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OneWeb promete internet de 195 Mbps mas só entrega ¼ do prometido

Hughes fez parceria com OneWeb para estancar a perda de mercado para Starlink. Primeiros testes indicam que Elon Musk vai continuar dominando o mercado mundial.

Os primeiros testes feitos essa semana, no estado de Roraima, com os kits de internet por satélite da OneWeb foram frustrantes.

Os prometidos 195 Mbps não passaram de 51,5 Mbps.

Em publicação feita no site especializado TELETIME, o diretor geral da Eutelsat OneWeb no Brasil, Rodrigo Campos, anunciou o início das operações da rede de satélites de órbita baixa da gigante do setor, a partir do mês de fevereiro de 2024.

A mesma reportagem informou que a empresa já estava ativando os primeiros clientes no Brasil que já contrataram a capacidade da rede da OneWeb, que conta com 634 satélites de órbita baixa operacionais, dos quais 576 de uso primário e outros 58 são backup.

Segundo a reportagem, em termos de velocidade, a rede está dimensionada para oferecer até 195 Mbps de descida e latências de 100 ms a 150 ms, com garantia de qualidade.

De fato, os testes da OneWeb já começaram, mas os resultados nem de longe se aproximaram daquilo que foi anunciado.

Recentemente, a Hughes Telecomunicações Ltda. venceu uma licitação para fornecer internet satelital para o Tribunal de Justiça de Roraima. Como a Hughes não dispõe de serviços com capacidade superior a 20 Mbps, buscou parceria com a OneWeb.

As primeiras antenas foram instaladas em Boa Vista e Pacaraima, em Roraima. Porém, os primeiros testes ficaram bem abaixo das expectativas da Hughes/OneWeb.

A velocidade máxima de download alcançada pela Hughes/Oneweb foi 51,5 Mbps contra 7,50 de upload, com latência variando entre 235 ms e 307 ms.

Todos os parâmetros  contrariaram a informação divulgada pela OneWeb.

Veja abaixo os prints dos testes:

A empresa de banda larga por satélite de Elon Musk superou a Hughes como líder entre os consumidores individuais em 2023, com 132 mil acessos, comparados aos 105 mil da Hughes. Agora, a Starlink detém uma fatia de mercado de 49,2% entre os consumidores finais, enquanto a Hughes possui 39,3% e a Viasat, 10,5%.

O crescimento da Starlink no Brasil em 2023 foi de 1000%.

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