Matérias

PF investiga a existência de “falsos índios” no Amazonas

Do Portal de A Crítica – Por André Alves e Mariana Lima

Superintendente da PF

 

O superintendente da Polícia Federal no Amazonas, delegado Sérgio Fontes, confirmou, nesta quinta-feira (11), que a PF investiga a existência de “falsos índios” no Estado que atuariam, inclusive, como lideranças perante as autoridades, defendendo pautas de reivindicações para comunidades indígenas. Entre os objetos da investigação está a falsificação do Registro Administrativo de Nascimento Indígena (Rani).

“O Rani é um documento expedido pela Funai (Fundação Nacional do Índio). Se ele for obtido mediante fraude, há um crime”, disse Sérgio Fontes. De acordo com ele, há inquéritos abertos pela Polícia Federal para investigar os crimes tanto na capital, Manaus, quanto no interior do Amazonas. Sérgio Fontes afirmou que não preside os inquéritos e que por isso não poderia dar mais detalhes.

O líder indígena Paulo José Ribeiro da Silva, que se intitula “cacique Paulo Apurinã”, é um dos focos da investigação. Ele teve o Registro Administrativo de Nascimento Indígena aprovado em 2007, quando tinha 33 anos. No Rani de Paulo consta que o líder é descendente da tribo Apurinã e tem como nome indígena “Caiquara”. No mesmo documento consta o nome de duas testemunhas, identificadas como Severo Mateus Gamenha e Emílio Elias, que não assinam o documento, constatando suposta irregularidade.

Um comentário para “PF investiga a existência de “falsos índios” no Amazonas”

  1. MIRREAM disse:

    MEUS TRABALHOS PRÓ INDIO BRASILEIRO SÃO REAIS!

    APOIO PROJETO DE LEI DE AUTORIA DO Vereador Waldemir José QUE INCLUI ARTIGOS QUE TRATA DA QUESTÃO INDIGENA NA LEI ORGANICA DO MUNICIPIO DE MANAUS.

    CRIEI VARIAS DIRETRIZES DENTRO DO NOVO PLANO DIRETOR DA CIDADE DE MANAUS ONDE TRATA A QUESTÃO DO INDIO.
    NÓS DO Mirream Indigena FOMOS ELEITO CONSELHEIROS ESTADUAL DAS CIDADES NO CONCIDADES/AMAZONAS ONDE IREMOS DELIBERAR VERBAS ESPECIFICAS DESTINADAS A TODOS OS 62 MUNICIPIOS DO AMAZONAS.

    FUI ELEITO DELEGADO NACIONAL DO CONSOCIAL PROMOVIDO PELA CGU PARA CRIAR DIRETRIZES DE CONTROLE DOS GASTOS PÚBLICOS E COMBATE A CORRUPIÇÃO NO BRASIL.

    NÓS DO Mirream Indigena INCLUIMOS TODOS OS POVOS INDIGENAS DO BRASIL NO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA FAR ENTIDADES DE 0 A 3 ONDE AGORA TODOS OS PARENTES PODE TER SUAS CASAS DIGNAS NAS CIDADES SEM PRECISAR PEDIR NADA DE NINGUEM E CADA ORGANIZAÇÃO INDIGENA PODE CONSTRUIR ATÉ 600 CASAS ANO.

    PARA FALAR DE MIM PRIMEIRO VÁ PASSAR FOME E FRIO COMO EU JA PASSEI NA VIDA LONGE DO MEU ESTADO FAZENDO TRABALHO PELOS EXCLUIDOS DEPOIS EU ACEITO DIALOGAR!

    TODOS AS MINHA CONQUISTAS SÃO DE FORMA VOLUNTARIA SEM GANHO ALGUM, HA NÃO SER OLHAR DE FELICIDADE DE QUEM CONFIA EM MIM.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links