Esportes

Personalidades e clubes lamentam morte de Valdir Espinosa, ídolo de Grêmio e Botafogo

Por GloboEsporte.com — Rio de Janeiro

Valdir Espinosa morreu na manhã desta quinta-feira aos 72 anos, no Rio de Janeiro. Clubes e personalidades lamentaram a perda do ídolo em depoimentos e manifestações nas redes sociais. O velório será de 15h às 22h, no Salão Nobre de General Severiano, sede do Botafogo.

Campeão do mundo em 1983, Renato Gaúcho e Espinosa tiveram uma relação muito próxima, praticamente de pai e filho. Eles voltaram a trabalhar juntos no Grêmio em 2016. Segundo o atual treinador do Tricolor, não será fácil superar a perda de seu exemplo.

– Hoje o dia amanheceu mais triste. Perdi meu segundo pai, meu irmão mais velho, meu exemplo, meu grande e fraterno amigo. Foi pelas suas mãos que cheguei ao Grêmio e consegui dar para a minha família tudo que sempre quis. Vai ser difícil superar mais essa perda, mas temos de seguir em frente. E tenho certeza que ele sempre estará nos olhando, cuidando e guiando. Vai com Deus meu grande amigo.

Valdir Espinosa e Renato Gaúcho em coletiva no Grêmio — Foto: Rodrigo Rodrigues/GrêmioValdir Espinosa e Renato Gaúcho em coletiva no Grêmio — Foto: Rodrigo Rodrigues/Grêmio

Valdir Espinosa e Renato Gaúcho em coletiva no Grêmio — Foto: Rodrigo Rodrigues/Grêmio

Em seus sites oficiais, Botafogo e Grêmio publicaram notas de pesar, lamentando o falecimento do ex-treinador.

“É com muita dor e imenso pesar que o Botafogo de Futebol e Regatas comunica o falecimento do Professor Valdir Espinosa, aos 72 anos. Comandante do título Carioca em 1989, Espinosa exercia a função de Gerente Técnico desde dezembro de 2019.

Muito querido no Clube por torcedores e por quem conviveu com ele no dia a dia, Espinosa vai fazer muita falta. Sua liderança, exemplo e ensinamentos seguirão no Botafogo como legado dessa figura tão representativa na história do Clube.”

Botafogo F.R.

@Botafogo

Você é um gigante da nossa história, professor! Obrigado por tudo 🙏🏼🖤

Embedded video

514 people are talking about this

Mufarrej cumprimenta Valdir Espinosa no dia do retorno dele ao Botafogo, em dezembro de 2019 — Foto: Vitor Silva/BotafogoMufarrej cumprimenta Valdir Espinosa no dia do retorno dele ao Botafogo, em dezembro de 2019 — Foto: Vitor Silva/Botafogo

Mufarrej cumprimenta Valdir Espinosa no dia do retorno dele ao Botafogo, em dezembro de 2019 — Foto: Vitor Silva/Botafogo

O Grêmio também recordou as conquistas que o treinador deu ao clube, incluindo a mais importante delas: o Mundial de Clubes em 1983.

“O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa, com imenso pesar, o falecimento de Valdir Espinosa, um dos maiores técnicos de sua história. Sob o comando de Espinosa o Grêmio abriu as portas do continente e do mundo ao Rio Grande do Sul, conquistando a Copa Libertadores da América e o Mundial de Clubes em 1983.

Valdir Espinosa retornou ao Grêmio em 2016, como Coordenador Técnico e participou da conquista do pentacampeonato da Copa do Brasil. Atualmente exercia o cargo de Gerente Técnico do Botafogo.

O Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense se solidariza com toda a família Espinosa, amigos e torcida nesse momento de dor.”

Grêmio FBPA

@Gremio

Hoje o dia amanheceu triste, nos despedimos do nosso ídolo Valdir Espinosa. Seremos eternamente gratos a ti por ter nos levado às nossas maiores glórias. Que você continue guiando nossos corações Tricolores aí de cima. ⭐🇪🇪

View image on Twitter
3,771 people are talking about this

Valdir Espinosa em encontro com integrantes da base do Grêmio — Foto: Luciano Amoretti/GrêmioValdir Espinosa em encontro com integrantes da base do Grêmio — Foto: Luciano Amoretti/Grêmio

Valdir Espinosa em encontro com integrantes da base do Grêmio — Foto: Luciano Amoretti/Grêmio

Em sua conta no Twitter, a Fifa também prestou solidariedade ao campeão do mundo em 1983 e carioca em 89: “‘No Grêmio, eu realizei um sonho. No Botafogo eu terminei um pesadelo’. Ele superou Ernst Happel sob a inspiração de Renato Gaúcho para levar o Grêmio a uma vitória contra o Hamburgo e conquistar o título mundial em 1983, e encerrou o jejum de 21 anos sem glórias para o Botafogo em 1989. Descanse em paz, Valdir Espinosa 😢”

FIFA.com

@FIFAcom

“At @Gremio I realised a dream. At @Botafogo I ended a nightmare.”

🔵⚫️⚪️ He outwitted Ernst Happel to lead a Renato Gaucho-inspired Gremio to victory over Hamburg & the world title in 1983, & ended Botafogo’s 21-year wait for glory in 1989 ⚫️⚪️

RIP Valdir Espinosa 😢

View image on TwitterView image on Twitter
719 people are talking about this

O Palmeiras, clube que dirigiu em 1995, foi o primeiro dos grandes a enviar condolências à família de Espinosa nas redes sociais.

SE Palmeiras

@Palmeiras

A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento de Valdir Espinosa e manifestamos as condolências aos amigos e familiares.

460 people are talking about this

O lateral-direito Leonardo Moura, treinado por Espinosa em Botafogo, Fluminense e Metropolitano-SC, disse que foi um prazer ter virado amigo do gaúcho de Porto Alegre. Trabalharam juntos também no Grêmio.

Em contato com o GloboEsporte.com, Carlos Augusto Montenegro, integrante do Comitê Executivo de Futebol do Botafogo e presidente do título brasileiro de 1995, fez alusão à frase dita por Espinosa em 1989 tão logo que assumiu o clube. No ano em questão, o Glorioso amargava 21 anos de jejum sem títulos e acabou campeão carioca com histórica vitória por 1 a 0 sobre o Flamengo, com gol de Maurício.

– Pode dizer que aquela estrela que ele viu no céu em 1989 agora virou a casa dele. Muito obrigado por tudo. Beijo carinhoso.

Luisinho Quintanilha, uma das peças-chave da conquista do Botafogo em 1989 e que cai no gramado muito emocionado após o apito final da final contra o Flamengo, foi outro a fazer referência à frase de Espinosa que revelava o desejo de ver a Estrela Solitária no placar eletrônico do Maracanã.

– Saudade muito grande, perda muito grande para o futebol, para as pessoas e para a família. Foi fundamental na conquista em todos os sentidos. Além de trabalhar muito dentro de campo, conseguiu ajudar muito na gestão do futebol do Botafogo. Personalidade forte, mas muito humano e carinhoso com todos. Muito conhecimento de futebol e de tática. Aquela estrela e aquela luz que ele tanto pedia: “Eu quero ver o Botafogo campeão”… Falava da estrela brilhando lá no placar do Maracanã. Agora ele é mais uma estrela que vai brilhar no Céu, nosso querido Valdir Espinosa.

Quem também falou sobre Espinosa foi o autor do gol do título carioca de 1989. Maurício era um dos principais jogadores do Alvinegro naquela temporada e foi o artilheiro da noite que tirou o Botafogo de uma fila de 21 anos sem conquistar nada no futebol.

– Ele morreu para o esporte, para os amigos, mas renasceu para Jesus. Morreu para o homem, mas ressuscitou para Jesus, ele foi para o lado de Deus todo poderoso, onde todos nós vamos passar por esse momento também. Eu acho que é isso, saudade fica, lembranças ficam, o homem como um profissional não podemos falar nada, campeão no Grêmio, campeão onde passou, campeão no Botafogo. Uma pessoa muito especial, um amigo, um professor e um psicólogo.

Roger Flores, comentarista do SporTV, destacou que já tinha relacionamento com Espinosa antes mesmo de ser treinado por ele em três oportunidades no Fluminense. Roger jogou ao lado de Allan, um dos filhos do ídolo, na base do Tricolor.

– Não só eu como toda a minha família estamos muito tristes com o falecimento. Se alguma coisa pode nos confortar é que ele faleceu fazendo o que amava. Dentro de um clube que amava. Ele tinha uma identidade muito forte. A história dele ninguém vai apagar. Ele tem dois feitos incomparáveis. Com o Grêmio, o primeiro título de Libertadores e único Mundial. E com o Botafogo aquele título de 1989 diante de um Flamengo muito favorito.

Outras manifestações de clubes e personalidades

Sport Club Internacional

@SCInternacional

O Inter manifesta pesar pela morte de Valdir Espinosa, aos 72 anos. Treinador marcante na história do Grêmio, Espinosa também comandou o Colorado na década de 1990, além de outros times do futebol brasileiro. O Clube se solidariza com familiares e amigos neste momento de dor.

View image on Twitter
554 people are talking about this

Galvão Bueno

@galvaobueno

O dia começou muito triste com a notícia da morte de Valdir Espinosa!! Grande profissional do futebol e um ótimo parceiro de boas conversas!! Tive a honra de fazer as transmissões de seus dois grandes momentos.

Galvão Bueno

@galvaobueno

Campeão do Mundo com o Grêmio em 83 e Carioca com o Botafogo em 89 depois de 21 anos de espera!! Espinosa estava muito feliz com seu retorno ao Botafogo como Gerente Técnico e ao lado de Paulo Autuori.

57 people are talking about this

Fluminense F.C.

@FluminenseFC

O Fluminense Football Club lamenta a morte do ex-técnico Valdir Espinosa e se solidariza com família e amigos. Como treinador, Espinosa teve três passagens pelo Tricolor, em 1997, 2000-2001 e 2004.

📸: Photocamera

View image on Twitter
378 people are talking about this

Flamengo

@Flamengo

O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte de Valdir Espinosa, que foi nosso técnico em duas oportunidades: 1989-90 e 2006. Muita força aos amigos e familiares neste momento.

View image on Twitter
1,590 people are talking about this

São Paulo FC

@SaoPauloFC

O São Paulo Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Valdir Espinosa, um vitorioso e respeitado esportista do nosso país. O clube se solidariza e presta condolências aos familiares, amigos e admiradores do ex-treinador, atleta e dirigente.

388 people are talking about this

CONMEBOL Libertadores

@LibertadoresBR

🖤💙 Muita força aos amigos e familiares de Valdir Espinosa. Morreu o técnico campeão do mundo e da primeira do @Gremio, em 1983. Um ídolo.

🙏 Ficam as conquistas, lembranças e as boas histórias que ele viveu e contou.

Embedded video

48 people are talking about this

Vasco

@VascodaGama

O Club de Regatas lamenta profundamente o falecimento do ex-técnico Valdir Espinosa.

Obrigado por tudo, Professor ! Descanse em paz, Espinosa. 🙏

View image on Twitter
403 people are talking about this

Duque de Caxias FC

@duquedecaxias

O Duque de Caxias Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Valdir Espinosa, aos 72 anos. Em 2011, ele comandou o Tricolor da Baixada na Série B do Campeonato Brasileiro. Desejamos força a todos os amigos e familiares 😢

View image on Twitter
54 people are talking about this

Londrina E C

@LondrinaEC

📄NOTA DE FALECIMENTO

O Londrina Esporte Clube lamenta o falecimento de Valdir Espinosa.

Espinosa foi treinador do Tubarão no Brasileiro da Série A de 1981.

O clube lamenta a morte de Valdir Espinosa e presta as condolências aos familiares e amigos.

📲http://bit.ly/2T5TCtG 

View image on Twitter
See Londrina E C’s other Tweets

Fortaleza Esporte Clube ⭐️

@FortalezaEC

O Fortaleza Esporte Clube lamenta profundamente a morte de Valdir Espinosa, treinador tricolor na série A de 2005. Que Deus conforte os familiares e amigos. Descanse em paz. 🌹

135 people are talking about this

Sport Club do Recife

@sportrecife

O Sport Club do Recife lamenta a morte do ex-treinador, atleta e também dirigente Valdir Espinosa, uma grande referência para o futebol. Enviamos nossas condolências aos familiares, amigos e admiradores.

44 people are talking about this

Chapecoense

@ChapecoenseReal

A Associação Chapecoense de Futebol expressa o seu profundo pesar pelo falecimento de Valdir Espinosa, grande e importante figura do futebol brasileiro. Neste momento de dor e diante da irreparável perda, desejamos força aos familiares e amigos.

130 people are talking about this

Paraná Clube

@ParanaClube

Lamentamos o falecimento de Valdir Espinosa, aos 72 anos. Um grande técnico, ídolo no @Gremio e @Botafogo, Valdir foi nosso treinador no ano de 1999.

À família e amigos deixamos aqui nosso abraço e desejamos muita força neste momento de dor. 😢

20 people are talking about this

Santos Futebol Clube

@SantosFC

Lamentamos profundamente o falecimento do ex-treinador Valdir Espinosa. Força aos familiares.

78 people are talking about this

Esporte Clube Bahia

@ECBahia

Todas as nossas condolências e solidariedade aos amigos, familiares e fãs de Valdir Espinosa. O futebol brasileiro perde mais um de seus mais importantes personagens. https://twitter.com/Botafogo/status/1233027693735792640 

Botafogo F.R.

@Botafogo

É com muita dor e imenso pesar que o Botafogo de Futebol e Regatas comunica o falecimento do Professor Valdir Espinosa, aos 73 anos. Comandante do título Carioca em 1989, Espinosa exercia a função de Gerente Técnico desde dezembro de 2019.

View image on Twitter
48 people are talking about this

Romildo Bolzan@romildogremio

É com muita tristeza que nos despedimos de um dos grandes nomes da nossa história e de todo futebol brasileiro. Valdir Espinosa deixa, hoje, o mundo que nos ajudou a conquistar em 83. Um eterno obrigado por todas as oportunidades em que honrou o nome do Grêmio.

268 people are talking about this

Ceará Sporting Club – #VOZÃO

@CearaSC

Lamentamos profundamente o falecimento do ex-treinador Valdir Espinosa, que treinou o Ceará na temporada de 2005. Em sua passagem por Porangabuçu, o ex-treinador dirigiu o Alvinegro em 9 jogos na Série B daquele ano. Força aos familiares. 🙏https://vozao.net/2VrJIUR 

Nota de pesar: Valdir Espinosa

Espinosa foi treinador do Ceará Sporting Club em 2005

cearasc.com

24 people are talking about this

S.E.R. Caxias

@sercaxias

A S.E.R. Caxias lamenta o falecimento de Valdir Espinosa, um dos grandes nomes do esporte brasileiro e mundial. O Grená do Povo presta o pesar e se solidariza com os familiares e amigos do ex-treinador, atleta e dirigente.

View image on Twitter
See S.E.R. Caxias’s other Tweets

Canal Zico 10@canalzico10

LUTO. Começamos o dia com essa triste notícia. Lamentamos profundamente a morte do Valdir Espinosa. Estará sempre em nossa memória. Sentimentos à família e amigos. Que Deus conforte nossos corações.

View image on Twitter
20 people are talking about this

Corinthians

@Corinthians

O Sport Club Corinthians Paulista lamenta o falecimento de Valdyr Espinosa, técnico que comandou a equipe durante o ano de 1996, quando conquistou o Troféu Ramón de Carranza. O Corinthians deseja muita força aos familiares e amigos de Valdyr, neste momento de luto e dor. 😢

303 people are talking about this

Athletico Paranaense

@AthleticoPR

O Athletico lamenta o falecimento de Valdir Espinosa, grande nome do futebol brasileiro e nosso técnico em 2002.
Desejamos forças a todos os amigos e familiares.

87 people are talking about this

🅰️tlético Goianiense

@ACGOficial

O Atlético Clube Goianiense lamenta profundamente o falecimento de Valdir Espinosa. O clube manifesta condolências aos familiares, amigos e admiradores desta figura histórica do futebol brasileiro.

See 🅰️tlético Goianiense’s other Tweets

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links