Matérias

Pandemia exigiu atuação em todas as áreas, afirma Procuradora-Geral do MP-AM

A Procuradora-Geral de Justiça, Leda Mara Albuquerque, disse nesta quarta-feira (15/4), que o Ministério Público Estadual (MP-AM) teve de montar um gabinete de crise para poder atuar a contento, durante o período da pandemia do novo coronavírus no Amazonas.

Em entrevista à Rede Tiradentes, ela explicou que a crise não tem relação apenas com a saúde, mas com a justiça gratuita como um todo, para o cidadão e o contribuinte.

Entre na malha de crimes investigados pelo MP-AM, há, por exemplo \, denúncias em relação ao atendimento nos hospitais, até a falta de equipamentos de proteção (EPI’s) dos profissionais da saúde, já duramente atingidos pelo vírus, por causa da maior exposição.

Segundo Leda Mara, o PM-AM já instalou procedimento para investigar a falta de EPI’s e apurar responsabilidades. Desde o início da pandemia, três médicos morreram por conta do coronavírus em Manaus.

A Procuradora-Geral manifestou extrema preocupação com a situação do Interior do Estado, onde o MP-AM terá de entrar na Justiça para garantir, por exemplo, os leitos na rede pública de saúde nos municípios.

Leda Mara também manifestou preocupação com o aumento dos números de outros crimes, que diminuíram na área criminal, em que o MP busca garantir a manutenção das garantias de segurança da população, mas aumentaram, por exemplo, na área da a violência contra a mulher, por causa do isolamento social.

Nos hospitais, o MP teve de expedir uma recomendação à Secretaria da Segurança Pública sobre  a guarda de presos nas unidade de saúde.

Entre outros temas, disse a Procuradora-Geral, o MP-AM também busca cuidar da garantia da merenda escolar, que deverá  garantir a alimentação das famílias dos estudantes. varentes.

Leda Mara disse, ainda, que há preocupações no setor do transporte coletivo, terminais, supermercados, feiras, mercados, onde o impacto da pandemia também afeta as pessoas. Ela finalizou dizendo que a população prescinde da atuação do MP em todas as áreas e que, no  órgão, a pandemia forçou os servidores a prestarem serviço disciplinado por meio do teletrabalho.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links