Matérias

Parlamentares da Aleam destacam aniversário de 51 anos da Suframa

O aniversário dos 51 anos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), comemorado ontem (18), foi lembrado na Assembléia Legislativa do Estado.

A data foi tema do discurso do deputado estadual Adjuto Afonso (PDT). O parlamentar destacou a importância e o sucesso do modelo de desenvolvimento implantado no Estado.

Manaus-AM – 01/03/2012 – Proposta pelos deputados Adjuto Afonso (PP) e Alessandra Campêlo (PCdoB), a Aleam realiza Sessão Especial no plenário Ruy Araújo, em homenagem ao aniversário de 49 anos da SUFRAMA (Foto: Hudson Fonseca/Aleam)

“A Suframa completa 51 anos com 87 mil empregos preservados, mais de 400 mil empregos indiretos e não são só as pessoas que trabalham nas fábricas. São os empregos indiretos que existem aqui em Manaus, na periferia, na Região Metropolitana. Da mesma forma tem um faturamento importante. Imaginem R$ 80 bilhões no ano passado.”

Durante o discurso, o parlamentar defendeu a expansão das exportações para novos mercados consumidores, principalmente na América latina.

“O atual superintendente já visitou alguns países aqui do Mercosul. A Suframa precisa expandir pra que, o que nós produzimos aqui não fique só no mercado interno. Com a crise, o consumo do Sul do país aqui, no Polo Industrial, de uma freada, porque nós não buscamos outros mercados. Na hora que você busca outros mercados, se a economia não vai bem, você tem outra opção de mercado lá fora. Então, eu vejo que o atual superintendente tem feito isso: já fez visita ao Peru, à Argentina e a gente precisa buscar esse mercados.”

O deputado Serafim Corrêa (PSB) falou sobre processo que põe em risco Polo de componentes da ZFM.

Referindo-se ao andamento do julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) do recurso extraordinário 592.891,  de interesse da empresa  Nokia, que, segundo ele, definirá o futuro de  empresas de componentes   produtoras de bens intermediários  que vão compor o produto final fabricado por outras indústrias fora da Zona Franca de Manaus, ou seja, se haverá ou não creditamento de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Na última segunda-feira, 26, o ministro Marco Aurélio de Mello pediu preferência para o julgamento de um outro processo, semelhante ao recurso extraordinário 592.891, dizendo já estar impedido em um processo anterior semelhante.

O  ministro Luiz Fux também está impedido de votar, então propôs que um outro processo, no qual não está impedido, fosse colocado em pauta para que  ambos pudessem votar.

Serafim adiantou que irá à Brasília, onde participará  do congresso nacional do Partido Socialista Brasileiro, nesta quinta-feira (1º/4), e que irá ao STF para verificar o andamento do processo.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links