Matérias

Período chuvoso em Manaus aumenta o risco de doenças respiratórias

Os últimos e os primeiros meses do ano costumam ser de muita chuva em Manaus e é chamado inverno amazônico. Nesse período costumam aparecer vários tipos de viroses e aumenta a probabilidade de agravamento do estado de saúde, em particular de quem sofre de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma, bronquiectasias, fibrose quística e fibrose pulmonar.

As mudanças climáticas que acontecem durante o inverno amazônico costumam propagar doenças virais, como gripes e resfriados. O cuidado com a saúde precisa ser redobrado, principalmente, com os que fazem parte dos grupos considerados de risco: idosos, gestantes, crianças menores de dois anos e portadores de doenças crônicas – como diabetes e hipertensão. Além das doenças virais e respiratórias, é importante também que a população esteja atenta para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do zika vírus.

Manter uma boa alimentação e evitar alterações bruscas de temperatura são atitudes simples que ajudam o organismo a se manter saudável.

Existem medidas gerais que todos estes doentes devem adotar para fortalecer o seu sistema imunitário e evitar infeções e o agravamento da doença:

  • O cumprimento rigoroso da medicação prescrita;
  • Fazer as vacinas para aumentar a proteção contra a gripe e a pneumonia;
  • Realizar as técnicas de higiene brônquica se tiverem catarro brônquico;
  • Evitar ambientes poluídos, em especial o fumo do tabaco;
  • Ter um estilo de vida saudável, como uma boa alimentação, um sono reparador e com pouco stress;
  • Realizar atividade física regular, pois é uma boa forma de melhorar a capacidade do sistema imunitário e prevenir doenças cardiovasculares;
  • No caso dos doentes crônicos, deve haver acompanhamento regular pelo médico e cumprimento rigoroso da medicação prescrita.As doenças do aparelho respiratório têm uma elevada prevalência representando, no seu conjunto, a terceira principal causa de morte no mundo, representando cerca de 19% dos óbitos.

    Estima-se que em 2020 as Doenças Respiratórias sejam responsáveis por cerca de 12 milhões de mortes anuais.

Mosquitos
Além dos cuidados com o corpo, a população tem que ficar atenta e evitar locais propícios para a proliferação do Aedes aegypti, já que a prevenção é a melhor escolha para evitar as doenças transmitidas pelo mosquito. Manter a caixa d’água sempre fechada, não deixar a água da chuva acumular na laje e colocar areia nos pratos dos vasos das plantas são fundamentais para combater o vetor.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links