Matérias

O que aconteceu com os votos de Vanessa?

 

A vitória de Arthur Neto é o resultado da vontade popular, aliás, uma vitória belíssima e incontestável.

Arthur foi bem votado porque o povo assim o quis.

A democracia se manifesta de muitas formas. Seja pela vontade do eleitor que escolhe e vota livremente, através daquele que cola o adesivo do candidato em seu carro, que expõe um cartaz na frente de casa ou que usa a internet para manifestar sua preferência.

E foi no exercício da democracia, nas redes sociais, que ocorreram excessos que ofenderam Vanessa Grazziotin. Alguns eleitores se exacerbaram com ataques virulentos contra a candidata comunista. Os ataques, as agressões ultrapassaram as raias da democracia. Vanessa não merecia isso. Pela sua história e pelo fato de ser mulher.

Arthur Neto acaba de receber a maior votação que o eleitor de Manaus deu a um prefeito em todos os tempos. O dobro da sua adversária.

Sem desmerecer a belíssima vitória de Arthur, esta eleição merece uma reflexão e um desagravo em favor da senadora Vanessa Grazziotin.

Conheci Vanessa no comecinho dos anos 80. Eu iniciava minha carreira de repórter e ela já estava enfronhada nos movimentos de resistência à ditadura. De calça jeans surrada, tênis e camisetas com frases de protesto ou de reverências ao líder da revolução cubana Che Guevara, Vanessa  era aquela loirinha de olhos azuis que se misturava no meio de um monte de barbados. De lá prá cá, me acostumei a vê-la em todos os movimentos sociais. Nas greves de professores, de metalúrgicos, manifestações estudantis, luta por melhores salários, Vanessa era uma figurinha carimbada.

Vanessa sempre foi muito ativa, nervosinha e briguenta. Foi assim que ela construiu uma carreira vitoriosa na política, recebendo grandes votações para todos os cargos que disputou. É considerada uma política de ficha limpa.

Guindada a condição de candidata a prefeita, num desses acidentes de percurso da política, Vanessa entrou na disputa para “tapar um buraco” e teve uma votação bem abaixo da sua história e trajetória política.

Porque Vanessa não foi bem votada nesta eleição? Penso que esta derrota não é dela e deve ser atribuída a um conjunto de fatores que observei nas ruas, nas conversas que tive e pelos centenas de comentários postados neste blog. Alguns publicados e outros não, em razão das ofensas  e de palavrões escritos por eleitores mais afoitos.

Arthur e Vanessa disputaram uma revanche da eleição para o Senado. O eleitor que derrotou Arthur em 2010 foi o mesmo que ajudou a elegê-lo prefeito. O eleitor “artuzista” se arrependeu de não ter votado nele em 2010 e se redimiu agora. Este foi o principal fato em favor do tucano.

Acho que o segundo motivo que mais contribuiu contra Vanessa foi uma mágoa, uma espécie de vingança do eleitor amazonense contra a presidente Dilma Roussef, que obteve no Amazonas a maior votação proporcional do país prometendo perenizar e proteger a Zona Franca. Não cumpriu a promessa até agora. A Zona Franca continua sendo torpedeada de todos os lados. O povo protestou pelos ataques contra a Zona Franca e a indiferença do governo federal.

A derrota de Vanessa também deve ser atribuída ao senador Eduardo Braga (PMDB), que assistiu o governo Dilma levar a produção de tablets para São Paulo, sem nenhum protesto dele. A inércia de Eduardo nas questões que envolvem o estado repetem a omissão de Alfredo Nascimento, no Ministério dos Transportes. Mas o que mais pesa contra Eduardo Braga, é o temperamento explosivo e a truculência que humilha políticos, assessores e eleitores em público.

Se Braga não dominar o temperamento, estará cada vez mais distante do governo em 2014 .

Por último, e em menor escala, Vanessa perdeu porque cometeu erros na propaganda política. Insistiu com a história do ovo, bateu além da conta em Amazonino e no adversário.

Vanessa perdeu a eleição de prefeita, mas prossegue a carreira com o mandato de mais 6 anos no Senado. Sai da eleição mais forte do que entrou. É um nome certo para disputar o governo em 2014, com cenário diferente  do que a derrotou agora.

 

O futuro dirá.

41 Comentários para “O que aconteceu com os votos de Vanessa?”

  1. Joel paulino disse:

    Nao tenho nada contra o nv, prefeito de manaus; Mas enfelismente o povo tem memoria curta, morei em manaus cuando o artur era prefito, mas fazer oK!! entre ele e èla!! ele `o menos pior!!!!….

  2. LUTHER SALVADOR disse:

    Parabéns
    Seu texto é completo e muito real!!!!
    Um editorial d altíssimo nível.

  3. Pricila Salazar disse:

    Belíssimo artigo que relata a campanha para prefeito, porém discordo do parágrafo que fala que nós havíamos derrotado Arthur em 2010 já que ele foi eleito pela cidade e perdeu com os votos do interior onde seu Eduardo tem grande influência política. Sou uma humilde leitora e ouvinte da rádio, me atrevo a dizer que se Eduardo Braga vier a governo não será tão fácil ser eleito. Um abraço!

  4. Valério disse:

    Ronaldo,

    Parabéns pelo texto, mas discordo da idéia de uma vingança contra a Presidente, pois entendo que os eleitores votariam em Vanessa se considerassem que a senadora seria uma opção melhor. Também considero a possibilidade de uma opção por um grupo político diferente daquele que predomina no Amazonas.

    O modelo zona franca continuará a ser torpedeado, pois a questão a ser respondida, segundo o meu entendimento, é: até quando este modelo deverá ser utilizado para efetivamente criar as condições necessárias para que a região se desenvolva sem ele?

    Será que a população da região, incluindo todas as classes, não têm competência para se tornar independente do modelo zona franca? Ficará eternamente na dependência deste modelo e consequentemente refém das forças políticas?

    Particularmente, entendo que o Amazonas deve buscar alternativas que o tornem independente em relação ao modelo zona franca.

  5. Francisco disse:

    Concordo parcialmente com o seu comentário. Discordo quando você diz que a presidente foi uma das responsáveis pela baixa votação da Vanessa: longe disso, pois trata-se de uma eleição de cunho puramente local. Também não creio que a Vanessa vá concorrer contra o principal cabo eleitoral dela em 2014 – o Eduardo. vejo no se comentário, Ronaldo, uma já possível desconstrução da imagem da Dilma(e companhia), já que ela(eles) deverá(ão) apoiar a candidatura daquele que você escolheu como o mais novo arqui-inimigo seu, em detrimento do seu preferido – o Amazonino. O tempo nos dirá.

  6. Pereira disse:

    “Sai da eleição mais forte do que entrou.” Não creio. Foi eleita senadora não por mérito próprio, mas por força do ex-presidente Lula e a reboque de Eduardo Braga. Era hora da senadora dizer “NÃO”. Não cabia a ela medir forças com Artur. Sòzinha, não. Pior, substituindo Rebeca Garcia que foi alijada sumariamente, numa das formas mais torpes da politica. Só que Vanessa não podia dizer “NÃO”. E deu-se o estrago. Artur derrotou Vanessa-Braga-Lula-Dilma numa tacada só. E Vanessa ficou sòzinha para “apanhar” feito gente grande. Ela sai menor do que entrou. Deu a dimensão do que seria concorrer diretamente contra Artur. Uma senadora com mandato, digamos assim, “esquisito”. Vou no popular “Artur lavou a égua”.

  7. Eleitora disse:

    Acrescentaria mais alguns pontos.

    O eleitor votou na vanessa para o senado por acreditar que ela seria a voz do amazonas no cenário nacional.

    Opositora fervorosa ao governo de um Estado possuidor de uma das maiores riquezas nacional, vendeu-se pelo cargo público adquirido pelo marido e simplesmente silenciou, deixou de bater no governo e cruzou os braços, passou a ser subserviente a um governo que privilegia sempre a região sudeste e alguns estados na região nordeste.

    Enfim, deixou a desejar! Ficamos órfãos!

    Outra insatisfação, é o casal, outrora, opositor (Vanessa/Eron), posar em eventos usufruindo das benesses do governo, “gerir” secretarias e garantir ao partido a quase totalidade dos cargos, promovendo eventos e reuniões bancados por dinheiro, sabe-se lá qual a fonte.

    Outro ponto importante é que ao assumir o senado, tão almejado, e em seguida decidir concorrer à prefeitura, demonstrou a total falta de compromisso com o cargo público, com o eleitor que a elegeu senadora, com os interesses da populaçao, deixando-nos órfãos de uma figura política com grande exposição nacional.

    Enfim, estamos sem oposição, e uma vitória do PC do B só calaria o amazonas. Acolheríamos os interesse do PT a somente perseguir e calar a voz da oposição.

    A vitória do Arthur corresponde ao grito da democracia!

    Parabéns Manaus e fiquemos alerta para os opositores não tentarem boicotar a futura municipalidade!

  8. JOÃO SANTANA NETO disse:

    Ronaldo, eu tinha o maior respeito pela antiga Vanessa. A atual senadora, nem de longe representa aquela valente militante do PCdoB. Ambas não representam a mesma pessoa. Como governo, tem se demonstrado como política medíocre. Vejo isso como uma “involução”!

  9. Enola disse:

    Caro Ronaldo,
    Fiquei chocada com seu editorial, essa Vanessa que vc. Descreve não existe a muito tempo, hoje a dita comunista é uma pessoa dissimulada, que fala mentiras como se fosse verdade com a maior cara de pau, essa moça vendeu a alma e seus princípio em troca do poder,que não tem indentidade e tem que ficar na aba dos outros.
    Você tá equivocado quando diz que o povo de Manaus arrependido por não ter votado no Arthur p/ Senado votou agora, Manaus elegeu Arthur p/ o Senado ,por causa da compra de voto no interior que Arthur não ganhou.Eu acho meu querido Ronaldo, que a senadora saiu sim muita desgastada dessa eleição, a sua imagem hoje é de uma politica sem indentidade,se contradisse em tudo que ela pregou Durante toda sua trajetória politica, eu te pergunto quem é a Vanessa hoje aquela que voçê conheceu e descreveu no inicío dos anos 80? ou a Vanessa que vimos nas duas últimas eleições ? Com aliança com qualquer um,desde que levasse ela ao poder?Fique decepcionada com esse teu editorial Ronaldo,pois acho que vc. tem uma visão critica do contexto politico, mas ler o que voçê escreveu, foi lamentável!!!!!

  10. Bruno #45# disse:

    Ronaldo primeiramente, quero lhe parabenizar pela excelente cobertura nessas eleições, e as pesquisas que refletiram a vontade do povo nas urnas.
    Acho que devemos também dar creditos ao Arthur e ao povo de Manaus, que não compactuou com baixarias e mentiras.
    Acredito que a nossa nobre senadora, sai dessas eleiçoes totalmente enfraquecida e se nesses próximos 6 anos de seu mandato, se nao for mais enérgica em defesas dos interesses do Amazonas, não será reeleita Senadora.
    O povo de Manaus deu uma resposta em relaçao a 2010, que até hoje aquela derrota do Arthur nao foi digerida, pois sabemos que sozinha ela não venceria.
    Para 2014 temos muitas interrogações, mais a certeza que se formou um outro grande grupo politico: com o nosso prefeito Arthur,Hissa, Serafim, Pauderney e Henrique e isso é de grande importância para o nosso estado, pois vivemos em uma democracia e não numa ditadura, que só um grupo pode governar.
    Parabéns ao povo de Manaus que trouxe de volta, uma voz que calaram na força a dois anos atrás, mais que voltou concerteza com muita vontade de fazer um governo histórico.
    Parabens Arthur pela vitória histórica essa é a resposta de nossa cidade
    Arthur 66% x Vanessa 34%

    mesmo com a vitoria do Arthur

  11. nocentrodofuracão disse:

    Caro Ronaldo, suas colocações são oportunas neste momento, mas recordei-me dos versos de uma música que representa de maneira geral a nossa condição de “classe baixa” ou “classe média” neste país e que de fato é a expressão da realidade:

    Zé Ninguém
    Biquini Cavadão

    Quem foi que disse que amar é sofrer?
    Quem foi que disse que Deus é brasileiro,
    Que existe ordem e progresso,
    Enquanto a zona continua no congresso?
    Quem foi que disse que a justiça tarda mas não falha?
    Que se eu não for um bom menino, Deus vai castigar!
    Os dias passam lentos
    Aos meses seguem os aumentos
    Cada dia eu levo um tiro
    Que sai pela culatra
    Eu não sou ministro, eu não sou magnata
    Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
    Aqui embaixo, as leis são diferentes
    Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
    Aqui embaixo, as leis são diferentes
    Quem foi que disse que os homens nascem iguais?
    Quem foi que disse que dinheiro não traz felicidade?
    Se tudo aqui acaba em samba?
    (no país da corda bamba, querem me derrubar!!)
    Quem foi que disse que os homens não podem chorar?
    Quem foi que disse que a vida começa aos quarenta?
    A minha acabou faz tempo, agora entendo por que ….
    Cada dia eu levo um tiro
    Que sai pela culatra
    Eu não sou ministro, eu não sou magnata
    Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
    Aqui embaixo, as leis são diferentes
    Os dias passam lentos
    Os dias passam lentos
    Cada dia eu levo um tiro
    Cada dia eu levo um tiro
    Eu não sou ministro, eu não sou magnata
    Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém
    Aqui embaixo, as leis são diferentes…

  12. Lucilo disse:

    Parabéns Ronaldo pelo belo comentário. Estou muito feliz pela escolha do povo de manaus ao agora prefeito Arthur Virgílio. Tenho muita esperança que ele faça uma ótima administração, tendo apoio de todas as esferas de governo. Resido na cidade hà 6 anos e por gostar deste recanto, torço bastante para que melhore em sua estrutura e atendimento.
    Abraço

  13. professor disse:

    parabens ronaldo, vc poderia agora fazer uma reportagem ou até um entrevista com o APOSSSSSSSSTULO rene lá do terra nova, oq houve com o sonho dele, o deus dele é mentiroso??? pq o sonho dele virou pesadelo…

  14. Marlucia disse:

    Gostei do artigo. Achei coerente a análise e a crítica. Gostei também dos comentários. Acrescentaram muito e ficou patente que o povo amazonense é um povo sábio, que sabe fazer escolhas,tem decisão própria e não se deixa manipular. Parabéns povo amazonense!

  15. Guilherme Melo disse:

    Só discordo do final. Não acho que Vanessa saiu maior do que entrou. Com todo o apoio e dinheiro disponibilizado à sua campanha, vejo que ela foi sim uma das grandes derrotadas. Acho que saiu menor, de uma certa forma desacreditada. No resto, assino em baixo.

  16. Márcio disse:

    Um conjunto de fatores e pensamentos tão mediocres que levaram a população a escolher esse candidato..isso não deveria ser base para uma escolha.. o que deve ser avaliado é quem possui maior poder para fazer o melhor pra cidade..a Vanessa tinha o gverno e a presidente do lado que poderia intermediar muita coisa para manaus..já o arthur quem ta do lado do Arthur?? o serafim??? rapa ninguém faz nada sozinho!! é agora que a Dilma vai lascar mesmo!! quero nem vê o xorôrô!

  17. Pietro disse:

    Que a presidenta foi uma das responsáveis pela baixa votação, é relativo! Por um lado, Dilma e Lula evitaram uma derrota ainda maior convencendo muita gente a votar na candidata, mas por outro, pessoas mais esclarecidas se irritaram com tamanho caciquismo. O desempenho de Eduardo e Vanessa no Senado está mais que evidente que trata-se de dois incompetentes, e está claro que ambos estão ali para satisfazer os interesses do Governo Federal e não do Amazonas e que, sem Artur, deitam e rolam.
    Se antes Vanessa como oposicionista batia e processava Eduardo e agora coliga com o mesmo e seu marido ganha secretaria… deduza!!! não preciso falar mais nada. trair o movimento foi o de menos!!!

  18. Pietro disse:

    Os diversos motivos que levaram a derrota de Vanessa, sejam eles regionais ou nacionais, completam minha Convicção de que se ele próprio – Eduardo – estivesse na disputa, Estaria também derrotado para o Tucano! Hoje eu jamais votaria nesse grupo! Apartir da eleição pro Senado de 2010, Manaus refletiu sobre a falta que faz o Artur na vida política do Amazonas. Ficar pelos corredores de Brasília fingindo que tá falando ao telefone só pra não ter que votar a favor do Amazonas e satisfazer os interesses do Governo foi a gota d’agua para Vanessa

  19. Pietro disse:

    Esse negócio de memória curta ou que mandou bater em camelô é conversa pra boi dormir! Artur pode ter errado em retirar os camelôs, mas depois de decretada a retirada, ela tem que ser cumprida! a decisão do prefeito representa a decisão do povo! Temos tambem que analisar pela óptica de cada momento da história! Naquela época, pegava-se bolo e muita peia nas delegacias. E até hoje, numa reintegração de posse por exemplo, se o invasor não sai da terra, o cacetete e a bala de borracha da PM come no couro.

  20. JOSEMAR SANTOS disse:

    Disse quase tudo Ronaldo. Discordo apenas quando afirmou que o eleitor manaurara que não votou em Artur para o senado, dessa vez votou no tucano para a prefeitura. Em 2010, Artur teve mais votos em Manaus do que Vanessa, e só perdeu aquela eleição pelo voto do interior do estado, diga-se de passagem,obtido pela forma mais torpe e imoral que já se viu no Amazonas, mas isso é passado. Enfim, Artur foi vergonhosamente usurpado do seu legítimo cargo de Senador da República em 2010, mas deu o troco em 2012. Quanto ao Eduardo Braga, acrescentaria mais um grave defeito dessa pessoa, a INGRATIDÃO. Só foi governador por causa de Amazonino Mendes, que o escolheu em 2001 como candidato do Governo. Naquela altura, Braga já havia perdido duas eleições e estava quase falido, mas teve a mão amiga de Amazonino, a quem hoje ele critica e ignora. Esse ainda vai pagar por isso.

  21. Francisco Chagas disse:

    ARTHUR SOBREVIVEERÁ?
    O processo eleitoral acabou calmo, limpo e tranquilo, onde 81,90% compareceram dos 1.178.120 eleitores, onde – 2,88% – (27.822) embranqueceram, 2,31% (22.247) anularam seus votos, dos 94,95% dos votos válidos (915.090), Arthur Neto teve – 65,95% (603.483), enquanto a senadora Vanessa Grazziotin obteve – 34,05% (311,607) votos.
    Uma vitória maiúscula e incontestável, não é hora jamais de tripudiar sobre os derrotados, muito menos de cobrar imediatamente às propostas do novo prefeito, até porque as ações de 2013, ainda serão orçamentos orçados e aprovados pela atual câmara municipal e atual gestão do Prefeito Amazonino Mendes.
    Manaus espera do novo prefeito a partir de 1º de janeiro de 2013, integridade e independência como ele mesmo colocou nos debates e programas, até para seu próprio destino futuro político, aparentemente, submissa e silenciosa, a cada quatro anos, Manaus tem sido implacável aos seus governantes nas urnas, aquele que teime em duvidar desse silêncio sucumbe com o oraculo não das montanhas, mas da vontade popular do povo da nossa cidade.
    E, as forças ocultas colocadas pelo Senador Eduardo Braga, no Valor Econômico, assim como aqueles que apoiaram Artur Neto, se sentem com autoridade para cobrá-lo e fiscalizá-lo, principalmente setores conservadores e detentores dos meios de comunicações, sejam: Blogs, Rádios, Jornais, Televisões, Jornais e Redes Sociais?
    “Francisco Chagas de Oliveira – Pedagogo/Graduado em Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas Ufam)/Acadêmico de Direito/Assessor PMSPO”

  22. Antonio disse:

    Agora ta na hora de o povo continuar votando sabiamente e em 2014 tirar o Tirano do poder. Hissa Governador!

  23. jorginho disse:

    Bom dia Ronaldo,

    parabens pelo seu editorial bastante transparente e verdadeiro.

    Parabens para o povo amazonense por acreditar sempre que podemos mudar pra melhor com o nosso querido Artur neto.

    A vitória demonstra que não queremoas mais politicos coronelisticos e petulantes. Esse tempo já era e ficou pra trás (2010).

    Por tudo isso acreditamos que só nós podemos mudar o rumo de nossa cidade, não devemos nada a ninguém, principalmente de fora.

    O time da Vanessa amarga uma derrota pelos seus próprios erros, escalou errado o time de frente e o treinador não comandou com sabedoria as estratégias corretas. Portanto, terão que reformular o time para sonhar com as próximas competições que virão, caso contrário amargarão longos anos na segunda divisão.

    obrigado.

  24. Tenho poucas palavras sobre o assunto…
    Acho que a eleição de Arthur foi expressiva sim, mas não foi uma virada frente ao que aconteceu em 2010, ele ganhou aqui na capital e foi derrotado no interior (essa derrota todos sabem em que circunstâncias aconteceu, não precisamos desentenrar essa história) o volume de votos que teve se deu ao arrependimento sim daqueles que eram pró Eduardo e viram sua postura perante ao planalto ser diferente da postura que ele tinha nas reuniões com seu secretariado, sendo quase que um cachorrinho adestrado daqueles que comandam o governo federal, esses eleitores se arremenderam “da graça”como se diz aqui e resolveram mudar… não acredito que Vanessa seja uma má pessoa, muito menos má “política”, mas os erros aconteceram por que ele não sabia o que estava acontecendo de verdade nas ruas, as notícias sempre chegavam a ela através de interlocutores que filtravam a verdade absoluta e falavam apenas o que ela queria ouvir, acho que se ela tivesse ido as ruas mesmo, ela apenas, sem acessores, babadores e etc., teria tido a real situação de sua popularidade e teria mudado os rumos da campanha e não teria perdido de tão foi, ou que sabe nem teria perdido.

  25. Cristiano Torres disse:

    Parabéns Ronaldo e CBN pelo excelente trabalho prestado à esta cidade, ao povo desta cidade e a população brasileira no geral.
    Tenho acompanhado de perto todos os passos dos candidatos, das eleições e dos resultados apurados e divulgados por vocês na íntegra, mas o diferencial pra mim, fora o compromisso de vocês (Ronaldo e Marcos), bem como, toda a equipe do Jornal, em se colocar sempre a favor da ética, numa posição de neutralidade, porém, com uma visão crítica como Jornal, como cidadãos, etc… Isso não tenho dúvidas, vos deram totalmente credibilidades. Portando, venho parabenizá-los mais uma vez pelo excelente trabalho jornalístico, sem muito nhan nhan nhan, na lata, como diz o caboclo.
    Abraços,

  26. Francisco Chagas disse:

    BRAGA, SUCESSO OU FRACASSO!
    Arthur Neto 40%, Vanessa 20%, o tucano apenas 10% mais um voto para se tornar prefeito de Manaus, já a comunista precisa de 30% mais um votante, agora se este jogo for virado o grande vitorioso, sucesso e vencedor será o Senador Eduardo Braga, porém, se Arthur crescer mais que sua adversaria e, se chegar à casa dos 70%, o grande derrotado e fracasso será sem sombra de dúvida o Senador Braga!
    Esta analise e texto foi publicado dia 11.10 – (quinta-feira), antes de quaisquer resultados de pesquisas, no blogdafloresta e faces! (lembram)?

    “Francisco Chagas de Oliveira – Pedagogo/Graduado em Relações Sindicais e Negociações Trabalhistas Ufam)/Acadêmico de Direito/Assessor PMSPO” [email protected]

  27. Vanessa disse:

    E foi no exercício da democracia, nas redes sociais, que ocorreram excessos que ofenderam Vanessa Grazziotin. Alguns eleitores se exacerbaram com ataques virulentos contra a candidata comunista. Os ataques, as agressões ultrapassaram as raias da democracia. Vanessa não merecia isso. Pela sua história e pelo fato de ser mulher. (Engraçado que só ela foi ofendida, em momento algum ela ofendeu a moral de ninguém, e muito pior do que foi feito em campanha, ela ofendeu ao povo amazonense quando se omitiu ao nosso Amazonas, não votando pelos incentivos e junto com o Braga que é outro incompetente não tem voz no senado, são duas marionetes)
    Sem desmerecer a belíssima vitória de Arthur, esta eleição merece uma reflexão e um desagravo em favor da senadora Vanessa Grazziotin. (Não se deve fazer reflexão, deve-se fazer uma oração de agradecimento por ele ter ganho)
    Guindada a condição de candidata a prefeita, num desses acidentes de percurso da política, Vanessa entrou na disputa para “tapar um buraco” e teve uma votação bem abaixo da sua história e trajetória política. (Tapar buraco porque? A rebeca tinha chance e queria ser candidata, masssss provavelmente não se curvou à ditadura do paraense mais pilantra e agressor de mulheres da história)
    Arthur e Vanessa disputaram uma revanche da eleição para o Senado. O eleitor que derrotou Arthur em 2010 foi o mesmo que ajudou a elegê-lo prefeito. O eleitor “artuzista” se arrependeu de não ter votado nele em 2010 e se redimiu agora. Este foi o principal fato em favor do tucano. (Não chame isso de revanche, porque não fomos nós da cidade de que tiramos o Athur, quem tirou o Arthur foi o interior do Estado, aquelas pessoas que se venderam por R$30,00 isso mesmo, trinta contos, isso me lembra uma história bíblica, qual é mesmo o nome dela.Hummmm, deixa eu ver, alguém foi vendido por 30 moedas, em uma noite houve uma ceia. Bom deixa pra lá)
    Acho que o segundo motivo que mais contribuiu contra Vanessa foi uma mágoa, uma espécie de vingança do eleitor amazonense contra a presidente Dilma Roussef, que obteve no Amazonas a maior votação proporcional do país prometendo perenizar e proteger a Zona Franca. Não cumpriu a promessa até agora. A Zona Franca continua sendo torpedeada de todos os lados. O povo protestou pelos ataques contra a Zona Franca e a indiferença do governo federal. (Vingança? Aquele que é aposentado por falta de 1 dedinho, um único dedinho que o tornou aposentado por invalidez….Nossaaaaaa, ele ainda se lembra que ia levar uma surra do Arthur…Uau!!! Isso é que é vingança. A Dilma Roussef tem começar a se despedir, porque vai levar o dela também pra deixar de ser mentirosa. Será que ela nasceu na mesma cidade que o Braga?)
    Se Braga não dominar o temperamento, estará cada vez mais distante do governo em 2014 . (ele não precisa se controlar, ele vai perder, ninguém quer mais esse bundão, esse pilantra, vamos acabar com a formação de quadrilha dentro do Amazonas. Pois é, ele tem que começar a pensar na sua aposentadoria, de outra forma, porque enfiar a mão na Copa 2014 já era, tendo em vista que nós acabamos com a alegria dele)
    Vanessa perdeu a eleição de prefeita, mas prossegue a carreira com o mandato de mais 6 anos no Senado. Sai da eleição mais forte do que entrou. É um nome certo para disputar o governo em 2014, com cenário diferente do que a derrotou agora. (Nem nome, nem cenário, nem mais forte, mais fraca sim, e que continue lá no senado curtindo o último mandato de sua vida)

  28. Carlos disse:

    Eu não vejo motivo pra tanta empolgação. Qualquer um dos dois que ganhasse, seria apenas mais do mesmo. Vide a gestão do Serafim. Agora resta o PT esperar o Arthur cometer algum erro pra tirar proveito, tal como ele fez na a lei do tablet.

  29. Cristiano Torres disse:

    Vanessa, Eduardo, Omar, dentre outros dessa máfia, se depender da minha vontade e força como cidadão amazonense, coariense e de coração manauara, não levarão títulos nem de presidentes de classes ou líderes de bairros, sem desmerecer tais títulos.
    Vanessa e Eron se venderam, Eduardo se acha dono do povo Amazonas, uma vez quem nem amazonense é. Um cara arrogante, mentiroso, mercenário e muito perigoso, capaz de qualquer coisa para se manter no poder, e não estou sendo liviando neste comentário não, aliás, estou sendo sincero e realista, porque o povo sabe do que estou falando, através de fatos e atos claros para todos vêem, e aos tolos não.
    Quanto ao Omar, bom, faz parte dessa, mas tem pelo menos isso, se omitido de participar desse grupinho por ordem de Eduardo Braga.
    Vanessa se vendeu, tentou ser o que não está em sua natureza, ser má, mentirosa e marionete de um cara que só pensa nele e deixou o interior do Amazonas no caos, falido e totalmente corrupdo por uma política de farsas, apadrinhamento e muita corrupção.
    Corrijo seu texto, a derrota de Vanessa se atribui a capacidade do povo de pensar, de repudiar e mostrar o seu poder. A evolução de eleitores cansados de tantas baixarias, mentiras, políticas vagas e corrupção, isso sim foi a derrota, o grito de liberdade, chega, não somos gados marcados como muitos acham. E assim, vamos reconstruindo nossa história, ainda há muito o que fazer, e nunca será tarde para recomeçar.. Acreditamos em Arthur e HIssa, vamos cobrá-los, porque a responsabilidade também é nossa em transformar essa cidade para melhor.
    Tenho dito.

  30. Minisk Jr. disse:

    Na minha opinião a Vanessa perdeu a eleição, porque o povo tá cansando de promessa, até agora não vimos a Vanessa mobilizar-se pra nada no Senado, o Arthur era figura repetida nos noticiários em favor do Amazonas, o eleitor que “embalou” na onda do Lulismo e Braguismo, elegeu a Dilma e tirou o cargo do Arthur para satisfazer o “amigo do amazonas” Lula, e agora nós amazonenses estamos sofrendo as conseqüências dessas escolhas ruins, e com as informações mais claras e acessíveis, o povo está se dando conta da falta que o Arthur fez ao cenário político amazonense, pois parece que não temos deputado federal e muito menos senador ou senadora. A política aqui em Manaus já está num nível de debates e propostas, o eleitor já procura isso e está mais atento as ações dos políticos a quem ele entrega seu voto, o perigo ainda é o interior, pois ainda ocorre o voto de cabresto, quem o prefeito indica eles votam. O que se pode celebrar, com certeza, é a festa da democracia pois tivemos uma eleição tranquila e muito eficaz.

  31. Hannah disse:

    ” Pela sua história e pelo fato de ser mulher. ” Acho que corta essa parte sobre ela ser mulher, não? Ambos os candidatos tem o direito de sair dignos das eleições, e este direito não aumenta caso você seja mulher. Esta frase vitimiza as mulheres e de certa forma é machista.
    Quanto a esse papo de que o povo votou contra a Vanessa para se redimir por ter votado na Dilma: conversa para boi dormir. O povo de Manaus QUER o Artur e isso é inegável. Como se não bastasse ele já ter preferência, nossa querida Vanessa ainda dá motivos, em todos os debates, para não ser eleita. Ela nem sequer conseguiu acompanhar o debate direito (vocês viram a confusão com a pergunta e a tréplica?)e, vejam bem, existem coisas um pouco mais difíceis do que entender como funciona um debate, e uma delas é ADMINISTRAR UMA CIDADE. Vanessa não está preparada e nem o menos sabe de suas próprias propostas.
    Parabéns, Artur. Essa vitória esmagadora foi merecida.

  32. Marcio disse:

    Ronaldo a explicação é simples, o povo elegeu Vanessa para o senado, se ela quer mostrar serviço que mostre lá. Deveria existir uma lei pra parar com essa farra de candidato ficar pulando de galho em galho querendo disputar tudo quanto é eleição sem terminar o mandato ao qual foi eleito, isso pra mim é falta de respeito com o eleitor, pois mostra que o que interessa é o poder e não os interesses do povo.

  33. Falcon disse:

    Ronaldo, acho que esquecemos aqui de um fator nessa campanha desastrosa. Qual foi, o que mais contribuiu para a antipatia do povo para com a candidata de Ed.Braga, fator esse que gerou uma política muito mais forte e sensibilizou Manauaras.

    Fator REBECCA GARCIA, não parará por aqui. Não a conheço pessoalmente e nunca fui seu eleitor, mas de certa forma, ou melhor da forma como ela saiu e soube tratar essa humilhação, da forma como ela se comportou durante a campanha, sem pender para o outro lado mesmo com todos os motivos, sem falar ou entrar nos detalhes de momentos monstruosos que imaginamos ela ter passado, ela acabou por ganhar meu respeito nessa eleição. Me arvoro a dizer que depois de Artur a grande vitoriosa é ela, enfrentou sem medo o mais temido, mostrou fortaleza.

    Se Rebecca trabalhar direitinho, com paciência e independencia para tirar o seu Partido da mão dos outros assumir o PP de vez e começar a reestrurá-lo no interior do Estado com viagens semanais, acredito eu em uma nova e forte corrente política. Mas tem que ser com independência mesmo Rebeca, sem se misturar com qualquer outro político.

    Pareabéns pela crônica Ronaldo.

    PS: Ronaldo, apenas uma sugestão, vou começar a chamar o Senador Eduardo de “Ed” Braga, li isso aqui por um leitor seu e acho que o nome Ed Braga cai melhor sobre sua pessoal e perfil. Acho que a imprensa também poderia adotar, ficaria interessante e marcaria esse novo momento pelo qual ele passa, imagine a manchete: “Senador Ed Braga isso, Ed Braga aquilo”. kk

  34. wilson de souza disse:

    A Vanessa dos movimentos sociais da década de 80 infelizmente não mais existe, deixou de existir quando sucumbiu aos ideais de Lula e sua turma, isso se evidencia a partir de 2004 quando concorreu pela primeira vez a prefeitura de Manaus, naquela época já seguia as ordem de Lula em busca de um projeto politico de dominar não só o Brasil mais toda America Latina, transformando Lula em um líder mundial e para que esse projeto vingasse não importava quem estivesse a sua frente fazendo oposição, pois o mesmo seria esmagado sem dó nem piedade, um exemplo disso é o mensalão, usado para comprar parlamentares e assim aprovar todos os projetos do PT, e como fiel escudeiro la estava o PCdoB, partido de vanguarda, mas que aderiu a esse projeto infame de “querer dominar o mundo”, e como liderança maior aqui no Amazonas la estava Vanessa e sua turma do “PCdoBraga”,assim denominada por alguns setores da imprensa local, portanto, Vanessa e sua turma não merecem respeito do povo amazonense, porque traem os interesses coletivos em busca de um projeto particular de domínio politico/partidário.

  35. Adelbran disse:

    O povo soberano Manauara ganhou a primeira batalha e a segunda batalha é da dupla Arthur e Hyssa de materializar as promessas de campanha nos proximos 04 anos, caso contrário, vamos trocá-los.

  36. Meu caro Ronaldo confesso que tinha minhas reservas em relação a você como profissional, mas como se aprende na sociologia: a vida é dialética.
    Eu confesso que desde a época de faculdade sempre tive uma má impressão de você como profissional, mas acompanhando a cobertura dessa eleição percebi uma coisa: ou eu mudei os conceitos ou você mudou de postura, acredito que mudamos os dois, pois como diz Heráclito: “O homem entra no rio uma vez, depois disso nem o rio nem o Homem são mais os mesmos”.
    Por incrível que pareça dentre todos os meios de comunicação entre os considerados grandes, pequenos e médios e profissionais que neles atuam você, tanto no blog como na rádio foi o profissional mais imparcial desse processo.
    Li alguns comentários nesse blog e ainda percebe-se o rancor e o ódio na manifestação das pessoas que foram contra a Vanessa. Pessoas que concebem a política como uma exposição pessoal e não como uma ação política, científica.
    Alguns dizem que a Vanessa não é a mesma do passado, acho que se referem aos anos oitenta. Elas não conseguem perceber que o mundo não é mais o mesmo. A conjuntura política não é mesma, os valores são outros, logo os meios, métodos e formas de reivindicação, também são outros.
    Como você mesmo reconhece a história de Lutas da Vanessa é incontestável, portanto é um absurdo a forma como as pessoas, homens e mulheres, de forma machista se referiram a ela nessa eleição.
    Não é um desrespeito, apenas, a pessoa da senadora, da mulher, da esposa, da mãe Vanessa. O elemento mais afetado nesse processo foi a democracia que ela tanto fez para ajudar a reconquistar. Se não fossem pessoas como a Vanessa, hoje esses covardes que se escondem por detrás de um computador para ofender moralmente uma pessoa que dedicou a vida a importante momento de “liberdade” que as pessoas usam de forma inadequada.
    Quero parabenizar o profissional, o empresário e o homem Ronaldo Tiradentes pela postura mais profissional dentre todos os que atuaram nesse processo eleitoral.
    Parabenizo, a postura sóbria, inteligente, guerreira e democrática da, sempre, combatente Vanessa Graziotin pela forma elegante com que se comportou nessa eleição se fosse diferente não ela.
    Ribamar Felix

  37. Rubem Rocha disse:

    Vanessa não teve conduta esperada de uma senadora da República durante toda a sua candidatura, fazendo uso de mecanismos antiquados de fazer política, que foram utilizados por outros candidatos à prefeituras pelo interiro do Amazonas sem sucesso.

    Vanessa perdeu, a meu ver, porque ela entrou como uma candidata tampão, que chegou para tentar tapar o vale que foi deixado por Rebecca Garcia. Para mim, é claro que Braga tentou manipulá-la para que ela fizesse o jogo dele, mas ela não aceitou e, por isso, veio a chantagem a ela que a fez renunciar. Se ela tivesse entrada na disputa, muito provavelmente a primeira prefeita de Manaus seria ela. Mas, enfim… Vanessa aceitou ser manipulada, aceitou ser a marionete!

    Existe um sábio ditado que diz: “Para conhecer uma pessoa, dê a ela poder.” E com Vanessa não foi diferente. Após ter mudado de lado, de oposição para situação, aquele que ela lutava ferrenhamente contra, por ser cria direta do Amazonino, agora ela chama de “meu amigo”.

    O povo pode até ter memória curta, mas desde a última administração de Artur Neto para cá se passaram mais de 20 anos. O povo de Manaus não é museu para ficar guardando mágoa antiga, quer mudança. E para a população, Artur é a personificação desse sentimento. Ele mesmo admitiu que erro muito feio com os camelôs e se desculpou publicamente com a classe. E a grande maioria apoiou e votou nele.

    Todos generalizam dizendo que todos os políticos são iguais, mas assim se pensa porque o povo (ou seja, todos nós, sem exceção!) temos aquela raiva e antipatia pela política por conta da corrupção. Mas se nós não fizermos a nossa parte, nos esclarecendo e nos informando mais, e cobrando de nossos representantes melhorias para o povo (ou seja, todos nós, sem exceção!), seremos em essência um bando de velhos-gagás sentados em uma cadeira de embalo apenas reclamando e não fazendo praticamente nada para mudar a situação. O que quero dizer com tudo isso? Artur Neto pode não ser um candidato 100%, mas Vanessa também não demonstrou quase nada para merecer a vitória. Entre o próximo ao 100% e o quase nada, sou mais Artur.

  38. FABIO MENDES disse:

    SOU DO SUL DA BAHIA.BAIANO COM MUITO ORGULHO,MAIS UM ADMIRADOR DOS ESTADOS DO NORTE E DE ALGUNS DO SEUS POLITICOS.FIQUEI MUITO FELIZ COM O POVO MANAUARA EM ELEGER ARTHUR VIRGILIO NETO, COMO SEU MAIOR REPRESENTANTE MUNICIPAL,ACHO Q O POVO MANAUARA PRESENTE-OU A ELE E A SUA CIDADE.APRENDI MUITO A ADMIRAR ATRAVÉS DA TV SENADO(ONDE SOU FIEL EXPECTADOR)ESTE HOMEM, Q ENTRE TANTAS QUALIDADES,COMO:DOM DA PALAVRA,REPRESENTANTE PODEROSO E APOIXONADO PELO AMAZONAS,CORAJOSO E LIDER ADMIRÁVEL.JAMAIS PODERIA FICAR FORA DO CENÁRIO POLITICO DAÍ.LEMBRO DAS ATITUDES DE DESPREZO AO MENSALÃO DE LULA E SEUS APADRINHADOS,ALEM DE TANTAS CANALHICES PRATICADAS AO LONGO DO GOVERNO DE LULA.MANTER A CPMF,FOI UMA ATITUDE DESCARADA DO GOVERNO E SEUS REPRESENTANTES NO CONGRESSO,MAIS ARTHUR ESTAVA LÁ,INCANSÁVEL NA DEFESA DO CIDADÃO QUE SOFRIA ESTE IMPOSTO A TANTOS ANOS E Q O PT FOI CONTRA NA EPOCA,E DEFENDIA A PERMANENCIA COM TANTA PAIXÃO.PARABÉNS ARTHUR,POR VOLTAR A UM LUGAR DE DESTAQUE NO SEU ESTADO,ESPERO Q VOLTE LOGO AO SENADO,PARABÉNS MANAUS,E PRINCIPALMENTE,PARABÉNS MANAUARAS POR TER SE REPARADO A TEMPO E DEVOLVER A ESSE GRANDE LIDER, O LUGAR QUE NUNCA DEVERIA TER SAIDO(CENARIO POLITICO DO AMAZONAS)UM GRANDE ABRAÇO A TODOS!!!!!!!!!!!!!!

  39. Sejamos francos,Vanessa foi pega as pressas, não houve nenhum tipo de planejamento. Manaus já é uma metrópole e deve ser tratada como tal, nossos ditos gestores, já deveriam saber que a população manauara já não está a custa de cesta básica e dentadura….começamos a ser realmente cidadãos…cobrar faz parte da democracia,,,votar também..no entanto esse binômio: gestor x contribuinte e sempre, ou era subserviente. Creio que crescemos democraticamente e a CBN MANAUS como veiculo de comunicação de massa tem colaborado de forma veemente para isso, esperamos que essa linha democrática e crítica continue..

  40. Francy disse:

    DISCORDO QUANDO VC DIZ QUE MANAUS ELEGEU VANESSA SENADORA. AQUI NA CAPITAL ELA PERDEU, OS VOTOS QUE ELA CONSEGUIU COMPRAR FOI NO INTERIOR.
    TAMBÉM DISCORDO EM DIZER QUE, ELA SAIU FORTALECIDA E É UM NOME PRO GOVERNO EM 2014. É RUIM ELA GANHAR PRA GOVERNADORA!!
    E DIGO MAIS, VC FALAM EM AMAZONINO, EDUARDO, ALFREDO, OMAR, VANESSA E ARTUR PORÉM ESQUECEM DE UM CARA, QUE ANDA FAZENDO O SERVIÇO SUJO, E QUE VAI COBRAR SEU TRABALHO EM 2014. È O VICE JOSÉ MELO, ESSE AÍ ESTÁ TRABALHANDO PRA SER CANDIDATO A REELEIÇÃO, POIS VAI ASSUMIR NO LUGAR DO OMAR. AGUARDEM, O MELO NÃO É BRINQUEDO NÃO!!!!!!!!!!!!!!!!

  41. h.. fonseca disse:

    Eu gostaria de ver a cara da Thamara Paduano, ela deve ser umas que não vai receber pelo trabalho sujo que fez, e ainda vai ter que andar “pianinho” em Manaus. Coitadinha tão nova e deixou se envolver por gente dessa estirpe, a carreira televisiva dela começou muito mal, mexendo com quem não deve. Vai uma dica desse velho aqui; garota, “quem com porcos se acompanha, farelo há de comer”.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links