e o SporTV 3 exibem as duas primeiras lutas ao vivo. O Combate.comacompanha todo o evento em tempo real.

UFC 236
13 de abril de 2019, em Atlanta (EUA)
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-leve: Max Holloway x Dustin Poirier
Peso-médio: Kelvin Gastelum x Israel Adesanya
Peso-meio-pesado: Eryk Anders x Khalil Rountree
Peso-meio-médio: Alan Jouban x Dwight Grant
Peso-meio-pesado: Ovince St-Preux x Nikita Krylov
CARD PRELIMINAR (19h15, horário de Brasília):
Peso-leve: Jalin Turner x Matt Frevola
Peso-mosca: Wilson Reis x Alexandre Pantoja
Peso-meio-médio: Max Griffin x Zelim Imadaev
Peso-galo: Boston Salmon x Khalid Taha
Peso-meio-médio: Curtis Millender x Belal Muhammad
Peso-galo: Montel Jackson x Andre Soukhamthath
Peso-mosca: Lauren Mueller x Poliana Botelho
Peso-galo: Brandon Davis x Randy Costa

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links