Matérias

Operação federal “Custo Político” prendeu três ex-secretários e oficial da PM e procura outros alvos. Veja quem são

Dois ex-secretários da Saúde do Amazonas – Wilson Alecrim e Pedro Elias e um coronel da Polícia Militar Aaroldo da Silva Ribeiro – presos preventivamente; 9 prisões temporárias, 27 conduções coercitivas e 18 mandados de sequestros de bens móveis e imóveis, incluindo uma aeronave Cessna560 XLS, no valor de R$ 77 milhões.

É este o resultado da Operação “Custo Político”, deflagrada na manhã desta quarta-feira (13), pela Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas (PF-AM).

A “Custo Político” é a segunda fase da Operação “Maus Caminhos”, que prendeu o médico Mouhamad Moustafa, acusado de desviar cerca de R$ 100 milhões do setor de Saúde do Amazonas. A ação desta quarta teve o objetivo investigar os crimes de corrupção ativa, de corrupção passiva, de lavagem de capitais e de organização criminosa.

Além de Alecim e Elias e do coronel Haroldo, estão o ex-secretário da Administração e Gestão, Raul Zaidan, e o ex-chefe da Casa Civil do Governo do José Melo, Evandro Melo.

Conforme a PF-AM, nesta fase, a Justiça determinou o bloqueio dos bens e valores dos investigados, visando o futuro ressarcimento do Estado.

A operação foi executada em Manaus/AM, São Paulo/SP, Recife/PE e Brasília/DF, por 135 policiais federais, e 06 servidores da CGU.

De acordo com a PF, os crimes eram praticados por membros da organização criminosa alvo da primeira fase que, utilizando-se dos recursos públicos desviados do Fundo Estadual de Saúde do Amazonas, realizavam pagamentos de propina a agentes políticos e servidores públicos, com o objetivo de obter facilidades dentro da Administração Pública estadual, tais como agilizar a liberação de pagamentos, obtenção de contratos públicos e o encobrimento dos ilícitos praticados.

O nome da operação “Custo Político” é uma referência à expressão utilizada por Mouhamad Moustafa para denominar as vantagens indevidas (propinas) pagas aos ex-secretários e outros servidores públicos. Moustafa foi preso na primeira fase da operação.

Agora há pouco, em entrevista coletiva, na sede da PF-AM, no bairro Dom Pedro, o delegado federal que chefiou a operação disse que, “após a análise do material colhido durante a primeira fase, ficou claro que organização responsável pelos desvios era maior do que se pensava.”

Apesar do cumprimento da maioria dos mandados judiciais, a operação ainda não foi concluída, já que outras pessoas, inclusive um ex-secretário da área econômica, ainda estão sendo procuradas

Um comentário para “Operação federal “Custo Político” prendeu três ex-secretários e oficial da PM e procura outros alvos. Veja quem são”

  1. Anônimo disse:

    Demorouuuuu… Lava Jato en Manaus.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links