Matérias

Pedidos de atestados de óbitos supostamente por Covid-19 disparam e já congestionam cartórios em Manaus

Após o início da pandemia, os pedidos de atestados de óbitos estão congestionando os cartórios em Manaus. A constatação é da titular da Vara de Serviços Públicos, juíza Mirza Telma de Oliveira.

De acordo com a magistrada, desde o início da pandemia, a média, que era de 40 atestados, saltou para até 600 por dia.

Supostamente por Covid-19 e comorbidades, já que os resultados dos exames não saem com a rapidez necessária e as causas podem ser outras, como por exemplo a Síndrome Respiratória Grave (Sars), os pedidos de atestados se avolumam.

Conforme a magistrada, um levantamento da equipe da Vara de Serviços Públicos, a partir de 15 abril, foram 81; dia 16, 104; dia 17, 103; dia 18, 92;  dia 19, 102; dia 20, 168; dia 21, 94 e ontem, 150.

Ela destaca que os números são de todos os registros e não apenas por Covid-19 e que nem todos os registros estão sendo feitos, porque sem os resultados dos exames específicos, as famílias não estão sendo obrigadas a fazer o registro, neste momento.

Alguns atestados, por exemplo, informam sobre pessoas que morrem em casa por insuficiência respiratória e outras causas.

Mirza Telma lembra que os atestados são gratuitos e pede que, a solicitação deve ser feita por apenas uma pessoa no cartório, para evitar aglomerações.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links