Matérias

O Amazonas deve estar atento às informações sobre a ZFM. Precisamos vencer a batalha da informação, que não acaba nunca!”, alerta Thomaz Nogueira, após vitória no STF.

O ex-superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Tomaz Nogueira, hoje atuando como consultor, disse nesta sexta-feira (26/4), que, apesar da “importante vitória” dessa quinta-feira (25) da Zona Franca de Manaus (ZFM) no Supremo Tribunal Federal (STF), as autoridades e a sociedade amazonenses devem estar permanentemente atentas para evitar surpresas contra o principal modelo de desenvolvimento do Amazonas e da Região e alertou: “Precisamos vencer a batalha da informação, que não acaba nunca! Nós precisamos estar prontos pra batalha da comunicação, p’ra esclarecer ao país, a todo instante, quais são os benefícios, qual é, efetivamente, o papel da ZFM, como são os mecanismos, porque ouvir a ministra Cármen Lúcia dizer que nós já temos incentivos demais, é demais!”

Em entrevista à Rede Tiradentes, Nogueira destacou que o principal ganho de mais essa batalha é a garantia da segurança jurídica. “Nosso grande ganho é segurança jurídica! É preciso que o investidor, quando vem a Manaus, saiba que as regras pré-existentes serão obedecidas. Você não pode ter uma empresa, investir, ampliar, contratar, se a regra vai mudar amanhã.”

Para Nogueira, os ministros que apoiaram a ZFM na hora de votar, confirmaram que a defesa feita pelas autoridades amazonenses sempre foi a correta. “Ficou claro que a regra que sempre defendemos como da ZFM ao longo desses 50 anos, é a regra válida, é a regra correta!”, afirmou.

Para o consultor, “a vitória melhora a competitividade e atrai investimentos para a ZFM”. Ele ressaltou, porém, os constantes ataques da imprensa sulista à ZFM, o que não foi diferente nessa quinta-feira, e destacou principalmente a manchete negativa do jornal Folha de São Paulo sobre o assunto.

“A manchete que diz que a decisão do Supremo amplia em R$ 16 bilhões a renúncia da ZFM é absolutamente desinformadora”, afirmou. “Se o cálculo anterior já estava errado, este é mais equivocado ainda, porque, o que seria, era modificar a situação atual, não se adicionar absolutamente nada! Não se adicionou nada ao quadro que previamente já pré-existia. Então é falso fazer uma manchete como fez a Folha de São Paulo!”

O consultor destacou que e vitória fortalece outro Pólo importante do PIM, o de Duas Rodas. Destacando os posicionamentos dos ministros que votaram a favor da ZFM, principalmente Rosa Weber e Celso de Melo, Thomaz Nogueira também falou dos esforços das autoridades do Amazonas que acompanharam tensos a votação no STF.

Para Nogueira, o impacto positivo da vitória não é imediato, mas mantém os empregos já existentes e gera oportunidades futuras, importantes para a manutenção do Modelo.

Ele pregou, porém, a importância do debate constante e, minimizando as declarações, afirmou que “a jornalista Míriam Leitão, mais uma vez, falou e bobagens sobre a ZFM!”

Deixe seu comentário

TV

Rádios

Arquivos

  • Arquivos

  • Links

    Links