Esportes

O martírio de Thiago Santos: sequência de lesões freiam carreira de “cria do Ninho”

Por Eduardo Florão — de Chapecó (SC)

Promissor atleta das categorias de base do Flamengo, Thiago Santos invariavelmente chamou a atenção dos treinadores que passaram pelo Rubro-Negro. Foi assim com Muricy Ramalho e Abel Braga, mas o jovem de 23 anos ainda não conseguiu deslanchar na carreira e a principal explicação está nas lesões. E talvez na falta de sorte.

Emprestado à Chapecoense, o atacante voltou a ter uma lesão grave no joelho esquerdo e precisará passar por uma cirurgia. Com isso, ficará de fora de praticamente toda a temporada com a camisa verde e branca. O problema foi resultado de um choque em treinamento, antes mesmo de estrear pelo novo clube.

Thiago Santos viveu melhor sequência no futebol da Índia — Foto: Divulgação/Mumbai City FCThiago Santos viveu melhor sequência no futebol da Índia — Foto: Divulgação/Mumbai City FC

Thiago Santos viveu melhor sequência no futebol da Índia — Foto: Divulgação/Mumbai City FC

A lesão é a mesma que fez o jovem perder parte de 2017. Na época, em um jogo festivo na sua terra natal, na Paraíba, Thiago Santos rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e também precisou passar por cirurgia. O problema chegou a incomodar a diretoria do Fla, que na época precisou buscar reforços no mercado. O técnico Zé Ricardo contava com o jogador, mas não pôde utilizá-lo.

Com 23 anos, o atacante ainda não conseguiu ter uma sequência em clubes brasileiros. Sua melhor fase foi no Mumbai City, da Índia, onde disputou 13 partidas no final de 2017 e início de 2018. O retorno estava previsto para maio, mas uma lesão muscular antecipou o regresso.

EXPECTATIVA E FRUSTRAÇÃO

A temporada de 2016 começou com grande expectativa para o jovem, na época com 20 anos. Após bons treinos, o atleta ganhou a chance que buscava no time profissional. No estadual, atuou em duas partidas e marcou um gol, mas as lesões voltaram a frustrar a expectativa de sequência.

Também no mês de abril, quando vinha em ascensão, o atacante parou no DM por conta de uma lesão muscular identificada mesmo sem o relato de dores.

Em 2016, Fla buscou explicações para lesões de Thiago Santos — Foto: Gilvan de Souza/FlamengoEm 2016, Fla buscou explicações para lesões de Thiago Santos — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Em 2016, Fla buscou explicações para lesões de Thiago Santos — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

O quadro incomum fez o Flamengo se debruçar sobre o problema. As irregularidades encontradas no exame, aparentemente sem uma causa específica, chegaram a ser ligadas a duas cáries em dentes. O atleta passou por tratamento odontológico, mas voltou a ser relacionado apenas em junho, já no Brasileirão.

No ano passado, mesmo sem atuar pela equipe carioca na Série A, apresentou nova lesão muscular. Em um treinamento, na véspera do jogo contra o Grêmio, no final de julho, não foi para o campo e passou a tratar a coxa.

ELOGIO DE ABEL E NOVA ESPERANÇA

Jovem, com 23 anos, Thiago Santos entrou em 2019 novamente em busca de afirmação em sua carreira prejudicada pelas lesões. O jovem foi elogiado por Abel Braga, em entrevista ao Esporte Espetacular, ainda na pré-temporada.

– Tem um menino que me chamou muita atenção no treinamento. Gosto muito disso, de ter um cara que me chama a atenção no primeiro treino. Ano passado foi o Wendel (no Flu). O garoto machucou muito, foi emprestado… Eu ainda confundo o nome de dois ou três, aí perguntei quem era. É o Thiaguinho (Thiago Santos). Interessante esse cara, e é de lado. Vamos ver.

Thiago viveu a expectativa após receber elogios de Abel Braga, mas foi emprestado e se machucou antes de estrear — Foto: Gilvan de Souza / FlamengoThiago viveu a expectativa após receber elogios de Abel Braga, mas foi emprestado e se machucou antes de estrear — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Thiago viveu a expectativa após receber elogios de Abel Braga, mas foi emprestado e se machucou antes de estrear — Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Se o martírio de Thiago Santos parecia que enfim terminaria após novo início de ano promissor no Flamengo, a realidade voltou em forma de lesão. Emprestado para a Chape após receber poucas chances, o atacante sequer estreou.

Em um treinamento, no início de março, sentiu dores no joelho esquerdo. Após período de recuperação, fez dois trabalhos em campo e voltou a sentir o local. Exames detectaram a ruptura do ligamento e uma cirurgia será necessária.

Os clubes ainda não definiram em qual cidade será feito o procedimento, por isso uma data ainda não está marcada. O empréstimo de Thiago Santos com a Chape se encerra no final da temporada.

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links