Matérias

O risco que Manaus corre com o monotrilho e o BRT

Estou de volta ao batente. Viajar é bom, mas o melhor é voltar para casa, rever nossas coisas, amigos e familiares.

Percorri 4 países na Europa, várias cidades importantes. Andei muito de metrô, o suficiente para me convencer que este sistema de transporte de massa é o mais eficiente, mais rápido e mais barato.

Manaus está às vésperas de iniciar a construção de dois sistemas. A prefeitura quer fazer o BRT (bus rapid transit) e o governo anuncia o monotrilho. Por mais que as obras se concretizem, estaremos longe da solução definitiva para o transporte público de massa. Onde foram implantados, monotrilho e BRT, apenas complementaram outros sistemas. Mesmo juntos, representam pequena parcela da grande movimentação de passageiros. O grande sistema de transporte de massa ainda é o metrô, seja em São Paulo, Paris, Barcelona, Nova Iorque, Madrid ou Paris.

O governo do Amazonas estima que vai gastar 2 bilhões de reais com o monotrilho. Depois vai ter que gastar uma fortuna mensal para mantê-lo funcionando  e subsidiar a tarifa que se cogita, superior a 4 reais.

Especialistas calculam que o kilômetro do metrô custa em torno de 100 milhões de dólares (200 milhões de reais). Com os 2 bi do monotrilho, poderiam ser construídos 10 kilômetros de metrô. Se juntar os milhões que a prefeitura pretende investir no BRT, daria para acrescentar mais alguns kilômetros ao sistema que efetivamente resolve o problema.

É preciso que haja uma revisão nesses dois projetos faraônicos e ineficientes. Ainda dá tempo de trocar os projetos em andamento por outro que funciona.

Caso contrário, vamos continuar convivendo com esta mixórdia de mototaxistas, ônibus sujos, passagem cara, ameaças de greve todos os dias, táxi lotação, alternativo etc.

Insisto: o monotrilho não deu certo em lugar nenhum do mundo como sistema principal. Ao contrário, o metrô foi aprovado e funciona em todas as cidades do mundo.

 

10 Comentários para “O risco que Manaus corre com o monotrilho e o BRT”

  1. Tio Leso disse:

    Finalmente alguém enfronhado no poder ,Estado e Prefeitura, com lucidez suficiente para dar uma mordida nos calcanhares do Omar e do Amazonino. Nem metrô pode ser construído pois por enquanto a tecnologia de construção desse método de transporte nao está preparada para o solo e topografia de Manaus. Com a palavra os geólogos e engenheiros.

  2. Wagner disse:

    Apesar das dificuldades de implantação, é possível fazer toda uma rede de metrôs do tipo VLT beirando os igarapés de Manaus. E seguiria por uma paisagem bonita, com visão para águas limpas (podemos sonhar com isso também).
    Linhas:
    I) Igarapé do Mindu ligando o extremo da Zona Leste (Reserva Ducke, Cidade de Deus, etc) até o Parque dos Bilhares;
    II) Igarapé dos Franceses + Cachoeira Grande ligando a Cidade Nova até o Centro da cidade, passando pela estação final do Igarapé do Mindu;
    III) Igarapé do Quarenta ligando o Centro até o Zumbi, passando pela Cachoeirinha, Japiim e Distrito.

    O que falta pra começar isso?

  3. Wagner disse:

    É possível fazer metrôs subterrâneos sim, mas ficaria com custo extremamente proibitivo.
    Só para reflexão, pensemos nestas linhas subterrâneas no caso da enchente recorde. Será que um metrô construído aqui com o $$$ gasto continuaria enxuto/seco nos meses de cheia?

  4. l menezes disse:

    Prezado Ronaldo,Está claro que a intenção não é solucionar o problema do transporte de massa em nossa cidade,o Ex-Gov. Dudu e o seu herdeiro Omar,Não são burros o suficiente para investir bilhões nessa palhaçada que será esse tal de monotrilho, que como vc falou e eu tb comentei em vezes anteriores aki em seu blog, em lugar nenhum do mundo é solução para a mobilidade nas grandes metropoles; enquanto isso Manaus segue mal cuidada com ruas sem sinalização, asfaltamento em muitas vias péssimo,a cidade tomada por moto taxi e camelôs,sem calçadas para o pedestre; mas teremos vários elefentes brancos a custa do nosso dinheiro, é no mínimo revoltante. FORA MONOTRILHO, QUEREMOS O METRÔ.

  5. Luis Matias disse:

    O ideal seria desistir definitivamente do Monotrilho e investir pesado no BRT (único economicamente viável para Manaus). Se ouve falar muito nas estações, corredores, bi e tri-articulados, mas estão esquecendo dos alimentadores e ligeirinhos que fazem toda a diferença no sistema de BRT.

  6. Socorro disse:

    Deveriam implantar o mesmo sistema de Vancouver – Canada
    SkyTrain é uma luz de trânsito, rápido sistema de Metrô, tem 68,7 km (42,7 milhas) da pista e usa os trens inteiramente automatizados em grau separados por faixas, rodando principalmente em trilhos elevados, que dá aos passageiros uma vista sobre a cidade e ajuda SkyTrain para manter consistentemente elevada (acima de 95%) no tempo de confiabilidade.
    O sistema tem um total de 47 estações em três linhas.
    Morei lá um ano e meio, e amei o SkyTrain.
    http://world.nycsubway.org/world/ca/vancouver/skytrain.html

  7. Arllen Lira disse:

    Estranha essa afirmação pois o monotrilho funciona perfeitamente em Sydney na Austrália….

    Não sei porque não funcionaria aqui?!!

    RESPOSTA: Em Sidney, o monotrilho é apenas a complementação de um conjunto de serviços de transportes oferecidos pelo poder público. Lá tem metrô, ferry boats, Onibus e monotrilho. É o que eu disse, o monotrilho é apenas um detalhe, é pequeno, muito lento, caro e não resolve o problema. Leia esse link sobre transporte em Sidney e veja as opções:
    http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&sl=en&u=http://www.cityofsydney.nsw.gov.au/aboutsydney/parkingandtransport/publictransport.asp&ei=aybNT_P1J4Wc9gTU3uzlAQ&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=6&ved=0CHEQ7gEwBQ&prev=/search%3Fq%3Dmonotrilho%2Bsydney%2Baustralia%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dsafari%26rls%3Den%26prmd%3Dimvns

  8. Caio disse:

    Dona Socorro com todo respeito ao seu comentário, mas implantar o tal SkyTrain, sistema de transporte implantado em Vancouver, no Canadá, em Manaus é um sonho e tanto. Estamos em Manaus, no Amazonas, uma cidade onde a população ainda não aprendeu a exigir seus direitos básicos, onde os políticos, “governantes”, péssimos administradores públicos, estão preocupados em gastar da pior maneira possível o dinheiro arrecadado ou o dinheiro de empréstimos milionários ou bilionários para construção de obras de mente megalomaníacas.

    Não temos investimentos necessários na saúde, na educação, as intervenções no trânsito de Manaus nos últimos 30 anos foram ridículas, mal elaboradas, mal executadas, foram e são milhões e milhões todos os anos direcionados para os diversos fins, menos o fim primordial de melhorar os serviços prestados para a população.

    Os sistemas nos outros países funcionam pq os governantes são pessoas mais decentes, mais envolvidas com os problemas dos cidadãos, onde a sociedade participa de maneira ativa da política de sua cidade.

    O Canadá é um país a parte, sonhar não custa nada, mas eu tenho os pés nos chãos e precisamos começar pelo básico. Quem sabe daqui a mais 100 anos estaremos com os sonhos realizados.

    Podemos começar a realizar esses sonhos mudando nas próximas eleições esses governantes pré-históricos de uma vez por todas.

  9. Wagner Lima disse:

    O chato do Skytrain (ou monotrilho) é a poluição visual que causaria. Implantado provavelmente no meio da Constantino Nery e/ou da Djalma Batista (e outras ruas do tipo), ia ficar aquele trambolho ridículo e feio deixando a cidade que já não é lá essas belezuras com um Muro de Berlim sobrevoando as avenidas principais.
    Lembremos algumas Maravilhas da Engenharia de Trânsito. No RJ tem um elevado que deixou a região portuária parecida com uma casa mal-assombrada. Em Sampa o Minhocão é um exemplo de impacto negativo da paisagem urbana. Por que quereríamos repetir porcarias que não deram certo em outros lugares?

    PS:
    1) Prefeito, asfalte Manaus, for God’s sake.
    2) Façam uma orla da Ponta Negra até a Ponte.
    3) Acabem com os flanelinhas e os MacGatos (espetinhos) das calçadas da cidade.

  10. Caio disse:

    Wagner Lima entenda que o atual prefeito não tem a intenção de melhorar nada na cidade de Manaus. Quanto mais bagunçada a cidade, melhor para ele. O que ele quer é ver o circo pegar fogo e depois aparecer como o paladino, o salvador da pátria, pensando que é Getúlio Vargas. Ainda há de surgir uma pessoa séria e comprometida em resolver os problemas da cidade de Manaus.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links