Matérias

Pacientes que dependem de TFD estão impedidos de voltar ao AM por falta de dinheiro, denuncia associação

Pacientes transplantados que tiveram de viajar para fora do estado estão há mais de uma semana impedidos de retornar ao Amazonas porque o governo não está garantindo as passagens aéreas por meio do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD). A informação foi confirmada pela presidente da Associação dos Transplantados de Medula Óssea e Leucêmicos do Amazonas (ATMOL-AM),  Jeane Gomes.

A presidente da entidade disse ainda que outros pacientes estão impedidos de embarcarem para tratamentos fora do estado, porque a agência de viagens responsável pela emissão dos bilhetes aéreos não recebeu os pagamentos.

“Pacientes do Amazonas que estão há mais de 8 dias em tratamento em diversos estados, não estão conseguindo voltar para casa porque a empresa contratada pelo estado para fazer a compra dessas passagens, não está emitindo os bilhetes, porque não recebeu. Está desde junho sem receber os valores que o governo deveria pagar.”

Ela destacou que os pacientes são das mais diversas comorbidades. Segundo Jeane Gomes, os pacientes não têm a ajuda de custo fora do estado e nem a passagem. Ela reiterou que a Secretaria de Saúde (SES) havia garantido que a situação estaria resolvida ainda na última sexta-feira (16/09). “Já tentamos contato, já foram líderes nas SES e na sexta-feira disseram que já estava tudo resolvido. Não está!””

Os líderes das associações e os outros pacientes estão se juntando, se movimentando para que consiga resolver esse problema o mais rápido possível”, disse Jeane.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links